Monitoramento de notícias em tempo real: por que é importante?

O monitoramento de notícias em tempo real é uma demanda relevante no cenário da informação digital. Afinal, essa estratégia ajuda a identificar menções sobre marcas, concorrência e movimentações de mercado. 

Por consequência, isso ajuda gestores a tomarem decisões mais assertivas.

No entanto, há um ponto que precisamos enfatizar. Se você gerencia a imagem de figuras públicas e de órgãos governamentais, a análise de notícias em tempo real é ainda mais importante em sua rotina profissional.

4 motivos para fazer monitoramento de notícias em tempo real

Cuidar da reputação de marcas é uma tarefa que envolve trabalho árduo, estratégia e olhar analítico.

Se isso é uma realidade para quem atua em agências de comunicação, imagine para profissionais que cuidam da reputação de figuras públicas (como jogadores de futebol e políticos) e de órgãos governamentais (como secretarias e instituições públicas).

Para esses profissionais, o monitoramento de notícias em tempo real significa um respiro no dia a dia e passos muito mais precisos.

Afinal, no cenário de figuras públicas e de órgãos governamentais, uma crise de alto impacto pode se instalar por detalhes sutis.

E esses detalhes surgem a todo instante em canais de notícias.

Assim, a melhor forma de evitar ser pego de surpresa por uma turbulência é o monitoramento constante de informações jornalísticas.

Para você compreender a importância do monitoramento de notícias em tempo real, mapeamos 4 benefícios da estratégia para profissionais que gerenciam a imagem de figuras públicas e de órgãos governamentais.

Mas lembre-se: as 4 dicas valem para qualquer nicho profissional. Afinal, o clipping de notícias é a base para entendermos o terreno no qual as marcas estão pisando.

1. Identificar notícias negativas

Em primeiro lugar, uma das vantagens de monitorar notícias em tempo real é a possibilidade de identificar conteúdos jornalísticos negativos.

Em muitos casos, a tendência é manter o foco apenas nas matérias positivas. Afinal, elas têm um impacto valioso para a reputação de figuras públicas e de instituições governamentais.

No entanto, os conteúdos negativos são tão importantes quanto os positivos. Aliás, podem ser considerados ainda mais relevantes, já que causam um abalo significativo na imagem de figuras públicas.

Afinal, os conteúdos negativos representam danos a todo o trabalho de comunicação que foi elaborado por profissionais de assessoria, por exemplo.

Por isso, temos de entender que é necessário identificar essas matérias na hora do monitoramento de notícias.

Para fazer isso, é possível aproveitar a estratégia de análise de sentimento. Ela nos ajuda a categorizar as notícias de acordo com o teor das matérias. Ou seja, neutro, negativo e positivo.

A partir do monitoramento de notícias em tempo real, você identifica os conteúdos negativos. Assim, pode construir ações de contingência para solucionar a fonte do gatilho da instabilidade.

3. Antecipar situações de crise

A análise de notícias também ajuda a antecipar situações de crise. Afinal, quando identificamos os conteúdos negativos, podemos verificar quais foram os gatilhos da instabilidade.

Assim, é possível analisar se esses gatilhos significam uma crise de imagem que está para acontecer, ou se é apenas uma situação de baixo impacto.

Dessa forma, o monitoramento de notícias em tempo real atua como um aliado para figuras públicas e instituições governamentais entenderem se o terreno no qual estão pisando está frágil.

Com o clipping, é possível entender os gatilhos e colocar um plano de gestão de crise para rodar antes da turbulência acontecer.

Afinal, a melhor forma de lidar com crises é contar com as ferramentas certas em todos os momentos. 

3. Detectar informações falsas

Outro benefício de monitorar notícias em tempo real é a identificação de notícias falsas.

As fake news podem abalar a reputação de figuras públicas de forma significativa. Afinal, segundo um estudo do MIT, elas se espalham 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras.

Além disso, conforme o estudo do Global Advisor: Fake News, divulgado em 2018, os brasileiros são a nacionalidade que mais acredita em fake news no mundo.

De acordo com os entrevistado, 62% admitiram já ter acreditado em uma notícia falsa.

Assim, precisamos ficar de olho nesses conteúdos que misturam fatos verídicos e boatos. Afinal, isso pode danificar a reputação de uma personalidade de forma significativa.

Então, o monitoramento de notícias surge como aliado para te ajudar a verificar se os conteúdos que estão sendo publicados no meio digital contêm boatos ou não.

E quando identificamos uma fake news com antecedência, podemos tomar decisões com agilidade e desmistificar as informações que não são verídicas.

4. Acompanhar movimentações políticas e econômicas

Quarta vantagem de fazer monitoramento de notícias em tempo real: acompanhar as movimentações políticas e econômicas.

Isso é algo essencial para figuras públicas como políticos e instituições governamentais.

Afinal, não podemos esquecer que estamos inseridos em um contexto político e econômico. Assim, qualquer mudança nesse cenário afeta os passos que podemos dar no dia a dia.

Além disso, as mudanças políticas que têm receptividade negativa com os cidadãos também podem afetar a imagem de uma figura pública. E isso ocorre por causa de associação de imagem, de votações, entre outras coisas.

Dessa forma, use o monitoramento de notícias como ferramenta para se manter atualizado em tudo o que está acontecendo ao seu redor, principalmente no contexto político.

Essa é a melhor forma da figura pública elaborar falas assertivas para entrevistas e evitar deslizes em comentários nas redes sociais.

Como fazer monitoramento de notícias em tempo real

Além de entender a importância do clipping em tempo real, é necessário saber como executar a estratégia com efetividade.

Para isso, é imprescindível contar com a ajuda da tecnologia. Afinal, se monitorar notícias manualmente de forma periódica já é complexo, imagine em tempo real.

Assim, saiba que existem alternativas que te ajudam a acompanhar conteúdos jornalísticos de forma instantânea. Uma delas é o Knewin Alerts, nosso app que envia alertas em tempo real.

O Knewin Alerts faz parte do nosso serviço de monitoramento, o Knewin Monitoring.

Com o serviço de monitoramento, você alinha as palavras-chave e as temáticas mais relevantes para o seu trabalho de comunicação.

Ou seja, nossa equipe constrói buscas noticiosas assertivas para atender às suas necessidades.

Além de contar com um clipping analítico e ágil, você também pode aproveitar as vantagens do nosso aplicativo.

O app te ajuda a monitorar notícias em tempo real na palma da sua mão. Ou seja, você não vai mais ser pego de surpresa por uma matéria negativa ou por alguma mudança política que aconteceu enquanto você estava em reunião.

Se você quiser conhecer o Knewin Alerts e os benefícios do app, entre em contato com a nossa equipe do Knewin Monitoring. É só clicar aqui.