Comunicação nas redes sociais: o que as marcas devem monitorar?

Já se foi o tempo em que a comunicação nas redes sociais era um diferencial para as empresas. Essa presença no digital passou a ser essencial para quem quer manter a sua competitividade no mercado. E mais! Com a demanda dos consumidores e novas estratégias visando o engajamento dessas pessoas conectadas, apenas estar nas plataformas já não é mais suficiente. 

É importante entender que as redes sociais se tornaram plataformas que reverberam tudo o que acontece em outras mídias. Por isso, atuar estrategicamente e monitorar é fundamental! Você tem ideia dessa dimensão?

Você também pode se interessar por:

>> Ferramentas de monitoramento de redes sociais: como saber qual é a melhor?
>> Análise de redes sociais: 7 coisas que você deve prestar atenção
>> Análise de sentimento nas redes sociais: por que fazer?

O BBB como case de comunicação nas redes sociais

Um levantamento feito pelo Twitter mostrou que, desde o início da temporada deste ano, o programa teve mais de 54 milhões de menções nas redes sociais.

Para as marcas patrocinadoras, aproveitar esse alcance é um diferencial e tanto. E, claro, a comunicação nas redes sociais é o melhor caminho para esse sucesso. 

  • Caso McDonald’s e Luciano, o primeiro eliminado

Um dos patrocinadores do programa vem entrando nas conversas sobre a competição nas redes sociais e aproveitou a primeira eliminação do reality para engajar o público.

Como o participante Luciano, o primeiro eliminado do BBB 22, falou diversas vezes sobre o seu sonho de ficar famoso a ponto de não conseguir comer um sanduíche do McDonald ‘s sem ser abordado por fãs, a marca atendeu o pedido, prontamente. 

Assim, o “Méqui”, carinhosamente chamado pelos fãs, mudou a sua bio (descrição no perfil do Instagram), apresentando-se como o lugar para os fãs de Luciano encontrarem seu ídolo e depois publicaram alguns conteúdos publicitários com o ex-BBB.

Esse caso deixa evidente como as ações de comunicação nas redes sociais vêm alterando a forma das marcas se relacionarem com seus clientes. Afinal, isso seria impensável há alguns anos, não é? 

Se você ainda tem dificuldades em relação ao marketing digital, não sabe o que precisa monitorar ou como se aproximar do cliente nas redes, este texto pode ajudar a aplicar essa solução de maneira mais estratégica. 

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais é o acompanhamento contínuo através de métricas específicas sobre sua marca em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, entre outras. Mas por que essa visão 360° é importante?

Um dos pilares fundamentais das ações de comunicação é a interação com o público. Dados indicam que cerca de 71% das pessoas que têm uma boa experiência com uma marca nas redes sociais tendem a indicar essa mesma empresa para outras pessoas. 

Dessa forma, a possibilidade de dialogar em um chat, rapidamente e informalmente, com clientes ou potenciais clientes, é um excelente canal de comunicação. Além disso, pode ajudar a sua marca a se destacar em seu mercado.

Porém, é inevitável que, para isso, exista uma pessoa ou equipe que dedique boa parte do seu tempo para dar atenção aos seguidores. Sabemos o quanto essa demanda necessita de investimento, mas o retorno pode ser muito satisfatório. 

O objetivo é que o seguidor da marca se sinta acolhido e atendido, e para isso é importante se esforçar ao máximo para atender os clientes e tentar ajudá-los com qualquer problema ou dúvida que tenham.

O que analisar no monitoramento da estratégia de comunicação nas redes sociais?

Separamos algumas dicas importantes para você prestar atenção:

  • Monitorar o nome da marca e suas variações mais comuns, se houver.
  • Os nomes dos principais produtos e serviços da empresa.
  • As menções com tags e hashtags no Twitter, Instagram, TikTok, Pinterest, Facebook e outros. 
  • Palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço. 
  • Menções com filtro por localização, quando for o caso.
  • Busca por menções dos principais concorrentes, para entender qual a percepção do público sobre as empresas do mesmo nicho de mercado.

Após esse levantamento, a única forma de medir se o trabalho de comunicação nas redes sociais está sendo bem-feito é analisando os seus resultados. Para isso, você precisa definir quais métricas são relevantes para sua estratégia. 

As métricas de redes sociais são indicadores de performance que servem para medir resultados alcançados em campanhas online.
As principais são: likes, comentários, retweets, taxa de engajamento, alcance, taxa de rejeição, taxa de cliques (CTR), entre outras.

Ah, e não se esqueça! Sempre é possível tornar este trabalho menos árduo com o apoio da tecnologia.

Se você tem dificuldade com o monitoramento de redes sociais, existem ferramentas que facilitam essa estratégia. O Knewin Social é uma plataforma com inteligência artificial que monitora menções sobre marcas, produtos, personalidades e páginas existentes nas redes sociais. Veja mais:

Como mencionamos, o gerenciamento de mídias sociais é uma tarefa que agrega valor aos produtos e serviços de uma empresa e pode assumir funções como:

  • Educar o cliente com conteúdo informativo e que tenha relação com os produtos e soluções oferecidas. 
  • Fortalecer o valor institucional da marca no mundo digital.
  • Apresentar de forma detalhada produtos e serviços para que não restem dúvidas aos clientes.

Mas como fazer isso de forma realmente efetiva? 

A Gestão de Comunidade com certeza é um pilar essencial

Esse é um tipo de estratégia que cria um ambiente de conexão tendo como foco a interação entre a marca e seus consumidores. Os métodos envolvem não apenas a presença nas redes, como a criação de conteúdo para o atendimento das necessidades, bem como críticas e solicitações dos clientes. 

Podemos dar mais um exemplo concreto usando o BBB22. A primeira aparição da marca 99 no programa rendeu uma gafe inusitada.

Durante o Almoço do Anjo, o participante Rodrigo chamou a marca de “Uber”, sua maior concorrente. A ação era patrocinada pela 99. Complicado, né?

A 99 aproveitou a deixa para entrar na brincadeira no Twitter: 

Lembre-se de sempre manter um padrão na comunicação

Se você usa a comunicação nas redes sociais, com certeza sabe que vivemos uma época de destaque para a linguagem descontraída e dos “memes”. Ao mesmo tempo que isso facilita e ajuda no contato com o cliente, também é preciso ter muito cuidado.

A estratégia das redes sociais não pode estar descolada do modelo geral da empresa. Por isso, dê muita atenção à forma como a marca se comunica offline para que as mídias sejam apenas um complemento, trazendo bons resultados para o negócio. 

Na hora de definir como se comunicar e quais palavras usar, é muito importante saber exatamente com quem se está conversando. Sem sombra de dúvidas, a comunicação que você utilizará com o diretor de uma empresa será diferente da que você utilizará com um universitário.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Para cada ramo, tema ou interesse, há inúmeros influenciadores digitais dedicados a criar conteúdo e reunir uma audiência na internet. A escolha de um influencer para divulgar a sua marca pode ser uma oportunidade e tanto para gerar impacto. Veja como: 

  • Alcance de audiência engajada: os perfis de influenciadores que são autoridades em suas áreas cativam o público de tal maneira que passam a afetar o poder de decisão de seus seguidores. Isso porque eles entregam conteúdos relevantes, satisfazendo quem consome esses materiais e obtendo retornos positivos.
  • Público bem segmentado: há influenciadores para todos os gostos. Portanto, sua empresa não terá dificuldade para encontrar um perfil que tenha afinidade com o seu tipo de negócio. Ao firmar a parceria, você atrai consumidores que tenham interesse no seu produto.
  • Aumento da produção de conteúdo relevante: os influenciadores digitais têm grande capacidade de desenvolver materiais ricos e detalhados sobre o tema que abordam em seus canais. Não se esqueça que criatividade e inovação são essenciais no mundo dos negócios, e isso os influenciadores têm de sobra.

Por conta de tudo isso, ações de comunicação nas redes sociais tornaram-se processos fundamentais para a estratégia das marcas em seus diferentes nichos de mercado.

Afinal, em um contexto em que as redes sociais estão se tornando cada vez mais indispensáveis no cotidiano das empresas, ter boas ferramentas e mecanismos de atuação para não ficar atrás da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça o download do nosso Whitepaper Como ser mais certeiro em suas ações de comunicação.