Conversational Marketing: o que é como usá-lo na estratégia de comunicação?

É hora de abrir a caixinha de perguntas! Uma das principais tendências que as marcas têm utilizado no digital para se aproximar dos clientes é o Conversational Marketing ou, em sua tradução literal, Marketing Conversacional. Então, se você já trocou mensagens com uma empresa via chat em algum momento, sabe do que estamos falando.

Do WhatsApp ao Facebook Messenger, passando por outras diversas plataformas disponíveis no mercado, de que maneira as empresas podem usar esse recurso na estratégia de comunicação e obter melhores resultados? Neste artigo, nós vamos explicar esse processo direitinho. Acompanhe!

O que é Conversational Marketing?

Não podemos subestimar o poder de uma boa conversa e é a partir desse princípio que o Marketing Conversacional tem ajudado as empresas a conquistar e engajar clientes. Em outras palavras, o Conversational Marketing é uma estratégia que utiliza conversas automatizadas em tempo real para guiar potenciais clientes ao longo da sua experiência de compra.

Neste modelo, os fluxos de comunicação são programados antecipadamente para um atendimento rápido e eficaz, sem a necessidade de intervenção humana em um primeiro momento. 

Vale destacar que esse ponto de contato com chatbots devem reproduzir diálogos reais, não apenas responder de forma robotizada. Resumindo, o consumidor não precisa esperar muito para ser atendido e ainda recebe um atendimento mais humanizado.

O Marketing Conversacional conecta o conhecimento humano, tecnologias de automação e Inteligência Artificial para estabelecer vínculos reais entre marcas e pessoas, ganhando agilidade e assertividade na abordagem de atuais e potenciais clientes.

Como usar o Conversational Marketing na estratégia de comunicação?

Existem alguns passos para implementar o Marketing Conversacional na sua estratégia de comunicação. No B2C, é comum que essa estratégia torne o processo ainda mais intuitivo no contato com o cliente final, principalmente o WhatsApp e outros canais onde a marca dedica mais atenção.

No entanto, no B2B ela também tem um índice de conversão interessante, já que a interação continuada com o lead possibilita um trabalho de troca de ideias menos invasivo, colocando a empresa como uma parceira do seu cliente. 

Confira 3 C’s fundamentais para que o Conversational Marketing funcione: 

  • Canais: descubra os mais utilizados pelos seus atuais e potenciais clientes e os mais convenientes para a sua empresa. 
  • Conversa: entenda os assuntos a serem abordados com as pessoas. O que a sua empresa quer saber e como conduzir essa conversa são pontos importantes.
  • Contexto: como o conceito se conecta com a estratégia de comunicação da sua empresa e por que adotá-lo vai ajudar a criar uma abordagem mais autêntica e humanizada.

A partir desses três pilares, a marca começa a desenvolver formatos, temas e processos para adotar o Conversational Marketing, como o roteiro das conversas, a tecnologia implementada, pontos de contato ao longo da jornada de compra e quando fazer o monitoramento. 

Lembrando sempre que essa base de estratégia, pesquisa e planejamento faz toda a diferença na hora de obter os melhores resultados. 

Por que adotar o Conversational Marketing pode trazer melhores resultados?

Ao implementar o Conversational Marketing, a empresa oferece experiências autênticas aos atuais e potenciais clientes. Por meio dessa estratégia é possível obter mais leads com menos esforço, além de qualificá-los. Consequentemente, ao receberem um tratamento mais personalizado, a chance de aumentar a taxa de conversão também aumenta, fidelizando-os por se sentirem mais satisfeitos.

Com a interação com usuário a partir do uso inteligente da tecnologia, as marcas podem testar diferentes abordagens dentro da sua estratégia de comunicação, além de obter um novo canal para estabelecer a personalidade da sua marca. É o que chamamos de Brand Voice.

Outro ponto importante é a evolução da experiência do usuário, o que aumenta também o engajamento. O Conversational Marketing é uma oportunidade de construir uma comunidade de pessoas em volta do negócio, todos entusiasmados e motivados pela marca e o que ela representa. 

Veja a seguir os benefícios do Conversational Marketing que nós separamos para você:

  • Atendimento o tempo todo: 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • Escalabilidade de atendimento;
  • Conexão entre Marketing, Vendas e Atendimento para melhores resultados;
  • Personalização do atendimento ao cliente;
  • Entrada no WhatsApp, um dos canais mais usados entre os brasileiros.

E em cada um dos benefícios citados até aqui, o monitoramento é essencial para atingir os objetivos determinados no início do planejamento. Afinal, para criar diálogos personalizados, a sua empresa precisa conhecer os clientes com quem está falando ou deseja conversar. 

Nesse ponto, a tecnologia é fundamental para monitorar, analisar e levantar insights. Somente a partir dessas informações, será possível entender mais e melhor cada um dos seus clientes, transformando os resultados e potencializando a sua empresa dentro do mercado. 

Qual é o papel do monitoramento e uso de dados no Conversational Marketing?

Por meio de um monitoramento ágil e inteligente, a sua empresa terá as informações corretas para estabelecer conexões reais com os seus clientes. No entanto, sabemos o quanto é complicado realizar esse trabalho de forma manual. Por isso, contar com o apoio da tecnologia é fundamental. 

No mercado, existem soluções de monitoramento, levantamento e análise de dados que geram insights a partir da Inteligência Artificial. Essas ferramentas agilizam processos burocráticos e permitem que as pessoas dediquem mais tempo ao que entrega real valor ao negócio: a estratégia.

A seguir, confira um dos webinars da Knewin sobre a importância dos dados na estratégia de comunicação. Confira: 

O Conversational Marketing é uma estratégia estabelecida a partir do cliente e não da empresa. Portanto, a marca deve olhar para a experiência do cliente que já faz parte da sua rede de contatos e aqueles com quem ainda deseja se conectar. 

Em outras palavras, é muito menos sobre a sua marca, mais sobre as pessoas com quem ela deseja se relacionar.

Conte com a tecnologia da Knewin e leve a estratégia de comunicação mais longe

Para mensurar resultados de forma otimizada, conte com a Knewin Intelligence. A tecnologia pode impulsionar o trabalho de Conversational Marketing da sua empresa, possibilitando o acesso às análises de dados em um painel de interface amigável e simples por meio de relatórios qualitativos.

Automatize e personalize a visualização dos dados que são mais importantes para sua empresa de forma estratégica para apoiar na geração de insights e tomada de decisão. Com a Knewin, é possível ter dados precisos e unificados de notícias, redes sociais e bases externas de dados. 

Entre em contato conosco e descubra todas as possibilidades da tecnologia e do conhecimento em monitoramento para a sua empresa!