O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias?

O conceito de monitoramento de notícias ou o que é clipping pode não estar muito claro. Esse fator ainda pode se agravar depois que a tecnologia transformou a maneira como as empresas realizam esse serviço no mercado. 

Leia também:

>> Clipping: como transformar informações em insights para a estratégia de comunicação?

>> Monitoramento de notícias em tempo real: por que é importante?

>> Por que investir em Clipping automatizado?

De qualquer forma, os modelos de negócio que buscam entender sobre sua área de atuação, avaliar a imagem perante o mercado e a opinião pública devem olhar para o clipping. Aliado à estratégia de comunicação, eles podem abrir diversas oportunidades de negócios.

A seguir, explicaremos o que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias. Acompanhe!

O que é clipping?

O clipping é o processo contínuo de monitoramento e análise de menções a uma determinada marca nos veículos de comunicação. Esse acompanhamento pode ser feito em mídias de conteúdo público ou assinatura, como rádio, televisão, jornais, revistas, sites e outros canais digitais. 

O trabalho de clipping começou no Século XIX, por iniciativa do empresário Henry Romeike, em Paris, na França.  No Brasil, o clipping começou a ser feito em 1928, no Rio de Janeiro-RJ, com a fundação da Lux Jornal Clipping de Jornais e Revistas

Essa foi a primeira empresa no país a comercializar recortes e impressos de jornais e revistas, de acordo com os interesses do cliente.  Na década de 1970, as agências publicitárias perceberam que precisavam oferecer mais aos clientes. Por isso, incorporaram o serviço de análise de dados em seus serviços. Foi nesse período que nasceu a agência PR Data, pioneira na criação de relatórios usando computadores. 

Desde 1997, a atividade de clipagem é acompanhada pela Associação Brasileira de Empresas de Monitoramento de Informação (ABEMO)

A associação reconhece o clipping como um importante instrumento para a gestão de negócios, uma vez que permite acompanhar como o cliente está sendo divulgado na imprensa. 

Pela história, já é possível perceber a importância dessa ferramenta para qualquer empresa. O clipping assume um papel estratégico para fornecer um olhar completo sobre a imagem de uma empresa na mídia. E isso, ajuda a empresa a evitar deslizes na reputação da marca, por exemplo. 

A importância da tecnologia no monitoramento de notícias

Ainda existem muitas empresas, equipes e pessoas que realizam clipping da maneira “tradicional”. Mas não há mais espaço para isso. Com tantos formatos de conteúdo e plataformas digitais, o monitoramento em tempo real torna-se indispensável para as estratégias de comunicação.

Atualmente, qualquer plano de comunicação deve levar em consideração o alcance e a agilidade com que as mensagens e informações se espalham, principalmente pelo universo digital. Tudo acontece tão rápido que nenhuma empresa está a salvo de crises de grande magnitude. 

Por isso, o monitoramento em tempo real é um diferencial na competitividade das empresas. Confira dois benefícios dessa estratégia:

Monitorar competidores e antecipar tendências

Saber visualizar o que estão dizendo sobre as organizações do seu ramo pode ser um passo chave para bolar estratégias de atração de novos consumidores. Entender como explorar o que o público gosta e não gosta no produto da concorrência pode ser uma vantagem e tanto! 

Da mesma forma, é possível descobrir o que as pessoas buscam em um produto e uma série de outras informações. Ter essa compreensão pode ajudar o negócio a detectar novas tendências. Esse é um processo importantíssimo na busca de inovação. 

Gerar relatórios de Clipping mais completos e dinâmicos

O monitoramento em tempo real também possibilita a realização de relatórios de Clipping de forma mais inteligente, sendo uma poderosa ferramenta estratégica. Mensurar o trabalho feito pela comunicação e os resultados da inserção de uma marca no mercado são também benefícios dessa atividade. 

Um bom trabalho de clipping envolve análise de sentimento, o levantamento do histórico dos veículos que publicam os materiais, tempo de resposta, insights estratégicos, boa apresentação visual e, claro, inteligência. 

Como fazer um bom monitoramento em tempo real?

Após entender os benefícios do clipping, é preciso organizar a realização dessa tarefa. Afinal, de nada adianta saber os benefícios se não sabemos como implantá-la em nosso ambiente de trabalho.

Defina seus objetivos

Quais tipos de conteúdo monitorar? Quais os meus objetivos ao monitorar esse conteúdo? Que tipo de informações pretendo extrair? Essas são questões que devem ser respondidas junto a um planejamento estratégico de comunicação. 

Primordialmente, entender essas questões poderão nortear o começo da clipagem. Elas podem – e devem- mudar caso o objetivo do negócio mude também.

Essa visão a longo prazo evita que você fique perdido na hora de escolher termos e palavras-chave para monitorar mídias no meio digital. Ações executadas para o cliente, monitoramento da marca, da concorrência e do mercado são opções que podem fazer parte da rotina do clipping de notícias.

Escolha as palavras-chave

Em segundo lugar, escolhermos as palavras-chave que vão ser monitoradas. Essa etapa é tão importante quanto a definição dos objetivos. Antes de mais nada, os termos-chave são a base para procurar conteúdos no meio digital. 

Antes de colocar a mão na massa, defina as palavras-chave do seu monitoramento. Você pode organizar esse processo da seguinte maneira:

  • Mapeie os termos importantes para a clipagem, de acordo com as temáticas da estratégia.
  • Pense em termos relacionados a marca que você gerencia.
  • Pesquise como o público-alvo.
  • Inclua termos relacionados a concorrência.

Entenda que as palavras-chave podem ser o nome do porta-voz, da marca, nomes de produtos, entre outros. Você terá um monitoramento mais preciso.

Caso prefira, monte uma tabela com os principais termos e depois vá acrescentando mais. Isso porque, os insights de novos monitoramentos podem acontecer por meio de conversas e pesquisas do cotidiano.

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia disponível como aliada é uma das formas de tornar essa atividade mais leve e também mais assertiva. Escolha uma boa ferramenta para ajudar. Saiba que existem alternativas que te ajudam a acompanhar conteúdos jornalísticos de forma instantânea. 

Uma opção é o Knewin Monitoring, uma plataforma que permite que você monitore marcas, personalidades e temas de mercado e redes sociais com a maior base de veículos do país para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa. 

Realize uma análise completa

Existem indicadores que podem auxiliar no processo de clipagem. Por exemplo, a análise de sentimento pode ajudar na identificação de notícias boas, neutras e ruins para a marca.

Por meio de softwares de clipagem, o termo centimetragem também é comum. Com esse dado, é possível analisar o valor que seria gasto para sair em um espaço publicitário do veículo em que foi citada a matéria. Todavia, existem profissionais que não gostam da métrica por ela misturar critérios de comunicação empresarial e publicidade,

Entretanto, a centimetragem ainda é a forma mais conhecida no mercado para a mensuração dos resultados a partir do clipping.

Outra ação importante é o clipping retroativo, que analisa e mensura notícias anteriores à data analisada.

Sempre busque extrair insights relevantes com o monitoramento

Se seu departamento de comunicação apenas monitora e cria relatórios, sem sombra de dúvidas o tempo gasto é grande. Os conteúdos presentes na mídia devem ser interpretados e a obtenção de insights é importantíssimo para traçar estratégias cativantes para seu cliente. 

Não se esqueça que o ponto de partida para garantir que o material recolhido no monitoramento seja utilizado na estratégia de comunicação é a qualidade das informações. E isso, só pode ser adquirido a partir de insights retirados dos dados apresentados pelo monitoramento em tempo real.

Em resumo… 

O que é clipping? Uma ferramenta importantíssima para qualquer plano de comunicação efetivo. Estar atento às tecnologias e incorporá-las ao processo de clipagem torna esse processo muito mais assertivo e seguro!

Evidentemente, nada disso substitui ter uma boa equipe, alinhada e que priorize a sistematização de dados na estratégia! Por isso, ter uma equipe preparada e antenada ao clipping tecnológico é central para qualquer empresa.

 

*Este artigo foi originalmente publicado em 28 de junho de 2022. Desde então, vem sendo atualizado e enriquecido.