Inteligência Competitiva: por que é essencial para sua empresa?

Saber utilizar dados e informações de maneira inteligente e assertiva é um dos pilares da estratégia de qualquer empresa que busca ser competitiva dentro do seu mercado. Para atingir esse objetivo, existem diferentes mecanismos e ferramentas que podem ser adotadas no dia a dia da corporação.

Realizar um bom monitoramento de dados de mercado, por exemplo, auxilia as empresas a minimizarem riscos e evitarem surpresas. A capacidade de adaptação de estratégias caso as coisas não estejam funcionando dentro do planejado também é fundamental. 

Leia também:

>> Inteligência competitiva: por que sua empresa deveria fazer?   

>>  Inteligência de mercado: o clipping como ferramenta competitiva

>>  Estratégia competitiva: como usar o monitoramento de mídia a seu favor? 

Tudo isso faz parte do processo de Inteligência Competitiva. Essa ferramenta visa subsidiar as empresas em suas estratégias de negócios. É uma metodologia que ajuda as organizações a tomarem decisões precisas, com a transformação de dados em informações.  

Neste texto, falaremos mais sobre a importância da Inteligência Competitiva e uso de dados na estratégia corporativa. Vamos lá?

O que é inteligência competitiva?

Segundo a definição do Ministério da Infraestrutura do Brasil: “O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc.”

Para que esse recurso seja realizado é necessário manter um processo contínuo de monitoramento de informações sobre o mercado e competidores, além de gerar análises que viabilizem a rápida tomada de decisão. Essas informações quando analisadas e interpretadas, se transformam em conhecimento para as empresas tomarem decisões de curto, médio e longo prazo. 

De acordo com o relatório de pesquisa da Business Future de 2021, nas próximas décadas, há uma tendência irreversível das organizações se tornarem empresas científicas para lucrar com a próxima onda de inovação. Nesse sentido, o processo de Inteligência Competitiva se tornará cada vez mais essencial. 

As ações de comunicação são muito mais precisas e efetivas quando construídas a partir de um estudo sistemático. O monitoramento de mídia, por exemplo, com análises ricas sobre informações que são de interesse da empresa, constitui um princípio central dessa estratégia.

Por que a inteligência competitiva é um diferencial?

Cada empresa reage de uma maneira aos diferentes momentos da economia e em relação às mudanças de comportamento do mercado consumidor.

Se você entender como funcionam essas reações e as características próprias de cada empresa, fica mais fácil traçar estratégias que tragam melhores respostas do público e que sejam imunes às investidas dos concorrentes. 

Além disso, seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, a inovação é um princípio que não pode ficar em segundo plano. Não se esqueça, o ritmo das mudanças no mercado é rápido demais para se manter na zona de conforto. 

Investir em Inteligência Competitiva é falar da constante busca por inovação. 

Os mecanismos permitem identificar as necessidades dos clientes, adiantando-se à concorrência, a um melhor custo e usando recursos tecnológicos mais adequados no desenvolvimento de produtos. 

Se esse processo for conduzido adequadamente, sua empresa será capaz de oferecer melhores soluções para o mercado.

Como fazer um bom trabalho de Inteligência Competitiva?

Agora que já falamos sobre o significado da Inteligência competitiva e porque ela é um diferencial, devemos discutir como fazer um bom trabalho para sair à frente dos concorrentes. 

A Inteligência Competitiva é um dos pilares da Cultura Data-Driven, ou seja, ter uma boa cultura de dados na companhia é essencial para realizar esse processo. 

Ser Data-Driven é ter os dados no centro de todo o processo decisório corporativo. Com essa estratégia, é possível conquistar um olhar muito mais cuidadoso em relação às informações que você precisa analisar e monitorar diariamente.  

Outro ponto fundamental é não deixar passar informações relevantes no processo de monitoramento. 

Mas como fazer isso? Por um lado, o avanço tecnológico e a democratização da internet tornaram o trabalho de Inteligência Competitiva mais fácil.

Porém, o excesso de informações disponíveis também exige que o responsável pelo mapeamento das informações saiba onde buscar dados, como transformá-los em informações e não deixar passar dados importantes

A informação não coletada, mas vista pela concorrência, ou desconsiderada pelos decisores pode significar um grande problema para a marca. Nesse sentido, faça o mapeamento dos dados através dos clientes, representantes, fornecedores ou concorrentes. Contar com bancos de dados públicos também é uma boa alternativa. 

Além disso, monitorar os concorrentes nas redes sociais, o que os clientes comentam sobre a empresa, o que a imprensa diz sobre a sua marca e concorrentes é essencial para uma boa estratégia de comunicação. 

Para realizar essa tarefa, o investimento em automação dos processos de coleta de dados é primordial. Além de otimizar o tempo de pesquisa, ele diminui as chances de alguma informação relevante não ser percebida e aumenta o potencial da estratégia de comunicação da sua marca.

Saiba onde encontrar a melhor tecnologia

Uma boa plataforma de serviços de clipping ajudará na jornada de monitoramento da marca, estudo de notícias e obtenção de insights, monitoramento de redes sociais, alertas de comunicação, relatórios personalizados com relatórios próprios para gestão de crise, entre outras coisas que ajudarão na construção da Inteligência Competitiva para sua marca. 

Procurar uma solução que entregue um clipping eficiente e alinhado com a estratégia de comunicação do seu negócio não precisa ser um desafio. Basta conectar a tecnologia e explorar ao máximo o que a clipagem digital pode oferecer. 

Quando há sinergia entre a tecnologia e o pensamento estratégico, a possibilidade de transformar informações em insights e se adiantar na Inteligência Competitiva é muito maior! 

Quer saber como implementar a melhor estratégia para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas.