Data Science: como transformar dados em insights poderosos para sua empresa?

Monitorar, levantar e analisar dados tornou-se essencial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Em sua estratégia de comunicação e na gestão de reputação de marca não é diferente. Seja em parceria com uma assessoria de imprensa ou equipe interna, usar essas informações para entender o que as pessoas falam, como os concorrentes trabalham e as tendências faz parte da rotina.

Não faltam materiais para isso! Diante de uma grande quantidade canais de interação e ferramentas de monitoramento disponíveis, o desafio não é mais acompanhar tudo o que acontece, mas de que forma podemos usar todas essas informações de forma efetiva e estratégica. 

Ao longo deste artigo, vamos pontuar alguns deles e trazer algumas dicas de como implementar essa visão científica e estratégica para reforçar o uso de dados na divulgação e assessoria de imprensa de qualquer empresa. Acompanhe.

A evolução dos dados para insights poderosos: a diferença entre monitorar e analisar

O trabalho de monitoramento e análise de dados são duas etapas diferentes do processo. Enquanto o primeiro capta as informações necessárias para a tomada de decisões, o segundo realiza um filtro de quais delas são importantes para a empresa naquele momento. 

Por esse motivo,é bastante comum as assessorias de imprensa ou as equipes internas de comunicação contarem com profissionais de diferentes skills para atuar à frente de cada uma delas.

Enquanto o primeiro tem mais conhecimento técnico sobre as ferramentas e das tecnologias com base em Inteligência Artificial do monitoramento, o segundo já possui uma visão mais estratégica para garantir que o trabalho seja mais qualitativo do que quantitativo. Dito isso, podemos seguir, passo a passo, etapas importantes para transformar os dados em insights poderosos.

1º passo: defina os objetivos da estratégia

Essa etapa é o resultado da conexão e sinergia entre o monitoramento e a análise. Juntas, as duas áreas estabelecem quais são os objetivos da assessoria de imprensa ou da equipe interna em sua estratégia de comunicação. Obter relevância, engajar clientes, aparecer mais em veículos de imprensa, divulgar um produto, evento ou serviço são algumas das opções pontuais ou frequentes.

2º passo: conte com o apoio da tecnologia no processo

Existem muitos canais de divulgação, interação e posicionamento da marca, o que pode tornar o monitoramento manual praticamente impossível de ser realizado. Por isso, contar com o apoio de soluções tecnológicas que façam esse trabalho burocrático pode ser uma solução interessante. 

Além de ganhar mais agilidade e assertividade com insights oferecidos pela tecnologia com base em Inteligência Artificial, a empresa pode demandar as energias para a análise dessas informações, tornando todo o processo muito mais estratégico.

3º passo: organizar e categorias os dados

Todos os dados coletados por essas plataformas devem ser organizados e categorizados de acordo com os critérios relevantes para os objetivos determinados no início da estratégia. Por exemplo, a empresa pode organizar as informações de acordo com o canal de divulgação (jornais, revistas e sites), assuntos, alcance, impacto, interação e mais.

 Cabe aos analistas organizarem de acordo com a necessidade da estratégia. Esse primeiro filtro é fundamental para transformar os dados em insights que realmente podem fazer alguma diferença.

4º passo: encontrar padrões e tendências

Depois de organizadas, as informações podem apresentar padrões, tendências e até correlações que nos ajudem a responder algumas perguntas. Essa demanda pode ser a identificação de temas recorrentes, crescimento ou queda de assuntos com o passar do tempo passa e as preferências de jornalistas, colunistas e influenciadores sobre determinadas pautas, além de insights que possam ser relevantes para construir uma estratégia de comunicação mais sólida para o gerenciamento da reputação de marca dentro do seu mercado de atuação.

5º passo: benchmarking e comparação com concorrentes

Comparar os dados da sua empresa com as informações coletadas sobre a concorrência ou outros benchmarks é importante para transformar os dados em insights. Essa análise equiparativa ajuda a identificar boas oportunidades de melhoria de produtos e serviços, além de destacar áreas em que há bons resultados. Dessa forma, a assessoria de imprensa amplia a visão do seu cliente sobre todas as possibilidades existentes no mercado.

6º passo: faça uma análise qualitativa dessas informações

Os indicadores qualitativos são mais analíticos e estratégicos, com base em avaliações mais complexas. A seguir, vamos destacar três desses indicadores considerados essenciais e que desconstroem o conceito de centimetragem:

  • Análise de sentimento: É importante entender qual foi o teor das publicações e saber sobre o que falaram, em qual parte da matéria foi citado, que informação destacaram, o que foi deixado para trás, por exemplo. Se essa análise for feita em tempo real, melhor ainda. 
  • Qualidade da fonte: para saber se o veículo em que a marca foi citada tem alguma relação com divulgação de fake news, quais perguntas foram feitas em que momento da matéria ela foi mencionada, se houve alguma parte da resposta que foi editada, entre outros critérios.
  • Visibilidade da marca: depois de fazer a análise de sentimento e checar a qualidade da fonte, é necessário saber a repercussão que aquela matéria teve naquele veículo de comunicação e trouxe para o negócio.

7º passo: gere recomendações e insights para a equipe

Depois de realizar todas as etapas anteriores, fica muito mais simples usar as informações que chegaram até aqui para tomar uma decisão importante que irá definir os rumos da sua estratégia de comunicação. O importante é lembrar sempre que os dados podem nos levar a ajustes na estratégia, identificação de novas oportunidades de divulgação e novas abordagens.

Busque a conexão entre expertise e tecnologia

É importante destacar que a transformação de dados em insights exige conhecimento e experiência na área de assessoria de imprensa e habilidade analíticas que vão além da melhor solução tecnológica que a sua empresa pode contratar. 

Para garantir máxima efetividade nesses processos é fundamental contar com o apoio de profissionais qualificados e com diferentes habilidades na área de análise de dados em comunicação. Dessa forma, você poderá obter resultados cada vez melhores.

Acompanhar notícias, posts e oportunidades para transformar em insights para a estratégia de comunicação pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Lembre-se de seguir as dicas e combiná-las com a tecnologia para manter-se sempre um passo à frente dos concorrentes. Para saber como implementar essa mudança na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas!