9 dicas de como criar um texto de release imbatível

Uma parte considerável do trabalho de uma assessoria de imprensa é criar um texto de release que transmita o posicionamento do cliente, ao mesmo tempo em que atraia a atenção dos veículos de imprensa. Essa ferramenta, quando usada de forma estratégica, amplia a visibilidade e aumenta a percepção de valor da marca.

Por isso, reunimos neste artigo 9 dicas de como criar um texto de release imbatível. Elas são baseadas em princípios que potencializam a elaboração de textos, melhorando a estrutura, o conteúdo e o poder de atração do conteúdo.

Leia também:
Artigo: O que é o release?
Artigo: Como emplacar um release

1 – Escolha assuntos relevantes para criar um texto de release

Relevância jornalística. Essas duas palavras devem ser norteadoras da sua rotina como assessor de imprensa e vão te ajudar a entender como criar um texto notável.

Antes de produzir e distribuir um release, pense em como o assunto em questão será visto dentro da redação. Afinal, nem todas as pautas do cliente têm eco fora dos muros da empresa.
Depois de entregue o release, tenha empatia. Confirmar a entrega e vender a pauta são tarefas importantes, mas insistir na publicação de releases que foram descartados pode comprometer sua imagem profissional e desestabilizar seu relacionamento com jornalistas.

2 – Não aumente ou invente pautas

Dados “fantasiosos” podem atrair mais rapidamente a atenção dos jornalistas, mas, no longo prazo são apenas dor de cabeça. Tenha em mente que omissão e edição de informações são capazes de abalar e comprometer a reputação de uma marca e sua credibilidade profissional.

Quando for criar um texto de release, utilize informações verdadeiras. O trabalho do bom assessor de imprensa é identificar entre elas o que é mais relevante para as redações e vender bem esta pauta.

3 – Preocupe-se em criar um texto de release com títulos atrativos

O título é a porta de entrada de um release poderoso. É ele que vai fazer com que o jornalista pare e leia o que foi enviado.

Nas redações, os jornalistas recebem centenas de releases diariamente. Por isso, a maioria dos materiais não é sequer aberta. Mas um bom título pode contornar esse obstáculo ao captar a atenção do público.

Ao escrever seus títulos, coloque-se no lugar do leitor: “eu leria esse texto? Esse título me diz algo?”. Esse exercício é importante e pode ser abastecido com seu conhecimento sobre a linha editorial de cada veículo.

4 – Valorize o lead jornalístico

Com cada vez menos tempo para analisar as informações que recebem, os jornalistas tiram proveito de releases que facilitem o trabalho de redação. E, como a maioria dos veículos usa o modelo de pirâmide invertida – em que as principais informações estão no topo do texto – investir em bons leads pode fazer a diferença na aceitação da sua pauta.

O lead nada mais é do que a abertura do texto em que cinco perguntas precisam ser respondidas: quem, o quê, quando, onde e por quê. Esses questionamentos são os norteadores de qualquer conteúdo noticioso e precisam estar no radar do redator responsável pelo release.

5 – Conheça o público de interesse

Conhecer seu público-alvo é uma premissa essencial para qualquer ação de comunicação. No caso do release, é imperativo dominar a linha editorial de cada veículo, assim como características pessoais de cada jornalista. No caso do release, ser direcionado aos profissionais específicos.

Isso direciona a como criar um texto de release efetivo, oferecendo norteadores para as definições de conteúdo, abordagem e linguagem.

Baixe agora:

E-book: Assessoria Digital: 6 públicos que você deve valorizar

6 – Escreva para todos

Linguagem complexa ou distante é problema para os releases. Mesmo que seu cliente atue em um nicho específico, os termos usados no release precisam ser claros para o jornalista que o receber.

Se for necessário usar termos técnicos, explique. A informação nunca é demais, ajuda o jornalista e facilita a percepção da importância da sua pauta.

7 – Dê uma conclusão para o texto

Independente da estrutura do seu texto ser linear ou não linear, é importante dar uma conclusão para o release. Explique como aquela informação impacta o mercado ou o público. Indique consequências ou resultados. 

Além disso, utilize o fim da estrutura textual para colocar informações complementares sobre a empresa ou sobre o evento abordado ao longo do release. 

Essas menções são importantes para possibilitar o contato do público ou de algum profissional da imprensa com o negócio de seu cliente.

8 – Revise

Depois de concluir a elaboração de um release, você relê e revisa seu texto? Se sua resposta foi negativa, é hora de ligar o alerta vermelho.

A revisão do release é parte importante em saber como criar um texto realmente efetivo. Isso também permite que você encontre erros que podem ter passado despercebidos, analisar se as ideias fazem sentido e perceber se faltou algum dado. 

Todos esses passos possibilitam o disparo de um release poderoso e atrativo para os jornalistas.

9 – Revise de novo

Um segundo olhar é sempre benéfico para qualquer entrega. Sempre que for possível, peça para outra pessoa ler seu release.

O olhar de quem não está envolvido na elaboração do conteúdo é fundamental para potencializar as estratégias. Afinal, você provavelmente vai estar com a leitura viciada.

Mas como saber que seu release emplacou?

De nada adianta você fazer um texto incrível, mandar para os veículos e jornalistas certos e não conseguir mostrar o resultado do seu trabalho para o cliente. E ainda mais importante: sem rastrear o release você não conseguirá apresentar o retorno sobre o investimento, o ROI.

Leia também:

Artigo: Como medir o ROI na assessoria de imprensa

Artigo: Como ter uma boa comunicação com jornalistas

Assim, após disparar o material para os jornalistas é imprescindível saber em quais veículos ou sites o seu release foi publicado. Com isso, é possível então mensurar o alcance da sua estratégia de comunicação a partir da análise da audiência.

Com as soluções da Knewin, você consegue acompanhar seus releases que emplacaram na mídia para calcular o ROI e reportar resultados de comunicação com mais precisão e agilidade. 

Também é possível monitorar o desempenho de suas pautas de imprensa nas mídias sociais, avaliando alcance, engajamento e interação dos públicos de interesse. 

Para conhecer as nossas soluções e alavancar o desempenho da sua estratégia de releases, basta clicar aqui.