Matriz Swot: estratégia fundamental para assessores de imprensa

Como em qualquer atividade empresarial, conhecer as forças e fraquezas de uma marca é essencial para uma comunicação institucional estratégica. Por isso, os assessores de imprensa precisam utilizar uma ferramenta fundamental: a Matriz Swot.

Leia também:
Artigo: Como estruturar um plano de assessoria de imprensa

Artigo: Tomada de decisão empresarial: como dar passos precisos com facilidade

O que é a Matriz Swot

A Matriz Swot é uma ferramenta de estudo visual para análise de cenários empresariais. Seu nome é formado pela sigla Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças), ou Fofa, em português.

Criada na Universidade de Harvard, nos anos 1960, ela permite dispor pontos fortes e fracos em um diagrama em formato de grade dois por dois.

Ao analisar cada quadrante e suas interrelações é possível desenhar um cenário crítico, descobrindo obstáculos a serem superados ou chances a serem aproveitadas. 

É possível também definir o que diferencia a empresa da concorrência e compreender em quais estratégias você precisa investir para valorizar os pontos fortes e o que vai funcionar como atrativo para os públicos-alvo do cliente.

Com isto, é mais simples tomar decisões e planejar ações de curto, médio e longo prazos.    

Matriz swot garante olhar estratégico para a assessoria de imprensa

No caso da assessoria de imprensa, a confecção de uma Matriz Swot e sua análise são imprescindíveis para definir quais os pontos devem ser priorizados na elaboração do plano de comunicação.

Ao traçar este panorama da realidade da empresa, com um olhar focado em pontos internos e externos que afetam o dia a dia da organização, é possível evitar crises e proporcionar oportunidades de crescimento para o cliente.

Confira as vantagens de inserir a matriz SWOT em sua rotina profissional:

  • Ajuda na elaboração do planejamento de assessoria de imprensa;
  • Permite entendimento sobre a situação da empresa no mercado;
  • Facilita o processo de decisão sobre estratégias;
  • Proporciona um novo olhar sobre soluções para problemas;
  • Ajuda na identificação de oportunidades,
  • Proporciona organização na rotina.

Leia também:
Artigo: Inteligência de mercado: o clipping como ferramenta competitiva

Aprenda a estruturar a Análise Swot na assessoria de imprensa

O primeiro passo para estruturar uma Matriz Swot é deixar o achismo de lado. Para traçar um cenário fidedigno, é preciso analisar o negócio do cliente de forma racional.

Feito isso, inicie a análise da matriz com foco em construir seu planejamento de comunicação, investindo na construção de reputação da marca.

1. Ambiente interno

Dentro da estruturação da Matriz Swot, temos duas categorias no ambiente interno da empresa: Forças e Fraquezas.

As “Forças” se referem às vantagens que a empresa tem. Podemos destacar as atividades desempenhadas pelo negócio, o relacionamento com o público e as características de vantagem competitiva.

Sente com o cliente e questione: “o que sua empresa faz bem?”. A resposta para essa categoria está nesta pergunta. Além disso, leve em conta o fator relacionamento entre a equipe. Isso é fundamental para o crescimento do negócio.

Na outra ponta do ambiente interno, temos as “Fraquezas”. É aqui que o cliente precisa ser honesto para identificar possíveis problemas. Explique que esses empecilhos podem limitar a conquista de resultados se não forem bem identificados e que, ao conhecê-los, a assessoria pode definir estratégias para contorná-los no que se refere à comunicação externa.

Preocupe-se com aspectos relacionados ao relacionamento entre equipe, por exemplo. Outro fator que o assessor de imprensa deve prestar atenção é em relação à tecnologia utilizada pela empresa. Ela é capaz de ajudar na competição com a concorrência? Se a resposta for negativa, ligue o alerta.

2. Ambiente externo

No ambiente externo, temos mais duas características da Matriz Swot: Oportunidades e Ameaças.

Em “Oportunidades”, o assessor precisa discutir com o cliente sobre fatores que são desejos da gestão, mas estão fora do controle da empresa. Entender que não há controle sobre esses fatores é fundamental para fazer a análise Swot. 

Além disso, é preciso ter em mente que as oportunidades estão relacionadas a um bom timing. Assessor de imprensa e cliente precisam estar atentos para avaliar o momento do mercado antes de cada ação.

Também encontramos a categoria “Ameaças” no ambiente externo. Aqui, é fundamental que a assessoria de imprensa esteja vigilante, afinal, elas são a origem das crises de imagem.

Nesta categoria, encontramos tanto as ações da concorrência como o que a empresa vem executando. O que importa é entender onde está a falha. 

A análise SWOT é apenas uma das etapas do planejamento estratégico. Para se aprofundar nessa tática fundamental da comunicação, faça o download do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.