Monitoramento de notícias e redes sociais: acompanhe sua marca

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Não estamos falando do filme dirigido por Daniel Scheinert e Daniel Kwan, vencedor do Oscar, mas a quantidade de notícias e conteúdos sobre um mesmo fato na internet. Com tantos veículos disponíveis e uma quantidade imensa de informações correndo em alta velocidade, o monitoramento de notícias e redes sociais em tempo real se tornou uma estratégia indispensável para as assessorias de imprensa e equipes internas de comunicação nas empresas.

tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Existem diversas plataformas e soluções disponíveis para fazer esse tipo de trabalho com eficiência, mas a principal questão é: por onde começar? Quando levamos a tecnologia para o dia a dia do monitoramento de redes sociais e notícias, é preciso mudar a cultura e trazer a inovação para dentro de casa. Isso leva tempo e não é uma tarefa fácil.

No entanto, com o avanço da tecnologia, realizar esse tipo de atividade sem o apoio dessas ferramentas é quase impossível, além de extremamente trabalhoso, pois consome muito tempo. Quer saber por que você deve trilhar essa jornada de transformação digital do clipping e do monitoramento? Confira a seguir cinco motivos!

  • Acompanhar de perto o retorno das ações de comunicação da sua empresa

Todas as ações possuem uma forma de medir o seu retorno. No caso da estratégia de comunicação para assessoria de imprensa e redes sociais não é diferente. 

Quando falamos em veículos de comunicação, é possível analisar quantas vezes a marca foi citada em uma matéria; se o conteúdo da notícia é positivo, negativo ou neutro; e até o retorno das pessoas que foram impactadas por ela.

Nas redes sociais, o caminho é bem parecido. O número de menções de uma marca em comentários, posts e até por influenciadores é uma forma de analisar o desempenho das campanhas e iniciativas da empresa nas plataformas digitais. 

Quando acompanhamos esse retorno em tempo real, conseguimos analisar cada uma delas de forma quantitativa e qualitativa, comparando o impacto dessa ação e se ela ajudou a promover a marca. Nesse contexto, ela ainda ajuda a prevenir um cenário negativo, como você pode ver a seguir.

  • Prevenir possíveis crises a partir de comentários negativos e fake news

Infelizmente é algo que pode acontecer com qualquer um. 

Quando fazemos o monitoramento em tempo real é mais fácil controlar a viralização de publicações e comentários que podem prejudicar a imagem da sua marca nas redes sociais. Afinal, sabemos o quanto esse tipo de conteúdo se espalha rapidamente dentro dessas plataformas.

Portanto, quanto antes soubermos do ocorrido, mais cedo poderemos tomar iniciativas que controlem essa crise e, no final, até evitá-la. Esse tipo de trabalho pode ser vital para a reputação de uma marca no seu segmento.

O mesmo vale para as notícias falsas. Por mais que a gente ainda não consiga identificar todos os seus criadores ou os motivos que os levam a criar esse material, é preciso detectar o boato para desmentir rapidamente e evitar que ela tome proporções maiores do que deveriam. 

Porém, isso só será possível com o monitoramento em tempo real.

  • Conhecer a fundo o público-alvo e entender o que os concorrentes estão fazendo

Esse motivo é mais voltado para as redes sociais, mas pode ser aplicado para as assessorias de imprensa e equipes internas de comunicação. Com o monitoramento em tempo real, conseguimos ter acesso aos comentários e feedbacks sobre o cliente em diferentes lugares. YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e outras plataformas, tudo pode ser acompanhado de perto.

A grande vantagem dessa proximidade é reagir, quase imediatamente, a algum problema logo que ele é identificado. Isso também permite o rápido ajuste de rotas na sua estratégia a partir da mudança de público. Com o avanço da tecnologia, as pessoas criam novos hábitos cada vez mais rápido e, naturalmente, sua marca precisa se ajustar a essas nuances. 

O mesmo vale para os seus concorrentes e os novos competidores que chegam aos mercados, que não necessariamente fazem parte do segmento em que a empresa em questão atua. 

Ao monitorar em tempo real, você ganha mais agilidade para acompanhar essas tendências lançadas por outras empresas, analisar e entender como isso pode se tornar uma oportunidade para sua empresa ou para o seu cliente. Falando em tendências…

  • Antecipar tendências de mercado nas redes sociais e na imprensa

Quando acompanhamos os comentários nas redes sociais e as notas na imprensa sobre as análises do mercado e o que está por vir, é possível entender e detectar novas tendências. Essas informações são importantes para tomar decisões futuras e planejar os movimentos que serão feitos daqui para frente, visando os melhores resultados.

A vantagem competitiva em mercados hiperconectados está justamente naqueles que possuem as melhores informações e sabem o que fazer com esses dados. No mercado de comunicação, essa atualização e aprendizado contínuo se torna ainda mais importante, pois há sempre algo novo acontecendo e uma transformação a qual precisamos estar preparados.

  • Saiba quem fala bem de você. Identifique influenciadores e promotores da sua marca

Por último, mas não menos importante, o monitoramento em tempo real é uma maneira extremamente eficaz para identificar quem são os influenciadores e promotores da sua marca para levar em consideração na estratégia de divulgação, valorizando cada um deles. 

Jornalistas, blogueiros, veículos de comunicação e até seus clientes mais fiéis. Quando existe a possibilidade de trazer a pessoa para perto, as empresas abrem um canal de comunicação amplo e diversificado que alcança novos públicos. 

Estabelecer uma comunicação empresarial positiva e em tempo real com esses influenciadores e promotores da marca pode garantir bons resultados para a empresa. No entanto, as equipes internas de comunicação e os assessores de imprensa só conseguem atingir esse objetivo através do monitoramento em tempo real de cada um desses perfis.

Preparado para começar o monitoramento em tempo real?

Esse conteúdo foi pensado especialmente para chamar a atenção dos jornalistas, assessores de imprensa e profissionais de relações públicas sobre a importância em adotar o monitoramento em tempo real. Nos dias de hoje, fica difícil pensar no trabalho desses profissionais sem o apoio da tecnologia, concorda? 

O primeiro passo é analisar as soluções disponíveis no mercado e ver o que há de melhor em referência e experiência. Se precisar de ajuda, conte com o apoio da Knewin. Nossos especialistas podem ajudar você a encontrar a melhor plataforma para o seu negócio. Conte conosco!