Como fazer um relatório de redes sociais efetivo e com rapidez?

No dia a dia de uma assessoria de imprensa ou de um equipe de comunicação, o nosso tempo vale muito! Sem dúvidas, uma das tarefas que mais demandam minutos, horas e até dias são os relatórios. Ainda hoje, existem muitas empresas, equipes e pessoas que insistem em realizar essas tarefas da maneira “tradicional”. E o relatório de redes sociais não é uma exceção.

Mas não precisa ser assim. Hoje em dia, é possível elaborar  relatórios muito mais fiéis à realidade, com menos riscos de deixar passar informações relevantes, e o mais importante: sem desperdiçar tempo. Quer saber como fazer um bom relatório de redes sociais de forma prática? Então, esse texto é pra você. Acompanhe!

Leia também:

>> Comunicação nas redes sociais: o que as marcas devem monitorar?

>>  Análise de sentimentos nas redes sociais: por que fazer?

>> Fake news, redes sociais e mais: o valor do monitoramento em ano de eleição

As redes sociais na estratégia de comunicação

É importante ressaltar que as redes sociais precisam estar no centro da estratégia de comunicação de qualquer empresa. Essas plataformas digitais são um meio fértil para a propagação da marca, da sua opinião e do seu propósito. 

Além disso, é onde acontecem os grandes debates da nossa sociedade atualmente.

A relevância das redes sociais cresce quanto mais a população brasileira tem acesso a internet. Segundo dados do Banco Mundial de 2019, 79,3% da população brasileira já está conectada e  um estudo da We are Social também constatou que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. 

Ou seja, ter um bom termômetro do que as pessoas estão falando sobre a sua marca nas redes sociais não pode ser uma questão secundária. E por isso, um bom relatório é fundamental.

O que é um relatório de redes sociais?

Segundo o Dicionário Michaelis, um relatório é uma “exposição por escrito sobre a sequência de um acontecimento qualquer”. 

Buscando trazer essa definição para as redes sociais, podemos dizer que os relatórios medem os resultados da sua empresa, baseando-se em números e dados disponíveis e sistematizados. Com isso, eles permitem melhorar sua estratégia. 

Quando bem-sucedidos, sinalizam o sucesso da marca! Atualmente, pode dizer que existem 3 tipos principais de relatórios:

  • Relatórios Operacionais: são mais utilizados por especialistas na área e direcionados à linha de frente do marketing.
  • Relatórios de insight: mostram tendências do momento e respondem questões específicas a partir de dados operacionais para descobrirem alternativas na estratégia.
  • Relatórios informativos: contém números e eventos. Abrangem dados consolidados. Por isso, são usados por executivos da diretoria para ver os resultados da equipe de marketing.

Independente do tipo de relatório, o mais importante é saber traduzir informações em dados e insights estratégicos valiosos para entender os consumidores, influenciadores e melhorar o processo de tomada de decisão. 

Em resumo, é como a frase do romancista britânico Lewis Carroll:

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Pois, então. É para evitar seguir qualquer caminho que devem servir os relatórios de redes sociais.

Por que monitorar as redes sociais? 

Há dados que indicam: cerca de 71% das pessoas que têm uma boa experiência com uma marca nas redes sociais tendem a indicar essa mesma marca para outras pessoas. Por isso, o monitoramento é tão importante.

Mas você deve estar se perguntando “quais os principais pontos a serem observados no monitoramento”? 

Separamos algumas dicas importantes para prestar atenção e não deixar escapar nada.

  • Monitorar o nome da marca e suas variações mais comuns, se houver.
  • Os nomes dos principais produtos e serviços da empresa.
  • As menções com tags e hashtags no Twitter, Instagram e Facebook. 
  • Palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço. 
  • Menções com filtro por localização, quando for o caso.
  • Busca por menções dos principais concorrentes, para entender qual a percepção do público sobre as empresas do mesmo nicho de mercado.

Após esse levantamento, a única forma de medir se o relatório está sendo bem feito ou não, é analisando os seus resultados. 

Para isso, você precisa definir quais métricas são relevantes para sua estratégia. 

As métricas de redes sociais são indicadores de performance que servem para medir resultados alcançados em campanhas online. As principais são: Likes, Comentários, Retweets, Taxa de Engajamento, Alcance Orgânico, Taxa de Rejeição e Taxa de Cliques (CTR).

Na próxima seção, explicamos passo a passo como fazer um bom relatório de redes sociais mais detalhadamente. 

Na webinar abaixo, você encontrará um material interessantíssimo sobre a necessidade de monitoramento de redes sociais em ano de eleição.

5 passos para fazer um relatório interessante

As dicas que demos até aqui, servem para deixar claro porque é tão importante monitorar as redes e fazer relatórios. Agora, mostraremos como criar um relatório passo a passo. Vamos lá?

  • Defina o objetivo do relatório: não é possível colocar tudo em um relatório de redes sociais. Os dados são fundamentais, no entanto, se estiverem em excesso podem confundir mais do que contribuir. Por isso, tenha um objetivo claro ao elaborar o seu relatório. 
  • Conheça as métricas de cada rede social: as métricas mudam conforme a empresa e o objetivo. Mesmo assim, existem as essenciais, como as apresentadas antes. Ao definir a mais relevante, é necessário pensar no seu propósito e se ela prova seu desempenho.
  • Não economize nos gráficos: os gráficos são uma ferramenta importantíssima que permite apresentar os dados de maneira mais simples. Por isso, sempre que possível elabore gráficos para acompanhar os resultados e a mudança ao longo do tempo. 
  • Saiba como apresentar seu relatório: existem diferentes formatos em que é possível fazer um relatório. Saiba a maneira adequada para cada objetivo e para quem esse material será apresentado.
  • Tenha uma boa ferramenta de monitoramento: usar a tecnologia disponível é a melhor forma de tornar a atividade de monitoramento para a realização do relatório mais leve e também mais assertiva. Para isso, escolha uma boa ferramenta para ajudar. 

Uma opção é o Knewin Social, uma plataforma que permite que você monitore menções, personalidades, produtos  e páginas nas redes sociais para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa! Conheça: 

Concluindo…

Por conta de tudo isso, elaborar um relatório efetivo e com agilidade é cada vez mais  um processo fundamental para apoiar a tomada de decisão.

Afinal, em um contexto em que os dados e as informações estão se tornando cada vez mais indispensáveis no cotidiano das empresas, ter boas ferramentas e mecanismos de atuação para não ficar para trás não é um luxo e sim uma necessidade!