Share Of Voice: como medir a visibilidade da sua marca

Você já ouviu falar em Share Of Voice? O conceito tem surgido cada vez mais entre as métricas de comunicação, tornando-se uma das referências  para os profissionais que atuam nas equipes de assessoria de imprensa ou internamente nas empresas.

Leia também:

>> Share of search: como usar o indicador na estratégia de comunicação

>> Como ir além da valoração e calcular ROI das ações de RP?

>> A melhor maneira de medir o resultado de mídia espontânea nas mídias sociais

Segundo uma pesquisa divulgada pela Nasdaq, 96% dos CCOs acreditam que as empresas devem medir o Share of Voice. Para essas lideranças na área de comunicação, o indicador é avaliado como um dos mais importantes na busca por melhores resultados.

Ao longo deste artigo, você encontrará as principais informações para trabalhar essa estratégia dentro do seu planejamento. Vamos lá?

O que é Share Of Voice?

SOV é uma métrica que mostra qual é “fatia” ou “pedaço” de visibilidade de uma determinada marca ou empresa nos veículos e plataformas de comunicação dentro do seu segmento. Ele serve para mensurar, analisar e até comparar com os concorrentes de mercado, o alcance da voz da sua marca para entender a relevância no seu segmento. 

Quem pode adotar o Share Of Voice?

Na maioria dos casos, o SOV é usado para medir os resultados no monitoramento de redes sociais. No entanto, ele também pode ser aplicado no clipping, em veículos tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas e até plataformas de conteúdo digital como blogs, canais de vídeo e podcasts. 

Afinal, o Share Of Voice não é algo novo 

Na realidade, ele já vem sendo usado há algum tempo pelas equipes de comunicação, marketing e até assessorias de imprensa. O objetivo é entender quantas menções um produto, serviço ou marca recebeu no seu mercado. 

Mais do que considerar como a empresa se posiciona no setor, o Share Of Voice ouve o que o mercado, a imprensa, os clientes ou os concorrentes dizem sobre ela. E isso vale para todas as plataformas ou formatos de conteúdo, seja dentro ou fora do ambiente digital.

Saiba como medir o Share Of Voice

Se a Empresa X teve 10 mil menções em 30 dias, ou 1 mês, e os seus concorrentes juntos tiveram 20 mil, o total do mercado é 30 mil. Com esse número em mãos, é preciso dividir a quantidade de menções da Empresa X pelo valor total. Ou seja, 10.000/30.000. 

O resultado será aproximadamente 0,33. Então, multiplique esse valor por 100. Pronto.

A Empresa X corresponde a 33,3% do share of voice no seu mercado durante o período analisado. Para saber se o valor é importante, é preciso comparar com o resultado dos concorrentes.

Share of Voice = Visibilidade da marca / Visibilidade total do mercado 

O SOV indica quanto a marca aparece, é conhecida e faz parte das conversas. Quanto mais espaço a empresa conquistar na vida das pessoas, mais tende a ser reconhecida e lembrada. Portanto, maior a tendência a ganhar o reconhecimento de marca.

Além disso, o Share Of Voice traz uma visão comparativa de mercado. Vale ressaltar que uma empresa disputa a liderança do setor, as vendas, o investimento e a fidelidade dos clientes com outras. Por isso, é fundamental saber tudo o acontece à sua volta.

Dicas para ampliar o Share Of Voice da sua marca

É importante adotar algumas estratégias que aumentem a visibilidade da marca e preencham espaços que poderiam ser ocupados pelos concorrentes. 

Iniciativas de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Assessoria de Imprensa, Relacionamento com Influenciadores e outras medidas que podem levar a uma marca ainda mais longe dentro do seu mercado. Para isso:

  • Crie uma experiência relevante e valiosa para os seus clientes.
  • Ofereça conteúdo rico, de qualidade e que faça diferença.
  • Foque no engajamento do público. Interação é muito importante.
  • Pense em ações de buzz e faça as pessoas conversarem sobre a sua marca.
  • Atenção para as iniciativas de PR. 
  • Não se esqueça das campanhas e anúncios em mídias digitais.

Lembre-se que Share Of Voice não é sobre a voz da sua marca, mas as percepções dos atuais clientes, dos concorrentes, da imprensa e também de outras pessoas. Olhar para essa métrica significa entender a visibilidade sobre a empresa dentro do seu segmento.

Share Of Voice: o que monitorar?

Definidos os canais de comunicação que devem ser monitorados para se obter um melhor Share Of Voice, é importante ressaltar o que procurar dentro deles. Claro que esses KPIs devem ser determinados dentro da estratégia de cada modelo de negócio. 

Mesmo assim, existem três pilares que podem direcionar os pontos de análise mais relevantes para a estratégia da empresa. São eles: 

Análise de concorrência

Saber quem são os competidores e o que eles estão fazendo é primordial para qualquer empresa que deseja resultados sustentáveis. Isso porque, a partir da análise da concorrência, a marca pode medir seu próprio desempenho, compará-lo e observar tendências de mercado. Essa observação permite obter insights valiosos de como se apresentar e se relacionar com seus públicos-alvo. 

Marcas

Monitorar e analisar as marcas vai além dos seus concorrentes tradicionais. Com o avanço de cross-industry e a criação de ecossistemas em diversos mercados, é comum que empresas consolidadas em segmentos diferentes criem produtos ou serviços que concorram com negócios de mercados completamente diferentes do qual você faz parte. 

Sentimento

A partir de uma categorização em neutro, negativo e positivo, podemos entender a visibilidade de uma empresa e a qualidade do relacionamento com o público. Para evitar que essa estratégia se torne um gargalo, conte com a tecnologia. Existem ferramentas que automatizam a categorização de sentimentos das menções em redes sociais e na imprensa. Como as nossas soluções, por exemplo:

Tecnologia da Knewin e Share Of Voice

Acompanhar o que acontece nas redes sociais, veículos de comunicação e demais canais digitais dos seus concorrentes permite à empresa uma leitura mais completa sobre as oportunidades do mercado e as possíveis crises no segmento. 

Com essas informações, as empresas obtêm agilidade e assertividade em um posicionamento ou uma resposta necessária de seus stakeholders.  

Procure usar esses aprendizados para evoluir os resultados. Diante de muitas possibilidades, você só precisa conhecer o meio e monitorar as métricas certas. Para saber como colocar essa estratégia em prática, fale com nossos especialistas. 

Descubra como podemos potencializar os resultados da sua empresa.