Como a tecnologia ajuda a reportar resultados para o cliente

Um ditado popular muito conhecido no país diz que os fins justificam os meios. No caso da assessoria de imprensa, podemos identificar os meios como o momento da divulgação e o fim como os resultados obtidos a partir deles. Artigos, sugestões de pauta e releases são apenas alguns desses meios. Mas para fazer a pauta acontecer, existe uma série de processos envolvidos. A dúvida chega no momento de reportar resultados ao cliente: como fazer isso da melhor forma possível? Afinal, quando falamos em assessoria de imprensa, não são apenas os resultados que precisam ser vistos.

Existem uma série de atividades diárias, como o follow com a redação e a leitura dos principais jornais e sites de notícias. E esses esforços nem sempre resultam em clipagem, assim como as reuniões de alinhamento de pautas, as entrevistas ou  redação dos materiais para divulgação.

Além de reportar resultados, é importante que você, assessor de imprensa, deixe claro todo o esforço que esteve por trás daquele volume de inserções.

Neste post, vamos mostrar algumas ferramentas e como a tecnologia pode ser um aliado na hora de reportar resultados.

4 formas de reportar resultados na assessoria de imprensa

1. Mostre o processo: Trello e Asana

Aplicativos de organização de tarefas são ótimos para que o cliente e o próprio assessor possam ter uma ideia do que está acontecendo no projeto. Entraves e pendências ficam registrados nessas ferramentas. Além disso, é possível observar as demandas que podem entrar no fluxo de trabalho e as divulgações finalizadas.

A vantagem desse tipo de ferramenta é que o fluxo é totalmente personalizável, sendo adaptável para cada projeto. Adicionalmente, é possível criar uma “pasta”, ou board, para cada cliente. Outra vantagem é que tanto o Trello quanto o Asana são gratuitos. Isso quer dizer que são bastante simples de adicionar na rotina de trabalho de uma agência.  

No momento de reportar resultados de assessoria para o cliente, fica fácil de criar um relatório a partir das informações inseridas nos aplicativos. Além disso, o próprio fato de ser uma referência visual já ajuda no momento de mostrar o que deu certo e o que não deu.

2. Acompanhamento dos resultados: ferramenta de clipagem

Já falamos algumas vezes no blog sobre as vantagens de utilizar uma clipadora para pesquisa de pauta, acompanhamento de informações do mercado, busca por dados etc. Mas a sua principal função é o acompanhamento das publicações.

Quando ela vem com a capacidade de gerar relatórios automaticamente, todo o processo de reportar resultados acaba ficando ainda mais fácil. Essa facilidade faz com que a ferramenta de clipagem se torne cada vez mais comum nas agências de comunicação.

3. Avaliação do impacto: Google Analytics

Resultados podem ser avaliados também segundo as métricas geradas pelos acessos e interações com sites e redes sociais. O Google Analytics chega como uma ferramenta para fazer essa avaliação. Ele mostra como a divulgação atraiu visitantes, gerou contatos comerciais e impactou as curtidas no Facebook, por exemplo. É, de modo geral, uma tecnologia poderosa para reportar resultados.

4. Reunião de acompanhamento 

Falamos de algumas tecnologias que ajudam o momento de reportar resultados ao cliente, mas nada substitui uma conversa semanal ou mensal com o cliente.

A reunião de acompanhamento é uma ótima opção, já que permite retomar os principais pontos do relatório mensal, ou realizar um resumo do que aconteceu no mês, abordando os pontos positivos e os negativos. Nesse momento, também é possível combinar os próximos passos e divulgações a serem realizados.

O que achou das nossas dicas tecnológicas para ajudar a reportar resultados aos seus clientes? Você já utiliza alguma delas na sua rotina? Deixe um comentário abaixo!