Use a Inteligência Artificial para saber como o público se sente

Quando falamos sobre posicionamento de marcas nas mídias sociais, uma coisa é certa: é preciso monitorar o sentimento do seu público e contar com o auxílio da Inteligência Artificial para deixar o processo mais preciso.

Afinal, aquele velho ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” divide as opiniões dos consultores e especialistas, além de representar um risco de imagem para a sua marca.

Dessa forma, a análise de sentimento, junto com o monitoramento de redes sociais, é a sua melhor aliada para entender a visibilidade digital da marca e construir laços mais fortes com o seu público.

O que significa análise de sentimentos?

A análise de sentimentos é uma ferramenta qualitativa que mostra se as menções feitas sobre uma marca são positivas, neutras ou negativas.

Essa avaliação leva em conta um universo de comentários e publicações feitos sobre a empresa em mídias sociais e em meios de comunicação.

De forma automatizada e ágil, a Inteligência Artificial é capaz de categorizar todas as citações feitas e revelar como anda a qualidade do relacionamento de uma marca com o público.

Leia também:
>> Gestão de redes sociais: economize tempo com uma única plataforma
>> Análise de redes sociais: 7 erros que você deveria evitar

Nesse sentido, o monitoramento de mídias sociais, junto com a análise de sentimentos, permite tanto fazer um panorama sobre esse relacionamento quanto identificar possíveis rastilhos de polêmicas, como clientes que se manifestam sobre problemas técnicos, entregas atrasadas ou sobre o posicionamento de sua marca.

Ao mesmo tempo, é uma ótima ferramenta para acompanhar a repercussão ao lançar produtos, serviços ou campanhas publicitárias, por exemplo. 

Agora, vamos entender um pouco melhor de que modo a tecnologia pode cuidar disso.

Como a inteligência artificial ajuda na análise de sentimento?

Devido à capacidade cognitiva de nossos cérebros, adquirimos conhecimento e compreendemos o mundo através dos sentidos e das experiências.

Por muito tempo, essa foi a principal diferença entre humanos e robôs.

Afinal, eles eram mestres em jogar xadrez, fazer cálculos avançados e organizar informações, mas não tinham essa bagagem emocional que temos. 

Contudo, isso não é um limitante para a Inteligência Artificial. Qualquer tarefa repetitiva que exige grande volume de dados, análises e reconhecimento de padrões pode ser delegada aos cérebros virtuais. 

A Inteligência Artificial é aliada para grandes volumes de dados

Em 2012, a Kaggle, uma startup focada em Machine Learning, desafiou 150 equipes em uma competição para elaborar um algoritmo que conseguisse corrigir as redações do ensino médio.

E não é que o solução vencedora foi capaz de dar as mesmas notas que os professores humanos? 

Nas mídias sociais, os textos até não costumam ser tão longos quanto redações, mas o volume pode ser extenuante.

Imagine quanto tempo levaria para avaliar, uma a uma, cada citação à marca, queixa, elogio, recomendação ou o simples fato do usuário ter indicado um endereço errado e dito que a sua empresa fica na esquina da casa dele.

Além de exigir muito tempo, essa atividade necessita da atenção de diversos profissionais para dar conta de todo o fluxo.

Uma ferramenta inteligente, como o Knewin Social, usa a inteligência artificial para facilitar a sua rotina, monitorar e categorizar cada citação.

Com o uso de algoritmos, a Inteligência Artificial entende palavras, estruturas e padrões de frases ao avaliar comentários, tuítes e publicações.

Assim, a análise de sentimentos avalia o que o texto expressa – se é de felicidade, raiva, tristeza, excitação.

Com isso, enquadra a menção entre as categorias “neutro”, “positivo” e “negativo”, além de “favorável” ou “desfavorável”.

Tudo isso para facilitar o trabalho dos profissionais de comunicação, que podem usar esses relatórios para melhorar as suas estratégias. 

O olhar humano, entretanto, é indispensável. Afinal, nossa língua apresenta nuances que podem passar despercebidos pela Inteligência Artificial. É o caso de comentários irônicos, por exemplo.

Assim, a tecnologia não substitui o trabalho de um gestor, mas complementa e potencializa. 

>> Não deixe de ler: 5 coisas que diretores de comunicação deveriam saber

Relacionamento Vs. Monitoramento de mídias sociais

Em um mundo cada dia mais digital, as mídias sociais servem como um dos principais canais de relacionamento com os consumidores.

Tanto que quatro entre dez entrevistados pelo estudo The 2018 Edelman Trust Barometer Special Report: Brands and Social Media dizem que é improvável que eles se tornem emocionalmente apegados a uma marca que não interaja com eles nesses canais.

Como você já deve saber, uma mesma mensagem pode ser entendida de modos diferentes pelo seu público. E tudo que cerca a sua marca acaba formando a opinião a respeito dela.

Por isso, a análise constante é responsável por identificar falhas de posicionamento, gerenciar situações negativas de maneira muito rápida e promover o aproveitamento de oportunidades, otimizando tempo. 

Assim, avaliar a receptividade do público em relação à sua marca é fundamental para melhorar a reputação, especialmente nos meios digitais.

Lembre-se que uma reputação sólida é capaz de proteger o seu negócio em épocas de crise. Por outro lado, reputações mais fracas são mais impactadas negativamente diante de situações críticas.

Aquele paradigma antigo de “intuição do gestor” ou de fazer e, somente depois, analisar os resultados está minguando cada dia mais. A gestão de comunicação baseada em dados é uma estratégia que torna a tomada de decisão muito mais certeira e eficiente. 

Além de analisar sentimentos, a nossa plataforma faz todo o monitoramento de mídias sociais, agendamento de publicações e SAC 2.0. Ficou curioso para saber como funciona? Solicite a demonstração gratuita do Knewin Social.