Dados apoiam o papel dos profissionais de comunicação e marketing

Dados sempre foram elementos importantes para conduzir os negócios, mas a chegada da internet e das novas tecnologias alterou profundamente esse panorama. Considere o trabalho do clipping, por exemplo: pesquisar jornais e revistas, recortando as notícias de interesse da organização, é uma tarefa impensável em um mundo que gera milhões de páginas, vídeos, áudios e posts diariamente.

Leia mais:

>> Data-driven marketing: o impacto dos dados na rotina profissional

>> Agência de comunicação e marketing: como lidar com múltiplas contas

Atualmente, é preciso atentar para o ambiente online. O mercado inteiro está na internet: seus clientes fiéis, os consumidores em potencial, os concorrentes, os funcionários e os colegas.

Pense nas mídias sociais, nos portais de notícias, podcasts, fóruns e todos os lugares em que as pessoas interagem, deixam opiniões e trocam ideias.

Há uma multiplicidade de fontes de informação, online e offline, inesgotável, já que estamos o tempo todo gerando dados.

E é justamente os dados que nos permitem conhecer e analisar perfis comportamentais dos públicos de interesse. Portanto, é fato que, no cenário atual, extremamente competitivo e conectado, não se pode abdicar de trabalhar com dados para criar as melhores estratégias, inclusive de comunicação e marketing, nosso foco neste texto.

Afinal, os dados ajudam as empresas a conhecer melhor seus públicos, planejar ações e divulgações mais eficientes e acompanhar, em tempo real, o desempenho dessas iniciativas de comunicação e marketing.

Dados embasam estratégias de comunicação e marketing

A evolução tecnológica trouxe o desafio da multiplicidade de fontes de informação, que impactou fortemente a rotina de quem atua com comunicação.

Mas também é a tecnologia que oferece as melhores soluções para enfrentar esse desafio.

Podemos contar com ferramentas tecnológicas que automatizam, otimizam e qualificam esses trabalhos de coleta, análise, mensuração e acompanhamento, ajudando a embasar as estratégias de comunicação e marketing.

Isso porque neste imenso oceano de informações em que estamos imersos, o que realmente interessa é o que cada organização consegue fazer com os dados que captura e analisa.

Agências, departamentos de comunicação, marketing e assessorias de imprensa, por exemplo, precisam saber o que interessa ao cliente e que imagem ele deseja passar para o público. Além disso, devem ter condições de acompanhar e medir o desempenho de suas iniciativas.

Esses profissionais  encontram, a partir do tratamento adequado dos dados da organização, insights para planejar suas campanhas e, também, condições de alterar os rumos de alguma ação que não esteja dando os resultados inesperados.

E, conhecendo bem o mercado em que atuam, podem até mesmo antecipar problemas e evitar situações de crise. Mas, para isso, é necessário prestar atenção ao que os dados podem mostrar.

Sua agência de comunicação tem uma franquia de comida tailandesa como cliente, por exemplo.

Uma das unidades tem que ser temporariamente fechada em função de estragos causados pelo desabamento de um prédio próximo.

Além de avisar ao mercado, garantir que as pessoas saibam que o local está seguro para reabrir, será importante monitorar as notícias, as reações e manifestações dos clientes, certo? O objetivo é evitar uma possível crise e manter a imagem positiva da franquia.

Portanto, entender com profundidade as informações externas e internas e como elas podem ser utilizadas da melhor maneira é o que leva, hoje, as companhias a terem sucesso em suas iniciativas.

Por isso é que dizemos que os dados apoiam e reforçam o papel dos profissionais de comunicação e marketing. Não se pode mais planejar estratégias e tomar decisões de negócio com base “no que sempre aconteceu”, no achismo ou no improviso. 

Inteligência em dados para a melhor comunicação

Além de divulgar ações de comunicação e marketing, vendas, zelar pela reputação e garantir a comunicação dos valores e vantagens das empresas, as equipes precisam monitorar e acompanhar constantemente as mídias on e offline para verificar também o sucesso das ações empreendidas.

E tudo isso é fruto de um planejamento que também é baseado no acompanhamento e análise das informações internas e externas da organização. 

Trabalhar com base nos dados é um aprendizado constante, pois tanto as iniciativas de sucesso quanto aquelas que não se mostram positivas são passíveis de análises e encerram lições.

Por que uma ação destinada a reforçar o posicionamento de uma marca não está sendo bem recebida? O que o público está dizendo? Estamos falando da melhor maneira? Uma divulgação está tendo mais aceitação do que o previsto, como podemos aproveitar este momento?

Todas essas – e muitas outras – respostas e possibilidades podem ser encontradas pelos profissionais de comunicação e marketing com o auxílio dos dados. Principalmente quando escolhem atuar com uma plataforma de inteligência, que oferece desde a captura dos dados até o acompanhamento e análise das informações e notícias que tenham relevância para a organização. Tudo de forma objetiva e automatizada

Com uma plataforma, você coloca os dados para trabalhar realmente a favor do seu negócio.

Ao automatizar as rotinas e otimizar as tarefas, você libera as equipes para estarem mais atentas aos aspectos estratégicos da comunicação e marketing, garantindo para a sua marca a melhor comunicação e, consequentemente, uma ótima reputação.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o nosso e-book gratuito Inteligência em comunicação: como ser um profissional orientado por dados.