Inteligência em Comunicação: 6 passos para orientar ações por dados

Inteligência em Comunicação nada mais é do que planejar ações orientadas por dados reais, qualitativos e que estejam alinhados aos objetivos da marca que você gerencia. 

Ou seja, é a capacidade de unir as suas habilidades profissionais à extração e à análise de informações valiosas para as empresas na era da competitividade digital.

Porém, esse ainda é um grande desafio na rotina dos profissionais de comunicação. 

Conforme o European Communication Monitor 2019, 77% dos 2.689 comunicadores entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial vai mudar a rotina da profissão. 

Em contrapartida, 54% acreditam que o uso da tecnologia (e dos dados) ainda é um dos grandes e importantes gargalos na rotina das agências e dos setores de comunicação.  

Assim, criamos este artigo para te mostrar que fazer Inteligência em Comunicação não precisa ser um gargalo ou uma demanda desafiadora e complexa. 

Com alguns passos, apoio da tecnologia e organização, é possível ser um profissional diferenciado que não se baseia em achismos, e sim utiliza os dados para construir ações efetivas e precisas.

6 passos para inserir a Inteligência em Comunicação em sua rotina profissional

Em primeiro lugar, saiba que, só de estar lendo este artigo, você já deu um passo importante na busca por ser um profissional orientado por dados.

Afinal, você já entendeu a importância do assunto. Além disso, sabe que não podemos mais ser profissionais que baseiam as ações de comunicação em achismos ou intuições.

Assim, a busca pela aplicação da Inteligência em Comunicação na rotina profissional se torna mais fluida e com menos bloqueios de “eu não consigo”.

O maior objetivo deste artigo é te mostrar que orientar a comunicação por dados não é uma tarefa impossível de ser realizada. Afinal, provavelmente você já tem acesso a alguns dos pontos que vamos abordar no conteúdo.

Então, este post serve para te orientar em relação a como unir esses pontos e, realmente, praticar a Inteligência em Comunicação.

Então, vamos lá! Organizamos o processo em 6 passos para te ajudar.

1. Definição de objetivos

O primeiro passo para ser um profissional orientado por dados é entender a importância da definição de objetivos.

Antes de qualquer coisa, é essencial lembrar que os objetivos são a base para qualquer estratégia de comunicação, seja para elaborar um release ou para interpretar dados.

Afinal, é nesta etapa que vamos entender o nosso ponto de partida e o ponto de chegada.

A partir disso, fica mais fácil estruturar os passos para aplicar a Inteligência em Comunicação.

Bem, quando falamos sobre análise e interpretação de dados em comunicação, estamos abordando o cenário de:

  • Melhora da competitividade empresarial.
  • Impulsionamento dos resultados de comunicação.
  • Entendimento do público de uma marca.
  • Análise da reputação, identificação de oportunidades e mapeamento de ameaças.
  • Posicionamento de marca.

Ou seja, a Inteligência em Comunicação está interligada ao posicionamento, à reputação e à competitividade de empresas.

Dessa forma, se você deseja ser um profissional orientado por dados, precisa entender os objetivos da organização. Só assim você vai conseguir estruturar uma base sólida para extrair, analisar e interpretar dados no cenário da comunicação.

Então, antes de colocar a mão na massa, defina quais são os pontos inicial e final da análise de dados.

2. Escolha de palavras-chave

O segundo passo rumo à comunicação orientada por dados é a escolha de palavras-chave estratégicas para a marca que você gerencia.

Esta etapa faz toda a diferença no resultado que obtemos para a interpretação de dados. Afinal, muitas informações valiosas estão inseridas no meio digital.

O grande ponto é que o meio digital é um oceano profundo de dados. E, para encontrarmos o que desejamos, temos de filtrar as informações.

Como fazer isso? A partir da escolha de termos-chave estratégicos para capturar dados relevantes e que estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Ou seja, se você deseja inserir a Inteligência em Comunicação em sua rotina profissional, precisa construir uma rede para filtrar o oceano de informações digitais.

Dessa forma, analise, atentamente, quais são os objetivos da empresa ao interpretar dados. Em seguida, organize o processo por categorias.

Por exemplo, se você deseja entender o posicionamento da concorrência, categorize o assunto por empresas, campos de atuação, entre outras coisas.

Assim, vai ficar mais fácil visualizar quais termos são relevantes para pesquisar e monitorar no meio digital.

Você vai ver que a definição de palavras-chave vai facilitar a captura e a análise de informações. E isso vai poupar tempo e trazer resultados precisos para a comunicação orientada por dados.

3. Monitoramento de temáticas relevantes

Terceiro passo em busca da comunicação orientada por dados: monitoramento.

Se você deseja fazer Inteligência em Comunicação, precisa entender que o monitoramento de mídias é um dos pilares da ferramenta.

Afinal, é a partir dessa estratégia que vamos conseguir obter dados e informações valiosas e estratégicas para entender o cenário da marca e para atingir os objetivos definidos lá no início.

Então, se você deseja ser um profissional orientado por dados, monitore as palavras-chave que você definiu na etapa anterior.

Porém, lembre-se da importância de uma boa estratégia de monitoramento. Isso quer dizer que, se você deseja aplicar a Inteligência em sua rotina, não dá para capturar dados de forma manual.

Afinal de contas, entenda que, quando falamos de competitividade empresarial, qualquer detalhe perdido faz diferença no resultado final.

Assim, procure uma alternativa para fazer monitoramento voltado para a obtenção de dados valiosos.

Existem ferramentas como o Knewin News, o Knewin Social e o Knewin Analytics que facilitam a pesquisa por informações no meio digital. Além disso, proporcionam análises qualitativas e quantitativas sobre os termos pesquisados.

Knewin News

O Knewin News é uma plataforma profissional para monitoramento de notícias. Com a ferramenta, você consegue acompanhar todas as menções sobre os termos estratégicos para a sua empresa em conteúdos jornalísticos.

Ou seja, o News te ajuda a entender o cenário jornalístico e a obter informações valiosas para conquistar ações de comunicação orientadas por dados.

Outra vantagem da ferramenta é que você pode monitorar materiais impressos, digitais, televisivos e radiofônicos em um único lugar. E isso é especialmente importante para quem gerencia reputação e imagem de marcas.

Para conhecer o Knewin News, é só clicar aqui.

Knewin Social

Por sua vez, o Knewin Social é uma ferramenta completa para monitoramento e análise dos principais canais sociais.

De forma automatizada e inteligente, você monitora termos estratégicos para a sua empresa nas redes sociais. Assim, consegue obter dados valiosos sobre o seu público, sobre a concorrência e sobre a atuação da sua marca.

Além disso, é possível acompanhar temáticas específicas e avaliar o sentimento das menções de forma automatizada.

Se quiser conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui.

Knewin Analytics

Por fim, o Knewin Analytics é um Dashboard Analítico que permite o cruzamento e análise de dados estratégicos para fazer Inteligência em Comunicação.

Com a possibilidade de unir dados monitorados no meio digital com bases externas, você consegue criar dashboards visuais e analíticos para te ajudar a construir ações mais precisas e efetivas.

O Knewin Analytics é um aliado para profissionais que desejam trazer os dados para perto da rotina profissional, mas sem que isso seja um gargalo ou uma demanda complexa.

Para conhecer a plataforma, é só clicar aqui.

4. Organização das informações monitoradas

Depois de monitorar as temáticas relevantes para a sua marca, chega o momento de organizar as informações capturadas.

Esse é um passo relevante para quem deseja aplicar a Inteligência em Comunicação. Afinal, aqui é o momento de limpar as informações, de selecionar o que é relevante e de construir categorias para interpretar os dados posteriormente.

Assim, utilize as informações monitoradas para entender o que está sendo falado sobre determinada palavra-chave, a qualidade do fato e a repercussão da temática.

Organizar as informações vai te ajudar a obter um panorama macro para interpretar os dados e fazer as perguntas certas.

5. Interpretação dos dados

Depois de organizar as informações, é hora de interpretar os dados. Para isso, você precisa voltar aos objetivos da marca e elaborar perguntas alinhadas e esse contexto.

Ou seja, aqui é o momento de ser analítico e crítico com o que você monitorou.

Faça perguntas pertinentes para as informações. Enxergue nas entrelinhas. Tente observar discrepâncias. Encontre pontos de convergência e de divergência. Faça comparações entre a sua marca e a concorrência. Não fique na defensiva. Aprenda com os dados.

Essa é a melhor maneira de transformar informações soltas em dados valiosos e contextualizados para a sua atuação profissional.

A partir das perguntas que você fizer, as respostas vão aparecendo. Assim, você vai conseguir obter insights que te ajudem no próximo passo: o plano de ação inteligente.

6. Plano de ação inteligente

Se você achava que a Inteligência em Comunicação termina na interpretação dos dados, precisamos te dizer que você está enganado.

Para realmente orientar ações por dados, temos de ir além da interpretação. Ou seja, precisamos colocar o que aprendemos em prática.

Assim, a partir das respostas obtidas na análise de informações, você pode identificar pontos que devem ser aprimorados e temáticas que precisam fazer parte de um radar da marca.

Dessa forma, é possível construir um plano de ação inteligente, alinhado a tudo o que você monitorou, analisou e interpretou no processo de transformação de informações soltas em dados relevantes para a sua empresa.

Com esse plano de ação construído, você vai ver que é possível, sim, ser um comunicador orientado por dados, e não por achismos. E o melhor: sem que isso seja uma tarefa complexa.

Por fim, se quiser se aprofundar no assunto, baixe nosso e-book Inteligência em Comunicação: como ser um profissional orientado por dados. É só clicar aqui.