[Estudo] Compras de Natal: Qual foi a repercussão em 2020?

As festas de fim de ano e, especialmente, as compras de Natal são alguns dos eventos mais esperados pelo comércio, consumidores e imprensa. Afinal, é um momento de reaquecimento da economia, de confraternização e de pautas jornalísticas com visibilidade para as ações das marcas.

No entanto, com a pandemia da Covid-19 iniciando uma segunda onda ao redor do mundo e crescendo exponencialmente no Brasil, foi necessário adaptar essas comemorações e, em específico, a busca pelos presentes de Natal por causa das medidas de distanciamento social.

Com isso, as costumeiras viagens e comemorações natalinas tiveram de se adaptar ao novo contexto de isolamento, com cada familiar em sua própria casa e sem reunir amigos para a tão aguardada ceia. 

As compras de Natal em 2020

Mas não foi apenas nas comemorações que a pandemia interferiu. Um dos grandes afetados foi o comércio.

Assim como a Black Friday, o Natal é um dos grandes eventos do varejo. E as festas natalinas, amigos secretos e, até mesmo, as confraternizações de final de ano das empresas ajudam a alavancar as vendas de uma grande variedade de setores no comércio, desde brinquedos até alimentos e decoração.

Com o impacto da quarentena ao longo do ano, a esperança de recuperar o prejuízo estava depositada nesta data que costuma ser tão festiva.

No entanto, estaria o brasileiro priorizando as compras de Natal dentro do atual contexto da pandemia? Afinal, a população foi fortemente impactada pelas consequências da Covid-19.

Dessa forma, qual seria o comportamento do consumidor brasileiro diante de tamanha mudança e desafio?

Foi pensando nisso que a Knewin desenvolveu um um estudo focado nas compras de Natal. Utilizamos nossas plataformas para monitorar e entender quais as intenções e planos do brasileiro para o período natalino em 2020.

Em nosso material gratuito, você irá encontrar:

  • Dados do Google sobre as compras de Natal
  • Repercussão das compras de Natal na imprensa
  • O buzz nas redes sociais: marcas, hashtags e produtos mais mencionados
  • O impacto das ações das marcas nas redes sociais e na imprensa

Ficou interessado? Então, baixe agora mesmo o nosso estudo gratuito!