O que é ROI e como usá-lo na sua estratégia de comunicação?

O Return Over Investiment ou Retorno Sobre Investimento é uma fundamental para as áreas de assessoria de imprensa ou a  equipe interna de comunicação mostrarem na prática como a sua atuação trouxe resultados positivos para a empresa. Mesmo sendo tão relevante, o ROI ainda gera dúvidas sobre as formas de mensuração, cálculo e também sua apresentação.

Leia também:

>> Como ir além da valoração e calcular ROI das ações de RP?

>> 5 formas de calcular o ROI na assessoria de imprensa

>> Quais os desafios de mensurar o ROI da comunicação?

Para ajudar a entender melhor esse conceito e como utilizá-lo na sua estratégia, nós preparamos este artigo. A seguir, falaremos mais sobre o ROI na área de comunicação e como ele pode apoiar a mensuração para saber se as iniciativas implementadas deram bons resultados. Aproveite a leitura!

O que é ROI?

Como você já sabe, é o Retorno Sobre Investimento que tem como objetivo mensurar quais foram os ganhos e perdas de uma empresa a partir de diferentes investimentos. 

Na área de comunicação, por exemplo, o ROI é um indicador que pode fornecer informações sobre o trabalho de conteúdo digital, assessoria de imprensa, investimento em campanhas, reforços na equipe, capacitação, contratação de ferramentas e muito mais. 

Com o ROI, é possível identificar quais investimentos podem ser otimizados para uma performance ainda melhor e aqueles que devem ser corrigidos para que os objetivos que foram determinados no início da estratégia sejam atingidos.  

Essa métrica é essencial porque permite mensurar como a comunicação contribui para os resultados da empresa. Baseada no ROI, a área de comunicação consegue planejar metas com base em resultados tangíveis e entender se é interessante ou não investir em determinadas ações.

Por que usar ROI na estratégia de comunicação?

Além de obter uma métrica mais prática sobre o sucesso da sua estratégia, o ROI é importante para os gestores da empresa ou os investidores do projeto terem mais segurança quanto a possíveis aplicações no futuro. 

Olhar para esse indicador permite que a área de comunicação estabeleça suas metas baseadas em resultados possíveis de serem alcançados, analisando – passo a passo – tudo o que foi desenvolvido, criado e implementado até aqui. 

Outro benefício do ROI é fazer uma previsão do tempo que esses investimentos levam para trazer um retorno. Resumindo, calcular o Retorno Sobre Investimento é importante porque:

  • É uma métrica bastante eficiente para entender a lucratividade do negócio;
  • Pode ser utilizado em diferentes estratégias de comunicação;
  • Chama a atenção de atuais e potenciais investidores com base em números;
  • Possibilita estabelecer as metas da área de comunicação com apoio dos dados;
  • Permite planejar cada passo com clareza do prazo necessário para o retorno.

Quando falamos em estratégias da área de comunicação e os resultados que podem ser atingidos, não basta apenas compreender o que é ROI. As pessoas responsáveis precisam saber como calcular e mensurar o Retorno Sobre Investimento. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Como calcular o ROI da área de comunicação?

Calcular ROI é uma atividade relativamente simples. Basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e dividir este resultado pelo investimento inicial. Por fim, multiplique o resultado por 100. Esse valor permite avaliar o custo-benefício da estratégia de comunicação para a empresa.

No entanto, hoje, medir o resultado da assessoria de comunicação vem exigindo mais envolvimento dos profissionais. Com a ascensão de novas plataformas de comunicação, como as redes sociais, os profissionais precisaram encontrar novas formas de calcular o ROI.

Métricas e valoração: como apresentar o valor da área de comunicação?

Além da valoração, é muito importante que as agências de assessoria saibam quais são os principais objetivos do negócio e os indicadores de performance, também chamados de KPIs. 

Existem algumas métricas que são básicas, como vamos mostrar a seguir. Mas é importante educar o seu cliente ou seus gestores para entender os rumos da estratégia. Assim, é possível gerar relatórios completos e com os melhores insights para novas ações de comunicação, trazendo mais competitividade e uma melhor tomada de decisão.

  • Pesquisa orgânica da marca no Google, por exemplo.
  • Visibilidade na imprensa, Share of Voice e análise qualitativa/quantitativa.
  • Repercussão da publicação em veículos relevantes para a marca.
  • Menções nas redes sociais: quem está falando da marca?
  • Interação com a marca após a conversão: medir se a empresa está construindo uma imagem de referência no mercado.
  • Análise de sentimento para monitorar o comportamento dos detratores e gerenciar crises.
  • Taxa de rejeição, pois ela ajuda a entender se as pessoas ficam no site.
  • Conversão em vendas. Afinal, as ações de comunicação precisam gerar negócios.

Veja mais sobre o tema no webinar a seguir: 

Quais são as principais métricas do ROI de comunicação?

Definir as melhores métricas faz toda diferença, mas pode ser um desafio para os profissionais de comunicação. Para ajudar você a monitorar e analisar os dados neste início de estratégia, nós trouxemos algumas referências. Veja mais:

  • Centimetragem e minutagem: custo de uma notícia  gerada por mídia espontânea em comparação com o valor do mesmo espaço na publicidade no veículo em que a notícia foi publicada.
  • Análise de sentimento do público e engajamento: para entender o reconhecimento da marca nas redes sociais. No entanto, lembre-se de usá-las vinculadas a outros dados para que não se tornem apenas “métricas de vaidade”. 
  • Leads: ao se certificar de que aquele conteúdo, de fato, impactou a audiência, a equipe interna ou assessoria de imprensa tem mais uma ferramenta para medir o ROI.
  • Conversão: essa métrica diz respeito ao acompanhamento do seu cliente, desde o momento em que se tornou lead até realizar uma ação determinada por aquela comunicação como o clicar em um link, baixar um material ou efetuar uma compra.
  • Taxa de rejeição: determinada pela porcentagem de visitantes que acessam o site e acabam deixando a página sem mudar para outra seção ou interagir com qualquer conteúdo.

As métricas vão muito além dos cinco itens citados acima. Existem outros critérios que podem ser considerados na mensuração do ROI em comunicação. Porém, a lista acima já é um ponto de partida.

Como a Knewin pode ajudar você?

Como você viu existem diversas maneiras de calcular o ROI da área de comunicação. A escolha de um método ou outro varia conforme a necessidade e o objetivo da empresa. Para acompanhar resultados em diferentes canais de comunicação é preciso contar com as ferramentas adequadas.

Hoje, contamos com diferentes ferramentas para organizar e analisar esses dados, como o Knewin News e o Knewin Social, para ajudar a calcular o ROI com muito mais facilidade.

Quer mais informações sobre o Retorno Sobre Investimento na assessoria de comunicação ou equipe interna de comunicação? Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos alavancar os resultados da sua marca.