Qual seria a correlação entre a pandemia da Covid-19 e as fake news? Essa foi a pergunta que guiou os reports especiais da Knewin sobre o novo coronavírus ao longo de 5 meses de 2020.
De 1º de março a 31 de julho, a equipe da Knewin se dedicou a monitorar e analisar diariamente as notícias relacionadas à Covid-19 e às notícias falsas em 4 países da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Argentina.
Além disso, também cruzamos essas informações monitoradas com os números oficiais de cada país, bem como com as medidas anunciadas pelos governos.
Por que iniciamos o Projeto sobre Fake News Vs Covid-19
Um dos nossos propósitos é tornar a informação útil e acessível aos nossos clientes. Em tempos de fake news, isso é fundamental para apoiar marcas na tomada de decisão e para evitar a disseminação de desinformação, principalmente no contexto de uma crise de global de saúde pública e com impacto local.
Aliás, um pouco antes do novo coronavírus chegar ao Brasil, a Knewin fez um levantamento sobre a repercussão do termo fake news na imprensa brasileira entre janeiro de 2017 a janeiro de 2020. O resultado obtido foi que as menções sobre esse assunto cresceram 96% nesse período.
Isso fez com que a nossa equipe ligasse um alerta quando os primeiros casos de Covid-19 começaram a ser notificados de forma oficial no Brasil. Assim, nos perguntamos: será que vai haver uma correlação entre o aumento dos números do novo coronavírus no país e a disseminação de notícias falsas?
Com o tempo, iríamos notar que sim, essa correlação existiria. Inclusive, observaríamos que seriam criadas diversas iniciativas para combater as notícias falsas sobre a pandemia e que a população brasileira ficaria mais consciente sobre o assunto.
Por exemplo, 52,5% dos entrevistados do levantamento da NZN afirmaram que passaram a ter mais cuidado com a veracidade dos conteúdos que consomem no meio digital.
Acesse os balanços do Projeto, com as principais notícias e medidas, clicando nos links abaixo:
Como foi feito o Projeto Covid Vs Fake News da Knewin
A partir da pergunta relacionada à correlação entre notícias falsas e casos do novo coronavírus, a equipe da Knewin selecionou 4 países da América Latina para fazer o levantamento diário: Brasil, Argentina, Colômbia e México.
Com isso, dividimos o estudo em duas etapas: monitoramento de notícias e organização dos dados oficiais (casos, óbitos e medidas anunciadas pelo governo)
1. Monitoramento de notícias
Para fazer o monitoramento das notícias nos 4 países de forma otimizada e abrangente, utilizamos o Knewin News, nossa ferramenta self-service para monitorar e analisar conteúdos jornalísticos em formato impresso, online, rádio e Tv.
Na plataforma, criamos uma busca automatizada para cada país, filtrando com palavras-chave relacionadas à Covid-19 e às fake news e por idioma. Confira o exemplo abaixo da pesquisa do Brasil.
Essa busca automatizada fica salva na plataforma. Com isso, a equipe da Knewin monitorava diariamente as notícias, exportando os conteúdos em excel para, assim, analisar as principais pautas relacionadas à pandemia e às fake news.
Saiba mais sobre o Knewin News clicando aqui.
2. Organização dos dados oficiais
Para fazer o cruzamento das notícias monitoradas com dados oficiais, a nossa equipe, inicialmente, mapeou os canais que estavam sendo utilizados pelos governos para anunciar números de casos e medidas.
Para o Brasil, usamos o site oficial do Ministério da Saúde para acompanhar as últimas medidas e o Dashboard disponibilizado pelo governo para anunciar números de casos, óbitos, suspeitos e, futuramente, curados.
No caso do México, acompanhamos as medidas oficiais no site do governo e no canal do Youtube da Secretaria de Saúde, que divulgava em formato de vídeo os números oficiais.
Para a Argentina, monitoramos as medidas no site oficial do governo, que divide o assunto em duas categorias: boletins diários (com os últimos números da pandemia) e as últimas medidas do governo.
Por sua vez, para acompanhar as informações da Colômbia, monitoramos o Twitter do Ministério da Saúde, canal oficial utilizado pelo governo para informar a população sobre o aumento de casos e as medidas e iniciativas que estavam sendo tomadas para conter a pandemia.
A partir desses dados, eram criados reports para trazer, de forma clara e objetiva, as principais notícias, números e medidas de cada país. Se você não acompanhou esses reports, basta clicar aqui e acessar a nossa página especial do Projeto.
Resultados obtidos com os Reports especiais Covid Vs Fake News
Ao longo de 5 meses, a equipe da Knewin monitorou e analisou mais de 149 mil notícias relacionadas à pandemia e às notícias falsas nos 4 países da América Latina.
Além disso, acompanhou a quantidade de casos e óbitos, que foram aumentando de forma considerável ao longo de 2020, e fez o cálculo de correlação entre os assuntos.
O cálculo de correlação se baseia nos seguintes parâmetros para análise dos resultados:
- 0.40 a 0.69: Correlação Moderada
- 0.70 a 0.89: Correlação Forte
- 0.9 a 1: Correlação Muito Forte
Abaixo, vamos detalhar os resultados que obtivemos em cada país de março a julho de 2020.
– Brasil
De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 2 a 2.662.485. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 92.475.
Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 126.859 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 829,14 menções por dia.
Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,92, mostrando uma correlação muito forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa brasileira.
Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.
– Argentina
De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 191.302. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 3.543.
Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 7.272 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 47,52 menções por dia.
Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,70, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa argentina.
Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.
– México
De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 424.637. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 46.688.
Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 13.380 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 87,45 menções por dia.
Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,81, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa mexicana.
Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.
– Colômbia
De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 295.508. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 10.105.
Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 1.815 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 11,86 menções por dia.
Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,72, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa colombiana.
Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.
Com esses resultados, a Knewin oficializa o encerramento do Projeto Especial Covid-19 Vs Fake News e reforça a necessidade dos profissionais de comunicação e das marcas se manterem sempre atentos ao monitoramento de notícias, especialmente em momentos de crise como tem sido o contexto da pandemia do novo coronavírus.
Para manter a sua marca sempre atenta e facilitar o processo de tomada de decisão, conte com o apoio do Knewin News. Solicite uma demo gratuita e conheça o potencial do monitoramento de mídias automatizado e centralizado.