6 passos para uma estratégia de comunicação efetiva

Elaborar uma estratégia de comunicação para o cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, precisamos olhar para o cenário da marca de forma crítica, a fim de pensar em ações que realmente tragam bons resultados.

Como muitos assessores de imprensa sentem dificuldade nesse processo, resolvemos reunir 6 dicas sobre estratégia de comunicação em um post objetivo para solucionar esse problema.

6 dicas sobre estratégia de comunicação externa para melhorar seus resultados

Esperamos que nossas dicas facilitem sua rotina e ajudem a trazer resultados mais efetivos para seu cliente. No entanto, não esqueça que, na assessoria de imprensa digital, cada caso é um caso. Então, sempre mantenha o olhar estratégico e alinhado com a realidade da marca assessorada.

1. Entenda a marca do cliente

O primeiro passo para elaborar uma estratégia de comunicação efetiva é entender o cenário de atuação da marca do cliente. Isso é essencial para evitar a criação de um planejamento que fique limitado por algum aspecto de fraqueza, por exemplo.

Sente com o cliente, converse sobre a empresa dele. Pesquise a marca na internet. Analise como o público enxerga a marca, a partir do social listening.

Além disso, invista em um processo de análise da matriz SWOT. Esse passo vai ser importante para pensar em ações e releases que estejam alinhados com as forças da marca.

Pensar em fraquezas também é importante. Afinal, precisamos compreender em que terreno estamos pisando e se há chances de crises de imagem ou de limitações por causa desses aspectos.

Você vai ver que entender a marca vai facilitar o trabalho da assessoria de imprensa. Afinal, precisamos de uma base sólida para pensarmos em ações de comunicação, que gerem engajamento e resultados assertivos.

2. Elabore um planejamento alinhado com a realidade

Algo que ocorre com certa frequência é a elaboração de planejamentos de assessoria desalinhados com a realidade profissional e com a realidade da marca do cliente.

Isso acontece por motivos que vão desde a vontade de impressionar o cliente até o esquecimento do primeiro passo de uma estratégia de comunicação efetiva: o conhecimento da empresa.

Planejamentos que estão desalinhados com a realidade da marca estão sujeitos a encontrar limitações pelo caminho. E não podemos deixar de falar das insatisfações por parte do cliente e dos consumidores.

Imagine disparar releases ou elaborar conteúdo para redes sociais que não tenham a ver com o cenário de atuação da marca. As chances de bons resultados diminuem significativamente.

Por sua vez, um planejamento de comunicação desalinhado com a sua realidade profissional pode resultar em estresse, desgaste na rotina e comprometimento na entrega de resultados. Por consequência, teremos um cliente insatisfeito com o serviço de assessoria.

Então, a melhor forma de garantir uma assessoria de sucesso e manter a produtividade em dia é estruturar uma estratégia de comunicação “pés no chão”, com ações que façam sentido para a marca do cliente.

3. Saiba com qual público você está conversando

Além de compreender o cenário de atuação da marca do cliente e de elaborar ações alinhadas com sua realidade profissional, é hora de lembrar de outro aspecto importante para uma estratégia de comunicação de sucesso: público de interesse.

Assessoria de imprensa é uma área que vai muito além de ações para a reputação das marcas. Aliás, é um nicho da comunicação que tem muito a ver com o relacionamento com os públicos de interesse.

É a partir do entendimento do público de interesse que temos as ferramentas certas para elaborar estratégias assertivas para nossos clientes.

Não adianta criarmos conteúdo para redes sociais pensando apenas no que achamos que é interessante para o público.

Precisamos mapear esse público, analisar os comentários e entender o que é interessante. Isso tudo significa social listening.

Aliás, o blog AI tem dois e-book que se encaixam neste tópico: um material sobre públicos na assessoria de imprensa e um e-book sobre social listening.

Se ainda não leu nossos conteúdos, aproveite este momento e baixe nossos materiais gratuitos. Eles vão te ajudar a entregar um serviço de assessoria mais completo e mais efetivo.

4. Defina um cronograma

A quarta dica para uma estratégia de comunicação efetiva é a definição de um cronograma para as ações pensadas para a marca do cliente.

Ter um cronograma estipulado para cada cliente da agência de comunicação é uma forma de manter a rotina organizada. Isso significa sem furos e sem confusão de datas para disparo de releases.

Um cronograma digital disponível no Google Drive, por exemplo, é uma alternativa para deixar todos os  profissionais da agências cientes do planejamento de estratégia de comunicação de determinado cliente.

Além disso, compartilhar o cronograma com o cliente é um passo importante para a efetividade da assessoria de imprensa. Afinal, o canal de comunicação com o assessorado é essencial para que saibamos se nossas estratégias estão alinhadas com a realidade da marca em questão.

5. Facilite processos

Outro detalhe que faz toda a diferença para o sucesso da estratégia de comunicação externa  é a otimização de processos que demoram um tempo significativo para serem executados.

Um exemplo é o processo de clipping de notícias. Hoje, essa tarefa é um dos gargalos mais conhecidos nas agências de comunicação.

Muitas agências enxergam o monitoramento de notícias como algo repetitivo e manual. A estratégia serve apenas para identificar se releases ou sugestões de pauta emplacaram na imprensa. Mas não precisa ser assim.

  • Knewin Notícias

Clipping automatizado representa um olhar muito mais estratégico à assessoria de imprensa. E é aqui que o Knewin Notícias entra.

O Knewin Notícias é uma plataforma desenvolvida para facilitar o clipping. A ferramenta também aprimora o resultado e a produtividade das agências de comunicação.

Com funcionalidades de pesquisa de palavras-chave e uso de filtros estratégicos, você consegue monitorar mais de 1 milhão de veículos jornalísticos em segundos. Ou seja, muito mais praticidade para seu planejamento de comunicação.

Além de facilitar o monitoramento de mídias, o Knewin Notícias auxilia agências de assessoria a estruturarem relatórios muito mais precisos, com o intuito de entregar melhores resultados para os clientes. Para conhecer mais sobre a ferramenta, é só clicar aqui.

  • Knewin Social

Outro processo que pode ser facilitado é o monitoramento de redes sociais. Essa estratégia está inserida na análise da gestão de redes sociais. O intuito é compreender como está o posicionamento digital do cliente.

A questão é que se fizermos isso de forma manual, vamos prejudicar o desempenho da agência. Além disso, teremos furos em nossos relatórios. Então, aceitar a ajuda da tecnologia é uma escolha estratégica.

O Knewin Social otimiza o processo de monitoramento de redes sociais, proporcionando um olhar mais minucioso sobre o que falam do cliente nos canais digitais de comunicação.

A plataforma facilita a análise de comentários, auxilia na estruturação de relatórios e garante um entendimento mais completo sobre a visibilidade do assessorados nas redes sociais.

6. Mensure resultados

O sexto passo para conquistar uma estratégia de comunicação mais efetiva é lembrar de mensuração de resultados. Muitos profissionais deixam esse passo de lado porque acreditam que é uma tarefa complicada de executar.

No entanto, a mensuração de resultados é um passo imprescindível para conseguirmos mostrar aos nossos clientes que vale a pena investir no serviço de assessoria.

Somente com dados (sobre o clipping e monitoramento de redes sociais, por exemplo) conseguimos comprovar que a estratégia de comunicação externa foi benéfica para a saúde da marca.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, por que não faz o download dos nossos 2 materiais sobre a temática?

  • Para fazer o download do e-book mensuração de resultados e elaboração de relatórios, clique aqui.
  • E para baixar o e-book 5 métricas que você precisa prestar atenção, clique aqui.

Por fim, não esqueça que uma boa estratégia de comunicação depende de um bom planejamento. Por isso, sugerimos o download do nosso template sobre planejamento de assessoria para conquistar melhores resultados para seu cliente. É só clicar aqui.