Por que monitorar o setor de entretenimento é importante para a sua empresa

O setor de entretenimento é um segmento que vem passando por mudanças muito significativas causadas pela transformação digital e, em especial, por todo o impacto da pandemia, que teve início em 2020.

E, mesmo com a instabilidade causada pela crise global do novo coronavírus, as projeções para o setor são positivas. Conforme dados da PWC,  a indústria do entretenimento deve ter um crescimento de 2,47% ao ano até 2024 no Brasil.

Em meio a esse cenário, fica uma certeza: a valorização do entretenimento dentro de casa, as mudanças nos eventos presenciais, o crescimento nas assinaturas de serviços de streaming e as lives de artistas vieram para ficar.

E a melhor maneira de lidar com tudo isso é investir em monitoramento de mídias tradicionais e digitais para obter insights competitivos rápidos e confiáveis para a estratégia de comunicação da sua marca.

Ainda não está convencido disso? Então, continue a leitura do nosso artigo e descubra 5 motivos para monitorar notícias e redes sociais de forma estratégica agora mesmo!

Leia também:
>> Como investir em transformação digital na empresa de entretenimento
>> Match Social: a nova maneira de mensurar notícias nas redes sociais

5 motivos para empresas do setor de entretenimento monitorarem mídias

O monitoramento de mídias é a base para qualquer estratégia de comunicação de sucesso. Afinal, permite um olhar atento e analítico a todas as menções que são feitas sobre uma determinada marca.

Se antes da pandemia isso já era fundamental, imagine depois de todos os impactos causados pelo distanciamento social, pelas mudanças nos eventos presenciais e pelo crescimento no interesse por serviços de streaming.

Isso sem falar em todos os outros assuntos que já faziam parte do radar da equipe de comunicação das empresas do setor de entretenimento: gestão de reputação, análise da concorrência, social listening e visibilidade de marca.

Por esses e outros pontos, já não dá mais para ficar desatento à estratégia de monitoramento. E agora você vai entender o porquê as empresas de entretenimento precisam estar cada vez mais preocupadas com o assunto.

1. Análise de tendências

Não dá para negar que o setor de entretenimento mudou – e de forma muito acelerada pelas restrições causadas pela pandemia. 

Agora, cinema drive-in, plataformas de realidade virtual, lives, campeonatos de e-sports, serviços de streaming, festivais online, diversidade no elenco de séries, produtos virtuais e tecnologia móvel precisam fazer parte do vocabulário de qualquer marca desse mercado.

Afinal, todos esses termos se referem às tendências que temos encontrado na área do entretenimento. Inclusive, conforme o relatório da PWC que já citamos aqui no artigo, a pandemia apenas acelerou o processo que já vinha acontecendo no mercado, mas que estava caminhando a passos pequenos.

O problema é que acompanhar de forma contínua todas as tendências, nacionais e globais, pode  se tornar um processo complicado, já que existem outras demandas da equipe de comunicação. 

E é nesse ponto que o monitoramento de mídias atua como ferramenta para apoiar a estratégia da gestão das marcas do setor de entretenimento. 

Ao acompanhar o ecossistema de mercado a partir da análise de notícias e mídias sociais com o apoio da Inteligência Artificial, é possível detectar quais são as principais tendências que têm relação com a sua marca.

Dessa forma, obter insights e tomar decisões se tornam demandas mais ágeis, precisas e alinhadas à realidade do negócio.

2. Comportamento do consumidor e Customer Experience

Não é mais novidade que o relacionamento dos públicos com o setor de entretenimento mudou na pandemia, tornando-se cada vez mais indoor, sob demanda, personalizado e digital.

E se esse relacionamento impacta profundamente a forma como as empresas se posicionam no mercado, é fundamental que a equipe de comunicação se preocupe com o comportamento e o sentimento do público em relação aos temas sensíveis para as marcas.

Essa preocupação pode acontecer a partir da análise de como o público enxerga marcas, produtos e assuntos diversos, como novos apps de entretenimento, serviços de streaming ou eventos online.

Para exemplificar, temos o Clubhouse, app de bate-papo por voz que foi tema de um dos estudos que a Knewin organizou em 2021. 

No levantamento realizado com a nossa base de dados noticiosos e sociais, identificamos, a partir do comportamento dos brasileiros, que houve receptividade negativa do app pelo falta de acessibilidade e pela exclusão dos usuários de Android.

Outro exemplo de sucesso no entretenimento foi o BBB21, que acumulou mais de 25 milhões de tuítes entre a estreia e a final, conforme o monitoramento que fizemos desde o dia 25 de janeiro.

Essa análise do comportamento do consumidor mostrou como o reality fez parte da rotina dos brasileiros na pandemia e o sentimento em relação às temáticas que surgiram ao longo da transmissão, como cultura do cancelamento, além dos debates sobre racismo e xenofobia.

A partir desse olhar cuidadoso conquistado com a estratégia de monitoramento, as marcas do setor de entretenimento conseguem entender com muito mais precisão as expectativas, demandas e necessidades do público e das diferentes gerações.

3. Awareness e sentimento da marca

O monitoramento de mídias tradicionais e digitais também é um grande aliado para as empresas de entretenimento conhecerem de maneira aprofundada o awareness e o sentimento dos stakeholders.

E isso se justifica porque, segundo o investidor Warren Buffett, uma empresa leva 20 anos para construir uma boa reputação. Porém, em 5 minutos é possível destruir tudo o que foi desenvolvido ao longo do tempo.

Assim, o acompanhamento contínuo de menções sobre a marca em canais noticiosos e sociais permite que a equipe de comunicação consiga visualizar um panorama analítico sobre os principais pontos:

  • Quais são os canais em que a minha marca tem mais visibilidade?
  • Estou atingindo os meus stakeholders com eficiência?
  • Qual foi a receptividade do lançamento de um produto/evento/catálogo?
  • Quais variáveis meu público está valorizando nos produtos e serviços do mercado de entretenimento? 
  • Quais mudanças são necessárias para alinhar a visibilidade da minha marca à realidade digital da pandemia?
  • Qual é a qualidade da visibilidade da marca: negativa ou positiva?

Com essas informações em mãos, a tomada de decisão empresarial se torna muito mais ágil e qualitativa, garantindo que a marca dê os passos necessários para fazer gestão de reputação, aproximar-se cada vez mais dos públicos e conter crises com mais estratégia.

4. Posicionamento de concorrentes

No ecossistema e radar da equipe de comunicação, é necessário incluir a análise dos concorrentes. E isso não deve ser novidade para você, correto?

Afinal, o acompanhamento das ações da concorrência é imprescindível para analisar demandas do público que não estão sendo atendidas, como as outras empresas estão lidando com as mudanças da pandemia e como estão trabalhando temáticas como inovação e tendências.

Nesse sentido, o monitoramento é a alternativa mais eficaz para conseguir identificar o posicionamento de outras marcas do setor de entretenimento em tempo real e nos principais canais de visibilidade midiática e social.

Para exemplificar, temos um levantamento que fizemos com as soluções de monitoramento da Knewin sobre os principais players de streaming no Brasil. 

Empresas desse segmento tiveram crescimento de 320% no consumo entre 2019 e 2021 por causa da pandemia, conforme dados da Kantar Ibope Media.

Na análise de competidores, monitoramos a visibilidade midiática das seguintes empresas: Neftlix, Globoplay, Prime Video, Disney +, HBO Max e Crunchyroll, identificando os seguintes pontos:

  • visibilidade midiática entre janeiro e abril de 2021
  • picos de menções mês a mês
  • repercussão social dos players

Com esses dados, por exemplo, é possível garantir um olhar atento aos veículos que mencionam as outras empresas, às pautas sobre entretenimento que estão sendo emplacadas e o que as pessoas estão falando sobre essas marcas.

5. Acompanhamento de temas de interesse

Além de tendências, concorrentes e visibilidade da sua marca, o monitoramento de mídias também é um aliado do setor de entretenimento para apoiar o acompanhamento de temas de interesse para C-Levels.

Esses temas nada mais são do que pontos sensíveis para o posicionamento das marcas, como questões regulatórias, movimentações políticas e econômicas, inovação e tecnologia para a produtividade interna, ESG, causas sociais etc.

E, ao munir os executivos de informações confiáveis, a equipe de comunicação auxilia na obtenção de insights competitivos para todas as áreas da empresas, garantindo um olhar 360º e integrado aos objetivos do planejamento estratégico empresarial.

Até porque, segundo dados do Relatório Global de Comunicação de 2021, há crescimento de expectativa no posicionamento de marcas em relação aos temas sociais e políticos que interferem na sociedade. Para resumir, dos profissionais de comunicação e RP entrevistados:

  • 70% acreditam que há aumento na expectativa dos colaboradores em relação ao posicionamento da empresa.
  • 63% afirmaram que a forma como a marca se posiciona importa para o consumidor.
  • 60% disseram que a regulamentação governamental é um tópico para incluir no radar corporativo.
  • 59% enfatizaram o aumento na expectativa dos CEOs se posicionarem publicamente em relação às questões sociais.

Outras temáticas que também têm impactado o desempenho de negócios, seja qual for o segmento da marca, são: diversidade, valores empresariais, transparência nas respostas, posicionamento e ativismo.

Percebeu como o monitoramento de mídias já não pode mais ser deixado de lado na sua empresa ou ser feito sem qualquer estratégia ou apoio da tecnologia?

Então, para encontrar a solução de monitoramento mais adequada à sua empresa de entretenimento, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca.