Estudo: tendências do agronegócio na imprensa brasileira

O agronegócio é um dos setores que lideram a economia do Brasil. Para compreender a potência desse mercado, um estudo desenvolvido pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil apontou crescimento de 10,79% no PIB do agronegócio de janeiro a setembro de 2021.

É por esse e outros motivos que o agronegócio, e todos os assuntos que o permeiam, são pautas fundamentais na imprensa nacional, e também no cenário internacional. 

Com o passar dos anos, e também com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o interesse do grande público segue avançando. 

Para as marcas que estão atreladas a esse setor, seja de forma direta ou indireta, compreender o que impacta seus clientes e o que eles procuram é uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa pode ter. 

Faça o download do pdf completo do nosso estudo

As tendências das editorias relacionadas ao agronegócio

O agronegócio segue sendo o carro chefe da economia brasileira. Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) a projeção do crescimento do setor em 2022 é de 5% até o final do ano.

No estudo realizado pela Knewin entre entre 10 de dezembro de 2021 e de 10 de janeiro de 2022, essa posição também continua consolidada, conforme a imagem abaixo.

1. Economia

Entre as 10 editorias monitoradas, 29% das matérias são atreladas à economia. E não é só isso. 34,3% do que foi publicado nesta editoria, é positivo para o setor. Refletindo as conquistas e as previsões otimistas para o restante do ano.

Confira os dados completos do estudo

2. Marcas

E é claro que as marcas não ficaram de fora do radar da imprensa. 17,9% das notícias analisadas são relacionadas às empresas, o que reforça ainda mais a importância de seguir monitorando as mídias.

Um grande exemplo que podemos trazer é a repercussão da campanha promovida pelo banco Bradesco.

A receptividade dos produtores e empresários da agricultura não foi positiva, o que levou a uma chuva de críticas e a uma grande repercussão tanto na mídia especializada quanto nos veículos de grande imprensa.

A rápida reação, tanto do banco quanto do público, demonstrou o intenso acompanhamento que as empresas têm mantido no que é dito pelos jornalistas.

3. Inovação/Tech

Quando o assunto é inovação e tecnologia, o agro também se destaca. São milhões investidos todos os anos, focados em melhorar o desenvolvimento da produção, gerar alimentos mais saudáveis/sustentáveis, aproveitar e reaproveitar recursos, diminuindo também o desperdício. 

As novas tecnologias têm tomado essa editoria, sendo o principal foco das matérias publicadas na grande mídia, e principalmente nos veículos especializados.

Se os produtores desejam estar atualizados com o que tem sido desenvolvido, sua atenção deve permanecer na imprensa.

Acesse o estudo em pdf e leia quando quiser

4. ESG

O ESG segue ganhando o campo na imprensa e na agenda das marcas. As redações seguem se aprofundando na relação do agro com o meio ambiente, principalmente nas pautas focadas na redução de carbono.

38,4% das matérias são positivas, refletindo o otimismo do mercado em relação às possibilidades que o agronegócio pode alcançar se investir em iniciativas sustentáveis.

5. Clima

E é claro que a editoria de clima não poderia ficar de fora. Os fatores climáticos são um dos maiores influenciadores do agronegócio. Acontecimentos como as enchentes na Bahia ou a estiagem nos estados do sul estão entre os temas abordados pelas redações no período analisado.

Em frente a uma situação tão negativa, tanto o público quanto os jornalistas seguem atentos para o posicionamento de seus governantes e, consequentemente, o apoio que as autoridades podem oferecer aos produtores rurais afetados.

O que podemos entender sobre o Agronegócio na mídia?

Seja em veículos setoriais ou na grande mídia, os olhos da população e dos jornalistas continuam seguindo o agro de perto. 

Em nosso estudo, que foi de 10 de dezembro  de 2021 a 10 de janeiro de 2022, foram mais de 2 mil matérias coletadas. Sendo essas notícias unicamente de veículos online.

Baixe o estudo sobre agroneg´ócio

Foi possível notar a força e o impacto que a mídia brasileira tem quando a pauta é o agronegócio. As pautas focadas em economia, como a força da agricultura no PIB nacional e crescimento do setor, ganham o maior destaque aos olhos dos jornalistas.

Temas relacionados às marcas, como eventos, campanhas e troca de líderes, ficam em segundo lugar no total de temas abordados. Tecnologia fica em terceiro lugar, e os olhos das redações continuam seguindo de perto o que cada grande empresa e pequeno agricultor tem investido.

Dito isso, quando trazemos o foco para a gestão de marca, seja para evitar crises ou simplesmente acompanhar o mercado, o clipping aliado com uma boa análise de dados pode produzir insights poderosos.

Quer saber mais como o clipping pode apoiar a sua marca a ficar atenta aos principais assuntos do seu setor de mercado? Entre em contato com o time Knewin.