Tendências 2021: o que esperar para comunicação e marketing

A pandemia chacoalhou os planejamentos de comunicação e marketing da maioria das empresas ao redor do mundo. Ainda não entendemos plenamente suas implicações em longo prazo, mas o que está claro é que os planos já transformaram de acordo com a maneira como os consumidores pensam e agem. Então, o que esperar de 2021 em termos de tendências para esse setor? 

Com o mundo de comunicação e marketing em constante mudança, as marcas não têm outra opção a não ser ficar por dentro das novidades para estabelecer uma forte conexão com seu público e suprir suas necessidades. Neste artigo, mapeamos 10 tendências previstas para 2021, apontadas por pesquisas e análises globais.

1. Posição Zero no SERP 

Devido ao crescimento contínuo das pesquisas em dispositivos móveis e por voz, a forma como as pessoas usam os mecanismos de busca está mudando.

Sendo assim, apenas ser o primeiro nas páginas de resultados já não é mais o santo graal do Search Engine Optimization (SEO). O objetivo, agora, é a “posição zero”, um trecho em destaque localizado acima dos resultados da pesquisa. 

2. Pesquisa por voz 

“Ok, Google”, “Siri!” ou “Alexa!” são algumas das expressões que vamos ouvir cada dia mais daqui para a frente. A pesquisa por voz é considerada uma tendência em plena ascensão, à medida que mais pessoas estão adotando essa facilidade em suas rotinas diárias.

Com falamos há pouco, é importante lembrar que essa tendência altera significativamente a forma como se buscam informações.

Então, trabalhe o SEO e certifique-se de que o conteúdo da sua marca possa ser encontrado com palavras-chave de cauda longa, otimizado para questões reais, para que o Google entenda que o conteúdo é relevante para ser o resultado número 0. 

3. Videos curtos

Se o Tiktok, a plataforma chinesa de vídeo de formato reduzido, ainda não entrou nos planejamentos da sua marca, é bom estar atento. O app teve um crescimento exponencial em 2020, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads

Boa parte do sucesso é atribuído às medidas de distanciamento social, mas também devido à popularidade crescente de vídeos curtos. Os consumidores desejam que as informações sejam rápidas, envolventes e fáceis de consumir, e esse formato preenche todas essas lacunas.

4. Podcasts na estratégia de comunicação e marketing

Os podcasts realmente se destacaram este ano e não parece haver sinais de desaceleração. Em abril de 2020, havia, em média, 30 milhões de episódios de podcast disponíveis para transmissão. Esse número impressionante é ainda mais destacado pela comparação com os 18,5 milhões de episódios de podcast em 2018. 

Os podcasts são uma maneira conveniente para os consumidores obterem informações durante seu deslocamento diário, enquanto treinam, cozinham ou em outros momentos em que a leitura pode ser difícil. Isso sem se esquecer do apelo do toque pessoal e autêntico do conteúdo sonoro. 

>> Aproveite e conheça o nosso podcast, o Knewin Talks!

5. Foco na experiência do cliente

Segundo o levantamento da The CMO Survey, da Salesforce, 84% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços – eram 80% em 2018. 

>> Por falar nisso, temos um artigo completo sobre como a satisfação do cliente pode gerar mais receita 

O foco na experiência do cliente também passa pelo uso de tecnologias que facilitam a jornada de compra, como realidade aumentada (RA).

Exemplo disso é a Ikea, uma empresa de origem sueca que projeta e vende móveis e itens para a casa. Ela foi uma das primeiras marcas a implementar a RA em seu aplicativo nativo. Com esse recurso, o usuário pode visualizar como ficaria um móvel vendido na loja em sua casa. 

6. Personalização 

O simples e-mail personalizado com o primeiro nome do cliente já não impacta mais. Em vez disso, como sugere o estudo da Salesforce, os profissionais de marketing devem entregar “mensagens e ofertas que ressoem com as necessidades e expectativas exclusivas de cada indivíduo”.

Para obter os insights profundos necessários para personalizar a experiência do cliente, o uso de inteligência artificial (IA) aumentará. 

Além disso, o uso de dados, aliado à capacidade analítica, orientará as marcas a respeito das decisões que mais impactarão na experiência personalizada do cliente. Isso é ainda mais importante em um cenário em que 79% dos consumidores se sentem frustrados quando o conteúdo do site que estão visualizando não é personalizado para eles. 

7. Monitoramento integrado de mídias 

Analisar o público e entender como e por que as pessoas se conectam à sua marca são grandes vantagens competitivas, ainda mais na era da instantaneidade digital. Na prática, isso quer dizer que só com o monitoramento integrado de mídias, incluindo notícias e redes sociais, é possível ter um marketing mais eficiente, identificar tendências de mercado, encontrar oportunidades de negócios e otimizar a experiência do cliente. 

>> Leia também: Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes 

Com a análise de dados em mãos, é possível tomar decisões mais estratégicas para a marca, reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas, ficar de olho na concorrência e, assim, ser mais competitivo. Ou seja, essa tendência tem tudo para ficar ainda mais em voga em 2021! 

8. Recurso de compras 

Se você tem um e-commerce e ainda não otimizou a conta da sua empresa nas redes sociais para compras, está perdendo dinheiro. Esses canais representam grandes oportunidades de negócios. Para se ter uma ideia, 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo. 

É por isso que você precisa fazer o melhor para aprimorar sua presença nas redes sociais. Uma boa maneira de fazer isso é marcar produtos em postagens e stories para incentivar o comportamento de compra e tornar mais fácil para os usuários adquirirem diretamente.

9. Diversidade na comunicação e marketing 

Pode parecer que esse é um assunto passageiro, mas as pesquisas apontam o contrário: 80% dos consumidores esperam mais diversidade e representatividade em campanhas publicitárias, revelou a Visual GPS, da Getty Images com a YouGov. 

E quando falamos em uma comunicação mais inclusiva, não se restringe a incluir diferentes etnias, origens e aparências nas campanhas publicitárias.

Afinal, 60% dos entrevistados preferem comprar de companhias que foram fundadas ou sejam representadas por pessoas como elas. Isso é ainda mais latente para os consumidores da geração Z, especialmente as mulheres. 

>> Veja esta pesquisa também: Geração Z quer marcas mais engajadas digitalmente 

É preciso lembrar que, por mais que esses públicos não se sintam representados, eles consomem –  e muito! Fazendo dois recortes específicos, vemos que o poder de compra da comunidade global LGBTQIA+ gira em torno de US$ 3,6 trilhões; e as mulheres chinesas controlam 80% do consumo das famílias, segundo o Instituto Ipsos

10. Humanização no atendimento 

Temos muitas tecnologias disponíveis quando o assunto é atendimento ao consumidor, mas elas estão longe de dispensar um contato mais humanizado – mesmo que feito digitalmente.

Um atendimento mais empático e que resolva facilmente os problemas do cliente está em linha com a melhoria da experiência do consumidor e com a personalização. 

A parte boa é que uma grande parcela das empresas já está ciente disso. Conforme a pesquisa O Cenário dos SACs no Brasil, as marcas compreendem que aprimorar a experiência do cliente (63%) e elevar sua satisfação (57%) são os principais desafios do setor.

Entregar o básico já não é mais suficiente para um consumidor que compara experiências tidas em diferentes serviços. 

Quer ficar por dentro das tendências do mundo da comunicação e do marketing? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em primeira mão.