Ferramenta de clipping gratuita é uma boa alternativa? Entenda

Com o crescimento do meio digital, o monitoramento de notícias acabou se tornando um gargalo na área de comunicação, comprometendo a rotina dos profissionais. E uma das alternativas para contornar o problema é usar uma ferramenta de clipping gratuita, o site de buscas. Mas será que essa é a melhor opção?

Ferramenta de clipping gratuita é uma boa opção?

Quando a agência verifica que o monitoramento de notícias é um gargalo no dia a dia, começa-se a procura por soluções para o problema. Muitas vezes, a primeira ideia que vem à mente é a ferramenta de clipping gratuita, o conhecido Google.

Afinal, o site de buscas permite que você encontre, de forma gratuita, os conteúdos noticiosos presentes no meio digital. O problema é que, muitas vezes, o barato sai caro. O resultado disso é um cliente insatisfeito com o serviço da agência de comunicação.

Vamos te explicar o motivo disso. A ferramenta de clipping gratuita, como o Google, por mais que pareça a solução de todos os seus problemas, não entrega o resultado mais completo e eficiente. Afinal, ela tem limitações.

Quais são as limitações da ferramenta de clipping gratuita?

A primeira coisa que precisa ser entendida é que o Google trabalha com ranqueamento. Então, muitos sites não vão aparecer na listagem de resultados – ou vão aparecer na página 10, por exemplo.

Além disso, o que é mostrado a você não é o mesmo que outra pessoa vai ver na tela. Afinal, há personalização de resultados.

Além disso, a filtragem de resultados da ferramenta de clipping gratuita não é eficiente para o trabalho do profissional de comunicação. Afinal, é preciso utilizar mecanismos de busca estratégicos para obter a listagem de notícias desejada (sobre a marca, sobre o mercado de atuação e sobre a concorrência).

Outro ponto fraco do site de buscas é a dificuldade na criação de relatórios. Quando você utiliza o Google para fazer o clipping, precisa elaborar manualmente o documento para mostrar ao cliente. Por ser um processo manual, a chance de existir furos no monitoramento de notícias é muito maior.

Talvez você esteja se perguntando “então, qual a opção mais eficiente para o clipping?”. A resposta é mais simples do que imagina: ferramenta de clipping profissional.

Saiba por que trocar a ferramenta de clipping gratuita pela profissional

Primeiro, se você ainda não tem noção do poder estratégico do clipping, leia o nosso artigo sobre como fazer um bom monitoramento de notícias.

Agora, entenda que uma ferramenta profissional de monitoramento de notícias, como o Knewin News, é muito mais do que uma plataforma para captura de conteúdos noticiosos. Ela funciona como uma proposta estratégica para as agências de comunicação.

Quer saber o motivo? É uma ótima alternativa para conseguir enxergar  informações e dados para apoiar a execução do planejamento do cliente.

Além disso, ela permite que você tenha um panorama sobre as táticas executadas e disparadas com o release; possibilita que o profissional saiba, em primeira mão, quais são as novidades do mercado e ainda ajuda a ficar de olhos abertos ao que a concorrência está fazendo.

Assim, investir em uma solução profissional em vez da ferramenta de clipping gratuita também significa otimização de tempo e receita. Afinal, o processo que seria feito de forma manual (e demandaria tempo) agora é automatizado por um sistema desenvolvido para facilitar a rotina das pessoas.

Como o Knewin News funciona

O Knewin News monitora, em uma busca rápida a partir de filtros específicos, online, impresso, rádio e TV na maior base de dados da América Latina. Ou seja, representa um respiro para sua rotina e a possibilidade de manter a eficiência no clipping de múltiplos clientes.

A plataforma ainda facilita outro processo das agências: a criação de relatórios. Sim, esse documento tão importante para a comunicação com o cliente pode ser elaborado com facilidade: basta selecionar os conteúdos e exportar em excel ou enviar via e-mail.

Dessa maneira, você consegue manter a periodicidade no acompanhamento semanal, mensal e semestral da visibilidade das marcas na imprensa regional, nacional e, até mesmo, internacional.

E há ainda mais um ponto fundamental para a rotina da agência de comunicação. O Knewin News, por exemplo, fornece a você 2 documentos analíticos: a Smart-Newsletter e o Smart-report.

Junto com o monitoramento automatizado, eles formam um tripé para transformar notícias em dados valiosos para a tomada de decisão de agências e para facilitar a mensuração em comunicação. Afinal, trazem informações visuais e fáceis de assimilar sobre o monitoramento de mídias.

Assim, é possível perceber que vale a pena deixar de lado a ferramenta de clipping gratuita e investir em uma plataforma paga.

Ficou interessado na ferramenta de clipping profissional? Então solicite uma demo gratuita no Knewin News!