Como ir além da valoração e calcular ROI das ações de RP?

Valoração, centimetragem e minutagem eram as formas mais conhecidas de calcular ROI da estratégia de comunicação antes da evolução das redes sociais e do digital. Mas e agora: como ir além desses indicadores e reportar resultados realmente qualitativos e impactantes?

Afinal, quem trabalha com RP ou Assessoria de Imprensa sabe: por mais que a valoração ainda esteja muito presente na rotina, ela pode causar deslizes e impactar negativamente a produção de relatórios, pois tudo depende do resultado da divulgação.

Leia mais:

>> 5 formas de calcular ROI na assessoria de imprensa

>> O papel da valoração de mídia no trabalho de RP

>> O ROI no monitoramento de notícias

Quais métricas devem ser levadas em conta na hora de calcular ROI?

Um dos grandes desafios das assessorias de imprensa têm sido justamente a mudança de mindset. Como enxergar além da valoração, que nada mais é do que o cálculo que compara o retorno alcançado na imprensa com o preço de anúncios veiculados, e trazer resultados mais tangíveis para mostrar o impacto da estratégia de comunicação externa?

Afinal, calcular ROI é uma atividade relativamente simples. Basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e dividir este resultado pelo investimento inicial. Por fim, multiplique o resultado por 100. Esse valor permite avaliar o custo-benefício da estratégia de comunicação para a empresa.

No entanto, hoje, medir o resultado da assessoria de comunicação vem exigindo mais envolvimento dos profissionais. Com a ascensão de novas plataformas de comunicação, como as redes sociais, os profissionais precisaram encontrar novas formas de calcular o ROI. 

Assim, além da valoração, é muito importante que as agências de assessoria saibam quais são os principais objetivos do negócio e os indicadores de performance, também chamados de KPIs. 

Existem algumas métricas que são básicas, como vamos mostrar a seguir. Mas é importante educar o seu cliente ou seus gestores para entender os rumos da estratégia.

Com as equipes bem preparadas para enxergar além da valoração, basta aplicar os indicadores mais alinhados aos objetivos do negócio para mensurar e analisar. Dessa forma, é possível gerar relatórios completos e com os melhores insights para novas ações de comunicação, trazendo mais competitividade empresarial e uma melhor tomada de decisão.

  1. Pesquisa orgânica da marca no Google, por exemplo.
  2. Visibilidade na imprensa, Share of Voice e análise qualitativa/quantitativa.
  3. Repercussão da publicação em veículos relevantes para a marca.
  4. Menções nas redes sociais: quem está falando da marca?
  5. Interação com a marca após a conversão: medir se a empresa está construindo uma imagem de referência no mercado.
  6. Análise de sentimento para monitorar o comportamento dos detratores e gerenciar crises.
  7. Taxa de rejeição, pois ela ajuda a entender se as pessoas ficam no site.
  8. Conversão em vendas. Afinal, as ações de comunicação precisam gerar negócios.

Veja mais sobre o tema no webinar a seguir: 

Por que incluir o Share of Voice na hora de calcular ROI

O Share of Voice (SOV, ou fatia da voz, em português) é uma métrica que indica a participação da comunicação de uma marca em comparação com a concorrência.

Com ela é, possível comparar o espaço em publicidade paga, busca orgânica do Google, redes sociais, blogs, links patrocinados e notícias, só para citar alguns exemplos.

É possível verificar, assim, a presença positiva de uma marca nas mais diferentes conversas (desde as mídias convencionais até às redes sociais) e como isso impacta a geração de lucro, além da própria reputação da organização. 

Com tecnologia tudo fica mais simples

Como você viu existem diversas maneiras de calcular o ROI da assessoria de imprensa. A escolha de um método ou outro varia conforme a necessidade e o objetivo da empresa.

Mas uma coisa é certa: para acompanhar resultados em milhares de veículos on e off line, além das redes sociais, com a velocidade que os novos tempos exigem, é preciso contar com as ferramentas adequadas.

Hoje, contamos com inúmeras soluções para captar, organizar e até mesmo analisar tais dados, como o Knewin News e o Knewin Social, ferramentas profissionais completas para otimizar e centralizar o clipping e o monitoramento de redes sociais, te ajudando a calcular ROI com muito mais facilidade.

Para encontrar mais informações sobre estratégias como calcular ROI na assessoria de imprensa e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.