Como investir em transformação digital na sua seguradora

Na era digital, o compromisso das empresas com o consumidor se transforma. O avanço da tecnologia faz com que as pessoas tenham, ao alcance de poucos cliques, tudo o que precisam para cumprir com a sua rotina diária. Desde o momento em que acordam até a hora de dormir, são presenteadas com a facilidade dos aplicativos e dispositivos digitais, que apresentam soluções relevantes até mesmo para resolver questões burocráticas. 

Essa nova lógica de entrega do mercado tem impactado fortemente diferentes setores. E provocou as seguradoras a repensar a maneira como devem atuar dentro deste novo cenário:

  • Transações de fusão e aquisição (M&A, na sigla em inglês) têm feito cada vez mais parte do mercado de seguros. 
  • Parcerias com bancos e insurtechs – como são chamadas as startups de seguros que oferecem tecnologia para estreitar o relacionamento entre cliente e empresa.
  • Aquisição de concorrentes
  • Venda de carteiras não prioritárias para companhias que se concentram em áreas de maior expertise têm feito parte do dia a dia das seguradoras.

Isso mostra uma busca por maior eficiência, agilidade, melhoria na entrega e oferta de novos canais de distribuição para os consumidores com hábitos, agora, digitais.

Leia também:
>> Como a Insurtech pode usar os dados para melhorar a tomada de decisão

O digital no mercado de seguros

Pensando no impacto que a transformação digital provoca no mundo, é possível perceber que muitas empresas já têm ela como prioridade.

De acordo com dados da Deloitte, 79% das organizações de todo o mundo estão envolvidas em um esforço de transformação digital. Além disso, quase metade (45%) das transformações realizadas são uma resposta reativa às mudanças do mercado, que não têm perdoado aquelas companhias que ainda funcionam baseadas em processos obsoletos.

De acordo com Dave Jordan, chefe global de integração de serviços da Tata Consultancy Services (TCS), que é a maior provedora de serviços e produtos de tecnologia de informação da Índia, o setor de seguros será absorvido como parte de um ecossistema de valor agregado, ou a necessidade dos serviços simplesmente desaparecerá.

E, para isso, é preciso parar e pensar como eliminar as dores de cabeça do cliente que contrata um seguro baseando as suas ações na lógica da transformação digital.

Porém, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário não só adquirir novas ferramentas que levam mais agilidade e segurança para os segurados, mas mudar, também, o mindset de atuação.

É preciso repensar as tarefas, buscando simplificar processos, prever riscos e transformar a experiência do cliente.

Leia também:

>> Transformação digital: o grande desafio para altos executivos de empresas

Tecnologias que fazem parte dessa mudança

As tecnologias fazem parte desse processo, seja para facilitar operações de pagamento, fornecer coberturas de seguro personalizadas ou para auxiliar no monitoramento e gerenciamento de enormes quantidades de dados.

A verdade é que já existem sistemas que conseguem automatizar grande parte das tarefas manuais repetitivas, como atualizar o cadastro de cada cliente e facilitar o desenvolvimento de tarefas mais estratégicas.

O principal deles, que tem elevado a eficiência das seguradoras, cumpre sua função em plataformas de monitoramento de informações e notícias. Afinal, ao capturar milhares de dados, organizá-los e reuni-los em um só lugar, as ferramentas proporcionam às seguradoras diferencial competitivo.

Isso porque, além de monitorar em tempo real as movimentações políticas que impactam o setor de seguros, analisar o comportamento da concorrência e avaliar o cenário de atuação, uma plataforma como essa ajuda a:

  • Melhorar estratégias de precificação.
  • Realizar avaliações de risco mais precisas.
  • Executar ações preventivas.
  • Oferecer com agilidade produtos e serviços personalizados para os clientes.

É a combinação perfeita entre tecnologia e informação que toda empresa do mercado de seguros precisa. Assim, é possível reduzir chances de erros e melhorar a experiência do consumidor. 

Junto a isso, diversas inovações estão proporcionando às seguradoras novas oportunidades de negócio em tempo real.

Inovações que ajudam as seguradoras e entrar na transformação digital

Os dispositivos de telecomunicação em automóveis e os aplicativos móveis, por exemplo, podem ser usados, hoje, para fornecer informações sobre:

  • Hábitos de condução.
  • Localização dos carros.
  • Preferência de trajetos do condutor, dados fundamentais para a definição de um seguro de automóvel.

Em relação ao seguro residencial, os aparelhos domésticos conhecidos como inteligentes – praticamente todo eletrodoméstico ou dispositivo que tem um recurso de conexão – podem rastrear atividades, coletar dados de comportamento e, com isso, reunir informações valiosas para as seguradoras. 

Essas combinações acabam otimizando o tempo das equipes de seguro, aumentando a sua produtividade ao permitir que se concentrem mais em fazer entregas de qualidade do que exatamente procurar informações. E a vantagem da plataforma de monitoramento neste contexto é que esses dados são atualizados diariamente. 

Imagine a diferença que isso faz na hora, por exemplo, de analisar a concorrência. Poder acompanhar o que acontece nas organizações mais próximas no timing perfeito, com informações valiosas em mãos, permite às seguradoras mais agilidade para elaborar novas estratégias e melhorar em tempo suas ofertas.

Sendo possível, também, antever situações de risco e agir para minimizar ou evitá-las, garantindo melhores vendas e resultados.

Ficou curioso para conhecer, na prática, as vantagens de uma plataforma de monitoramento de dados e notícias? Então, conheça as soluções da Knewin e saiba como elas podem ser parte importante da estratégia competitiva da sua seguradora na era da transformação digital.

mercado de seguros