Black Friday 2021: por que monitorar marcas na imprensa

Desde que foi trazida para o mercado brasileiro, a Black Friday tem sido uma data de grandes expectativas para marcas e consumidores. Afinal, as empresas lançam mão de benefícios com o objetivo de alavancar vendas e atrair ou fidelizar o público.

Em 2020, por exemplo, o evento foi marcado pela pandemia e pelo isolamento social. Segundo dados coletados em estudo divulgado pela Knewin, as mídias jornalísticas foram essenciais para o desenvolvimento das ações de comunicação planejadas pelas marcas.

Apenas na imprensa, no dia da Black Friday, foram mais de 6 mil matérias publicadas mencionando promoções, descontos, eventos e, até mesmo, denunciando falsas liquidações. 

Isso demonstra o poder que o evento tem no público e o grande investimento que pode se tornar lucro. 

Porém, para se destacar, é preciso pensar de forma estratégica e entender o comportamento do consumidor. Como fazer isso para a BF 2021? A resposta é simples: com um monitoramento de mídia bem estruturado.

Black Friday: muito além do desconto para o consumidor

Profissionais de comunicação que atuam na área do varejo, diretamente ou não, sabem que a Black Friday é uma data que não pode ser ignorada ou planejada em cima da hora.

Seja para garantir os presentes de Natal antecipadamente ou apenas para comprar algo que já está no carrinho há algum tempo, as promoções e descontos que costumam ser ofertados na data são aguardados com ansiedade pelos consumidores.

Isso é o que diz o estudo da Ipsos, que revelou que 64% dos brasileiros planejam comprar na Black Friday 2021, mesmo o perfil cauteloso sendo maioria entre os que desejam adquirir algo.

E os dados vão além: apesar da crise econômica, os consumidores têm começado a se preparar para investir nas compras. 

Segundo o relatório da Opinion Box, 39% das pessoas costumam salvar seus produtos favoritos na lista de desejo para comprar durante a Black Friday. Além disso, 57% afirmam se cadastrar nas lojas tentando obter cupons de desconto para a data.

Em resumo, a Black Friday se tornou não apenas uma oportunidade de recuperar o lucro perdido durante a pandemia, mas também de conquistar novos clientes e crescer no mercado.

Então, não adianta falarmos sobre o evento e pensarmos apenas em desconto. É essencial planejar, ao longo do ano, uma estratégia de comunicação que envolva ações para engajar, fidelizar e encantar os consumidores.

Afinal, sem consumidor engajado nos ambientes on e off, não há vendas efetivas nem um bom ROI para esta data tão esperada pelas marcas.

O que clipping tem a ver com Black Friday?

Agora que você entendeu que Black Friday não é uma data para lançar descontos sem estratégia alguma, vem a seguinte pergunta. O que o clipping tem a ver com isso? A resposta é: tudo.

Um dos objetivos da comunicação é impulsionar o engajamento entre marcas e públicos, entender o consumidor e planejar ações para alavancar a visibilidade da empresa.

E a melhor forma de fazer isso em um período tão relevante como a Black Friday é investir em monitoramento.

O monitoramento de notícias é uma estratégia que ajuda comunicadores e gestores a compreenderem melhor a visibilidade da empresa, o Share of Voice na imprensa e as tendências para a BF.

Com um monitoramento bem estruturado e contínuo, é possível tomar decisões com mais estratégia e construir um plano de ação efetivo para o fim de Novembro, que contenha benefícios realmente atrativos para as pessoas que você deseja atingir.

Como fazer clipping com efetividade

Se você deseja usar o monitoramento de mídia como seu aliado para alavancar vendas em períodos como a Black Friday, saiba que é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

Afinal, a imprensa tem grande influência na opinião do público. Assim, estar a par do que é dito é o melhor caminho para aproveitar oportunidades. 

E não podemos esquecer. Quando falamos de datas que geram grandes expectativas e um alto volume de conversas no ambiente digital, precisamos ser ágeis e orientados por dados.

Isso quer dizer que é essencial contar com ferramentas que proporcionem a rapidez necessária para acompanhar conversas na imprensa, tendências e menções à marca e aos concorrentes.

O Knewin News, por exemplo, é uma plataforma que te ajuda a fazer tudo isso de forma ágil, automatizada e com liberdade para escolher as melhores palavras-chave para o seu clipping, bem como monitorar online, rádio, TV e impresso. E o melhor: de forma analítica.

Além de automatizar e centralizar o monitoramento, o Knewin News permite a configuração do Smart-Report, um relatório valioso para te ajudar a mensurar a visibilidade de marcas e assuntos na imprensa, além de auxiliar no cálculo dos esforços de comunicação.

Quer saber mais sobre como o Knewin News te ajuda a se destacar em períodos como a Black Friday? Então clique aqui e confira a ação especial de demo que organizamos para a BF 2021.