Retrospectiva 2020: 10 conteúdos da Knewin para ler antes do ano acabar

retrospectiva 2020

Já estamos na contagem regressiva para 2021. E, como já se tornou tradição aqui na Knewin, trouxemos a retrospectiva 2020 com os melhores conteúdos que publicamos ao longo do ano sobre comunicação digital e marketing.

Neste ano tão atípico e que chacoalhou planejamentos e estratégias, elaboramos artigos e materiais ricos para apoiar profissionais no cuidado com reputação e gestão de marcas, mantendo o olhar sempre atento às necessidades dos consumidores em um período de crise global e com impacto local.

Então, para este artigo, selecionamos os 10 melhores conteúdos publicados por aqui em 2020. Confira!

Confira a retrospectiva 2020 do blog da Knewin

>> Acompanhe os nossos conteúdos em 2021 assinando a nossa Newsletter

#1 – [Estudo] Black Friday 2020: o buzz nas redes sociais e na imprensa

O primeiro conteúdo da nossa retrospectiva 2020 é o estudo que fizemos sobre a Black Friday, um evento tão esperado por marcas e consumidores no fim de novembro.

E, como este foi um ano atípico, com mudanças drásticas no dia a dia do brasileiro, os hábitos de consumo também sofreram impactos significativos, especialmente quando falamos sobre e-commerces e apps de delivery.

Pensando neste cenário da pandemia, buscamos entender como seria um dos maiores eventos do varejo no país em um contexto essencialmente digital.

Com o apoio das nossas plataformas Knewin Social e Knewin News, construímos um estudo completo sobre a Black Friday 2020, com análise de redes sociais, da imprensa e do Google Trends.

Quer saber mais? Clique aqui e confira o estudo na íntegra.

#2 – [Kit] Marketing de resultados: gerando oportunidades reais

Pensando nos desafios que os profissionais de Marketing podem enfrentar na era da informação digital e em outras questões, a Knewin, em parceria com a Exact Sales, organizou em 2020 o Kit “Gerando oportunidades reais com o Marketing”.

No kit que faz parte da nossa retrospectiva 2020, você vai encontrar materiais ricos e artigos sobre assuntos como:

  • Os segredos para aumentar a conversão de leads em vendas
  • Como integrar o funil de Marketing e Vendas para gerar mais resultados 
  • A relação entre Data Driven e Marketing Intelligence
  • Como analisar dados para melhorar sua performance

Para acessar o Kit completo, basta clicar aqui.

#3 – [Guia] Gestão de marcas: como usar os dados para melhorar performances

A coleta e a análise de dados são ferramentas fundamentais para construir estratégias bem elaboradas e melhorar resultados de negócios.

Com isso em mente, a Knewin elaborou um guia sobre como os dados são os melhores aliados para melhorar a performance de empresas, garantindo mais competitividade em um mercado tão veloz e acirrado. Em nosso guia, você vai descobrir:

  • Como utilizar o potencial transformador da análise de dados.
  • Quais são as diferenças entre análise de dados vs Data Science.
  • Como melhorar a performance de marcas com os dados.
  • Habilidades e diferenciais de marca adquiridos a partir da interpretação de dados.

Ficou interessado? Clique aqui e faça o download.

#4 – [Ebook] Plano de gerenciamento de crise: 8 passos

O gerenciamento de crise ainda é um tema delicado de ser abordado. No entanto, é algo essencial, especialmente no contexto que vivemos ao longo de 2020.

Afinal, a construção da reputação de uma marca pode levar anos para ser feita, mas pode ruir facilmente sem um olhar estratégico e cuidadoso.

Aliás, dependendo da abordagem adotada pelo profissional de RP, comunicação ou marketing, a situação pode melhorar ou, então, se agravar.

Assim, para auxiliar os profissionais de comunicação em períodos de crise, elaboramos um e-book com 8 passos simples para conter instabilidades e evitar deslizes na reputação de marcas. Em nosso material rico, você irá entender que:

  • todas as empresas estão vulneráveis às crises no contexto digital.
  • não podemos deixar para gerenciar crises apenas quando elas estiverem instaladas.
  • existem 8 passos que auxiliam na construção de um plano de gerenciamento de crise efetivo.
  • é possível dar passos estratégicos e proteger a reputação das marcas.

Clique aqui e baixe o ebook completo da nossa retrospectiva 2020.

 #5 – [Guia] Assessoria política: Tudo sobre monitoramento de mídias antes, durante e após as eleições

Do rádio à TV, dos jornais aos sites – e, agora, também pelas redes sociais – , o marketing político vem sendo aprimorado a cada nova eleição. Vimos isso em 2018, em 2020 (em um contexto completamente atípico) e veremos em 2022, na próxima corrida presidencial.

E o monitoramento contínuo tem sido a principal ferramenta para captar informações de todo esse universo comunicacional, potencializar estratégias e promover uma comunicação ativa entre o candidato e a sociedade.

Então, na nossa retrospectiva 2020 não poderíamos deixar de lado o nosso Guia gratuito de assessoria política, com tudo sobre monitoramento de mídias antes, durante e após as eleições.

No material, você terá acesso às principais estratégias do marketing político e do monitoramento contínuo de informações.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Clique aqui e baixe o guia.

#6 – [Artigo] Social Listening: como colocar em prática em agências de comunicação

O Social Listening é uma das ferramentas que mais auxiliam no relacionamento entre marcas e públicos. Afinal, ele permite uma escuta atenta e cuidadosa ao que as pessoas estão falando em diversos canais, principalmente as mídias sociais.

E quando falamos sobre o trabalho de agências de comunicação, esse é um ponto que precisa fazer parte do serviço oferecido aos clientes, com o objetivo de fortalecer as diferentes estratégias de gestão de marcas.

Para te ajudar a colocar o Social Listening em prática na sua agência, incluímos na retrospectiva 2020 um artigo com as principais informações sobre essa ferramenta. Que tal ficar atento e aprimorar as ações dos seus clientes em 2021?

Clique aqui e leia o artigo completo.

#7 – [Artigo]  Monitoramento da concorrência e benchmarking pela melhoria contínua

Conhecer o próprio negócio é essencial, mas analisar a concorrência é tão importante quanto. E essa é uma premissa que qualquer profissional de comunicação e marketing deveria levar em conta, sabia?

Afinal, entender as fraquezas e forças da marca é algo que ajuda a construir estratégias eficazes. No entanto, é a partir do monitoramento das ações da concorrência e do benchmarking que podemos praticar a melhoria contínua.

Até porque acompanhar o que acontece em seu segmento pode dar a vantagem para desenvolver seu negócio, conhecer as melhores práticas do mercado e mapear tendências.

Saiba mais sobre monitoramento de concorrência e benchmarking em nosso artigo clicando aqui.

#8 – [Artigo] Monitoramento de dados: do clipping às plataformas de inteligência

O trabalho de comunicação e de RP se transformou ao longo do tempo, principalmente por causa dos novos canais digitais de interação entre marcas e consumidores.

Nesse contexto, o monitoramento de notícias, também conhecido como clipping, sofreu mudanças e se tornou cada vez mais estratégico e valioso para a imagem de empresas.

Se antes era um simples recorte de jornais e revistas, hoje o monitoramento assume um papel analítico, fornecendo dados de imprensa e de redes sociais para o desenvolvimento de boas estratégias e a prevenção de possíveis crises.

Saiba mais em nosso artigo da retrospectiva 2020 clicando aqui

#9 – [Artigo] Neuromarketing: entenda o comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor não é algo fácil, mas é um dos pilares para garantir o sucesso da gestão de marcas em tempos de redes sociais.

E é nesse contexto que o neuromarketing surge como uma virada de chave para ajudar os profissionais de marketing e comunicação a compreenderem melhor as particularidades de cada público.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 8 estratégias de neuromarketing para a sua gestão de marcas no artigo do nosso blog.

Clique aqui para ler o conteúdo.

#10 – [Artigo] Por que monitorar notícias em ano de eleição é tão importante?

Para fechar a retrospectiva 2020 da Knewin com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar sobre marketing de influência.

Na era das redes sociais, as marcas têm possibilidades diversas para divulgar produtos e serviços. E o marketing de influência faz parte das estratégias que mais otimizam as ações de comunicação e marketing.

Afinal, os influencers mantêm um relacionamento de confiança com o público. E você sabe que as pessoas levam em conta as opiniões dos influenciadores favoritos na hora de comprar um produto ou de contratar um serviço.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: como aproveitar de forma efetiva o marketing de influência na gestão da sua marca? É o que você vai entender no artigo do nosso blog!

Para estar sempre atualizado com nossos conteúdos estratégicos sobre comunicação digital e marketing, assine a nossa newsletter.