Marketing nas redes sociais: quais são os principais dados para analisar

No Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas gastam, em média, 3 horas e meia por dia nas redes sociais, segundo informações do Digital Data Report 2020. E essas estatísticas significam um volume gigantesco de dados, que podem ser utilizados por profissionais de marketing, especialmente os que atuam com foco em redes sociais.

Afinal, a partir do monitoramento e análise de interações, compartilhamentos, menções no perfil de uma empresa, é possível entender o público e o desempenho das campanhas. A verificação da concorrência, por sua vez, gera insights para novos conteúdos.

Leia mais:
>>
Como o marketing de influência muda a relação entre marca e consumidor
>>
Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes

Quais dados analisar nas redes sociais? 

Enquanto aumenta o número de pessoas online, também cresce a quantidade de dados circulando nas redes sociais.

Haverá tantas informações disponíveis na internet em 2025, que levaria em torno de 1,8 bilhões de anos para fazer o download de todas elas, explica a plataforma de dados NodeGraph

Sabendo da imensidão de informações acumuladas nas mídias sociais, o setor de marketing precisa definir quais dados são importantes coletar e analisar para atingir os objetivos traçados, seja verificar o que os usuários estão dizendo da marca ou o monitoramento da concorrência para se destacar no mercado.

Pensando nisso, elencamos alguns dos principais dados para três situações diferentes. Confira: 

1. Análise geral da rede social 

Coleta, monitoramento e análise de dados da mídia social devem ser guiados pelo propósito do profissional de marketing.

Desta maneira, para começar a falar sobre essas informações, vamos abordar aquelas que são fundamentais para ter um entendimento mais amplo da rede: 

  • Menções: trata-se do número de menções que uma marca, hashtag ou qualquer outra palavra-chave têm num tempo pré-definido. Se as menções forem positivas, aumentam as chances de uma empresa atrair novos seguidores. Porém, se forem negativas, podem afetar a reputação da organização. 
  • Sentimento: é a forma com a qual os usuários se sentem em relação à marca, podendo ser positiva, negativa ou neutra. Além de acompanhar o impacto das campanhas diante do público, com esses dados, é possível até mesmo antecipar crises de imagem da marca. 
  • Engajamento: é composto por likes, compartilhamentos e comentários. Uma boa taxa de engajamento significa que pessoas que viram a postagem a acharam interessante. 
  • Alcance: número de visualizadores únicos em uma postagem. Ao ser aliado com menções e sentimento, esse dado ajuda o setor de marketing a ter uma visão geral de como está o desempenho do conteúdo na mídia social. Por exemplo, se há alto alcance e alto engajamento, a mensagem é vencedora. Porém, se há alto alcance, mas baixo engajamento, a postagem não atingiu os seguidores da maneira correta. 

>> Saiba mais sobre a importância dos sentimentos nas mídias sociais neste artigo 

2. Análise de mídia social paga

Em 2019, foram investidos US$ 89,5 bilhões em anúncios nas redes sociais – para 2025, a previsão é de US$ 138,4 bilhões, conforme a Statista.

Dessa forma, fazendo parte de um mercado bilionário e de grande alcance, as campanhas pagas também precisam ter seus dados analisados pelo marketing. Afinal, é preciso compreender a efetividade da ação.

Pensando nisso, alguns dados básicos para ficar de olho são: 

  • Custo por clique: valor médio investido para cada clique recebido em um anúncio. 
  • Custo por aquisição: valor médio para gerar uma conversão, incluindo informações como o custo da produção de conteúdo e a divulgação de anúncios da campanha. 
  • ROI da campanha: o Retorno Sobre Investimento (do inglês, Return on Investment, ROI) mostra se o investimento trouxe um bom retorno. O cálculo do ROI envolve a subtração das despesas totais do faturamento divididas pelo valor dessas mesmas despesas. 

3. Desempenho do influencer 

O Brasil conta com cerca de 1 milhão de influenciadores digitais, mapeados pela SamyRoad. Além disso, o mercado da influência cresceu, mesmo em meio à crise, já que as marcas investiram 20% a mais nos influenciadores durante o primeiro semestre de 2020, conforme pesquisa da Adaction

Portanto, se o profissional de marketing se deparar com a necessidade de avaliar os dados de uma campanha realizada com um digital influencer, algumas das informações necessárias para essa análise são: 

  • Crescimento de seguidores: número de pessoas que passaram a seguir o perfil da marca durante a campanha. 
  • Geração de leads: pessoas que se tornaram clientes em potencial a partir da ação. 
  • Conversão: se refere ao índice de pessoas que realizaram a ação desejada com a campanha, como vendas ou inscrição na lista de e-mails da marca. 

Por que é importante analisar os dados? 

Ao compreender e dominar os dados das redes sociais, o marketing está munido de informações que permitem melhorar a presença nas mídias, interação com os seguidores e mensurar os resultados de campanhas.

Outros benefícios da análise dos dados são: 

  • Compreender a rede social: cada mídia tem um perfil diferente e conteúdos que apresentam desempenhos diferentes para públicos distintos. Se uma marca está presente em mais de uma rede social, com os dados, o time de marketing consegue identificar o que funciona melhor para cada uma. 
  • Qualidade do conteúdo: o teor das menções e o sentimento dos usuários indicam quais publicações funcionam melhor com cada persona. E isso direciona a produção de conteúdos que engajam mais e que também podem atrair novos seguidores. 
  • Vantagem competitiva: a análise de dados das mídias pode ser empregada para acompanhar quais ações a concorrência está realizando e como está se saindo. Desta forma, a marca pode encontrar novos rumos ao se inspirar nos insights gerados por esses dados. 

Os benefícios da análise de dados das redes sociais para o setor do marketing são diversos, contemplando várias ações, desde o conhecimento de uma plataforma, até o balanço de uma campanha.

Porém, para atingir o potencial gerado por essas informações, é necessária uma plataforma eficaz e que contenha as funções adequadas. 

Por que utilizar plataformas para monitorar redes sociais?

Neste sentido, o Knewin Social, plataforma da Knewin que automatiza o monitoramento e análise dos dados coletados nas mídias sociais, utiliza inteligência artificial para monitorar marcas, produtos, personalidades e páginas existentes nas redes sociais em uma só plataforma.

Com essa ferramenta, você consegue saber o sentimento dos usuários em relação à marca, monitorar a concorrência e gerar mais de 15 tipos de relatórios automatizados. 

Com bilhões de pessoas conectadas às redes sociais, a análise dos dados dessas mídias não pode ser negligenciada, já que os usuários geram informações valiosas para as marcas.

A partir dessas informações, os profissionais de marketing conseguem acompanhar o que está sendo falado sobre as empresas, o desempenho das campanhas, até mesmo daquelas feitas com influencers, e se diferenciar no mercado, se colocando à frente da concorrência. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, solicite uma demo gratuita no Knewin Social e descubra como alavancar os resultados da sua marca.