Como usar uma plataforma de inteligência na sua estratégia de marketing

Se a sua marca ainda não conta com o apoio de uma plataforma de inteligência, lembre-se que o mundo é cada vez mais digital. Estamos na era dos dados. E isso demanda muita tecnologia para lidar da melhor maneira com o mar de informações que nos rodeia.

Aliás, entre tantas e tão rápidas alterações e toneladas de conteúdo, as empresas têm encarado diversas mudanças na hora de se comunicar com seus públicos.

E quem trabalha com comunicação e marketing enfrenta um desafio a cada interação com um consumidor.

Sem esquecer as mídias tradicionais, precisamos estar atentos a canais como Facebook, LinkedIn e Twitter, além de inúmeros outros pontos de contato, como os chats de atendimento e até mesmo as estratégias por e-mail marketing.

De forma resumida, tudo isso aumenta a responsabilidade das marcas, que precisam estar disponíveis onde e quando seu público demandar.

Assim, temos, hoje, um cliente cada vez mais bem informado, que exige agilidade e uma boa experiência – ou vai procurar a concorrência. Portanto, para melhorar a comunicação da sua marca, a inteligência é a chave.

Leia mais:
>>
Inteligência de mercado: decisões precisas e monitoramento de marcas
>> Knewin Social: configure o monitoramento de redes sociais em 3 passos

Por que usar uma plataforma de Inteligência?

Neste cenário de informações digitais e de interações ágeis com o consumidor, o uso de uma plataforma de inteligência faz toda a diferença para o posicionamento de uma marca.

Isso porque permite que você tenha acesso a dados bastante específicos do seu nicho de mercado, assim como das ações e novidades lançadas pelo seu concorrente.

O resultado é uma boa leitura do cenário de atuação em que o seu negócio está inserido.

Em outras palavras, esse é o melhor ponto de partida para realmente aperfeiçoar suas ações de marketing.

Inteligência significa orientar ações por dados

Com o uso da Inteligência, as decisões anteriormente tomadas em função de “achismos” ou palpites têm, agora, uma base muito mais sólida: o conhecimento trazido pelos dados relevantes, cruzados e analisados.

E essas informações abarcam o mercado como um todo: a marca, os clientes e a concorrência.

Assim, o monitoramento de todas as informações que possam auxiliar, de algum modo, no desenvolvimento da comunicação e de soluções para o seu negócio deve ser constante.

Mas isso não quer dizer que você precise de uma grande equipe de comunicação, ou que sua empresa tenha que despender grandes somas para encarar essa nova realidade dos dados.

O que estamos dizendo é que, para começar, sua empresa deve dar prioridade à captura e à análise das informações. A inteligência de dados deve vir em primeiro lugar. E é aí que a tecnologia mostra seu valor.

Você sabe que não há uma “fórmula para o sucesso” que funcione para todas as empresas. Além disso, qualquer negócio precisa encarar uma concorrência acirrada e um consumidor que está muito mais empoderado.

Por isso, você precisa encontrar os mecanismos certos para checar, avaliar e contextualizar informações relevantes para a tomada de decisão.

Dessa forma, pode descobrir com mais agilidade as respostas para as estratégias com o auxílio dos recursos de uma plataforma de inteligência.

Como usar a Plataforma de Inteligência nas estratégias de comunicação

O cenário do universo digital aponta diferentes caminhos rumo à eficiência, sempre usando a inteligência.

A análise dos dados do negócio e o cruzamento das informações realmente valiosas sobre o desempenho das suas ações e do concorrente devem ser o foco da sua atuação profissional.

Nesse contexto, ter o apoio de uma plataforma de inteligência permite que você passe a:

  • Utilizar melhor o tempo, priorizando as informações importantes.
  • Tomar decisões guiadas pelo que os dados indicam, sem perder tempo com coletas dispersas.
  • Avaliar contextos irrelevantes.
  • Resolver eventuais problemas com a ajuda de informações extremamente precisas.

Dessa forma, é possível, por exemplo, planejar e lançar ações de comunicação e acompanhar seu desenvolvimento e recepção.

Afinal, ao estudar os dados do mercado, você saberá se determinada iniciativa teve o sucesso esperado. E melhor ainda: vai conseguir decidir se é necessário reformular a ação ou mesmo abandoná-la.

Do mesmo modo, a captura, o cruzamento e a análise dos dados permitem que você entenda as demandas do seu público-alvo e consiga produzir conteúdos dirigidos para eles.

É possível prever cenários e antecipar problemas, gerar insights e mesmo ter uma melhor performance em períodos de gestão de crise.

Portanto, atuar com inteligência significa analisar informações e fazer pesquisas de dados muito relevantes para as estratégias de marketing do seu negócio.

Além disso, também significa entender quais ações podem performar melhor para atingir os seus consumidores e saber com que mensagem chegar até eles para conquistá-los.

Ou seja, é contar com o conhecimento que os dados oferecem para escolher os melhores rumos para uma campanha, atividade que pode se tornar muito mais prática com o auxílio de uma ferramenta de apoio para monitorar um volume de informações que só cresce.

Assim, qualquer empresa consegue alcançar rapidamente as informações relacionadas ao seu mercado, sejam internas ou externas.

No entanto, para isso, o trabalho de inteligência deve ser colaborativo, sistemático e em rede.

Por que o trabalho colaborativo é tão importante?

Quando falamos sobre colaboração, queremos dizer que os negócios, cada vez mais, precisam dar prioridade à cultura de análise de dados, com equipes que saibam atuar com diferentes capacidades analíticas e tecnologias preparadas para ajudar nesse trabalho.

Com elas, é possível aperfeiçoar o marketing das empresas, criando campanhas inspiradas pelos dados, acompanhadas e mensuradas em tempo real.

Afinal, apoiadas no conhecimento dos dados e no trabalho de uma plataforma de inteligência, as companhias podem desenvolver ações que tenham sucesso e tragam melhores resultados.

Então, se você deseja orientar as suas ações de marketing por dados assertivas, entre em contato com a Knewin e conheça a nossa plataforma de Inteligência.