O que a Inteligência Artificial está mudando na rotina das assessorias de imprensa?

Você já deve ter percebido como as tecnologias com base em Inteligência Artificial estão cada vez mais inseridas no nosso dia a dia. Com o passar dos anos, a tendência é que essa atuação se torne mais presente, impactando diretamente a nossa rotina dentro e fora do trabalho. 

Saúde, vendas, agronegócio e muitas outras áreas, como a comunicação, encontraram formas de usar a ferramenta para ganhar mais agilidade, assertividade e eficiência em seus processos.

No caso das assessorias de imprensa, o cenário não é diferente. As atividades que durante muito tempo foram executadas de forma analógica, como clipping, monitoramento, análise de dados, além da produção de releases e o follow up com jornalistas, passaram a contar com o apoio de novas tecnologias, antes desconhecidas.

A mudança é positiva, mas exige que os profissionais acompanhem a evolução do mercado, aprendam sobre as soluções e busquem formas de implementá-las. No entanto, o que mudou no dia a dia do assessor ou assessora de imprensa com essa busca incessante pelo uso da Inteligência Artificial? Confira a resposta nos próximos parágrafos. 

Algoritmos: como a aplicação pode mudar hábitos de leitura?

Você já deve ter ouvido falar neles, mas sabe realmente seu significado? São combinações de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de problemas em um determinado número de etapas. 

Na comunicação, os algoritmos podem ser usados para identificar os interesses e comportamento do seu público. Alguns possuem recurso de Machine Learning ou Aprendizado de Máquina, que estabelecem um padrão a partir do que os leitores estão consumindo, oferecendo textos similares a essas pessoas. É quando há uma seleção de assuntos e notícias de acordo com o seu perfil.

Saber como utilizar essa segmentação do comportamento é essencial para que os materiais das assessorias de imprensa alcancem os jornalistas e, consequentemente, os seus clientes no final dessa cadeia de divulgação.

Data Science: qual é o público que sua empresa pretende atingir?

Se a Inteligência Artificial ajuda os leitores a encontrar as notícias mais próximas do seu hábito de leitura, ela é um recurso para que as assessorias de imprensa e equipes internas de comunicação conheçam o público pronto para engajar com o conteúdo e os materiais produzidos por elas.

Isso reforça um argumento que temos trazido aqui no nosso blog há algum tempo: a tecnologia é apenas uma ferramenta. Contar com uma equipe preparada para extrair o máximo dessa solução é fundamental para garantir os melhores resultados. 

Portanto, com o monitoramento, levantamento e análise de dados é possível entender os hábitos e interesses, além de oferecer conteúdos personalizados e se adaptar às expectativas do público

A partir dessas informações, a estratégia de comunicação se torna muito mais efetiva, aumentando os índices de engajamento e conversão, além de otimizar o orçamento. Então, a Cultura Data-Driven e o uso inteligente de dados tornou-se essencial na rotina de um assessor de imprensa.

Robôs: o que o ChatGPT, Bard e outros robôs estão fazendo na rotina de assessores e jornalistas?

O uso de robôs para realizar algumas atividades dentro do trabalho já é uma realidade em muitos mercados. Na comunicação, eles podem ser usados de diferentes maneiras. 

Casos mais comuns, como o ChatGPT e Bard, soluções de Inteligência Artificial de linguagem natural, ajudam na apuração e na construção do conteúdo, a partir de um primeiro direcionamento de onde buscar as informações necessárias para o texto.

Também existem soluções com base em I.A. para monitorar, analisar e trazer insights para resolver problemas e conversar com determinados públicos. Dessa forma, criar um plano de atuação e até de gerenciamento de crise se torna muito mais simples do que você pode imaginar. 

Vale lembrar apenas de contar com um profissional especialista para revistar cada uma dessas estratégias e materiais produzidos, garantindo a eficiência e a veracidade do que será compartilhado no futuro. Dessa forma, sua empresa evita muitas dores de cabeça no futuro. 

Então, como a Inteligência Artificial pode facilitar a vida da assessoria de imprensa?

Aquela fase de pensar que a tecnologia substituiria as pessoas no mercado de trabalho já passou. O mercado mudou e nos mostrou como essas ferramentas podem otimizar a parte burocrática e qualificar os profissionais do segmento, já que há mais tempo para dedicar à estratégia do negócio.

A Inteligência Artificial segue evoluindo rápido e, inclusive, já pode redigir uma matéria, fazer um vídeo e criar imagens que são verdadeiras obras de arte. Essa evolução vem acontecendo muito rapidamente e precisamos estar preparados. A assessoria de imprensa pode se beneficiar dessa inovação ao mesmo tempo em que seus clientes também ganham com a solução.

Na verdade, redações, organizações, influenciadores digitais, jornalistas e demais profissionais da comunicação só têm a crescer ao “dar as mãos” para a tecnologia. Afinal, essa mudança já é uma realidade e não tem como voltar atrás.

Por isso, todos nós precisamos acompanhar as tendências, nos preparar e saber as formas de implementá-la no nosso dia a dia. Você que atua em assessoria de imprensa, já sabe como conectar a comunicação à sua estratégia de negócio para obter melhores resultados? Vale a reflexão.