Knewin e FSB: repercussão da pandemia nas redes sociais

A partir de hoje, uma visão completa da repercussão da pandemia nas redes sociais ficará disponível gratuitamente para acesso de todos. A Knewin e a FSB, respectivamente a maior PR Tech da América Latina e maior agência de comunicação*, desenvolveram conjuntamente o Dashboard Covid-19 Redes Sociais.

Além de monitorar os termos mais citados em um espectro amplo de assuntos, a plataforma também traz gráficos e informações sobre influenciadores com maior engajamento e políticos mais citados.

O dashboard pode ser acessado pelo seguinte link:

Por meio da plataforma da Knewin e da FSB, o cenário atual, a partir da percepção nas redes sociais, será retratado em gráficos, mapas, números e dados. Além disso, também é possível visualizar uma nuvem temática, fruto da análise desenvolvida pelas empresas.

Objetivo do Dashboard Covid-19 Redes Sociais

O objetivo do dashboard é servir como ferramenta para todos que queiram entender a atual situação. 

Desta forma, a missão é auxiliar no planejamento de estratégias de negócios e na tomada de decisões, dando dados para que todos lidem com o novo cenário de forma mais assertiva.

“Informação de qualidade e ágil é uma das bases para compreender cenários. Principalmente nas redes sociais. Acreditamos no poder dos dados. Por isso, alinhamos inteligência artificial e humana. O dashboard que estamos lançando em conjunto com a Knewin é muito completo, dinâmico, além de ser amigável e acessível. Oferece informações com transparência e uma experiência completa. Tudo isso importa”, afirma Luciano Pires, Sócio-diretor da FSB Inteligência.

Segundo Fabio Rios, Diretor de Marketing e Vendas da Knewin, “O Dashboard Covid-19 Redes Sociais torna acessíveis dados que podem ser decisivos para as empresas e para toda a sociedade. Acreditamos que o conhecimento nos mantém à frente, e as redes sociais provêm informações muito valiosas e úteis para ajudar a na tomada de decisões inteligentes”, explica.

Quais são os temas e dados visualizados no Dashboard?

Em diferentes formatos, os dados cobrem os principais temas relacionados à pandemia:

  • Política.
  • Economia.
  • Saúde.
  • Religião.
  • Mundo.
  • Medidas de enfrentamento.
  • Emprego.
  • Marcas.
  • Isolamento social.

Além disso, serão disponibilizados, por exemplo, mapas e gráficos com os países e estados mais citados. E quais as hashtags com maior destaque do dia.

Entre as KPIs analisadas, estão o volume absoluto de menções, o alcance potencial do período e as interações nos posts.

Também serão disponibilizadas informações sobre a porcentagem de aumento ou queda destes índices em relação ao dia anterior.

Há, ainda, gráfico com os subtemas em destaque para cada categoria e nuvem de palavras com os termos do dia. Entre os assuntos especiais que serão monitorados pela Knewin e pela FSB estão: delivery, fake news, memes e rotina.

Além disso, a temperatura das redes em relação ao isolamento social será avaliada diariamente, bem como as sensações expressas devido à pandemia – como medo, tédio, tristeza e esperança.

Como é feita a atualização do Dashboard?

A atualização do Dashboard Covid-19 Redes Sociais é diária. Optamos por unir a tecnologia da Knewin (tratando do alto volume de dados) com a análise crítica do time da FSB Inteligência.

Para garantir uma entrega ágil, adotamos o seguinte procedimento para atualização dos dados:

  • O Knewin Social (software de monitoramento de redes sociais), monitora e classifica automaticamente todos posts referentes ao assunto. 
  • Após esse monitoramento e classificação automatizados, o time FSB Inteligência inicia as análises e traz resumos referente às atualizações do dia. 

Após a análise de Inteligência, todos os dados são importados de forma automatizada dentro do dashboard. E e a atualização é realizada duas vezes ao dia: às 10h (com o consolidado do dia anterior) e às 19h (com a prévia do dia corrente).

Pode haver atraso na atualização dos dados devido às características do Power Bi, provedor de dados utilizado.

Dashboard Covid-19

* De acordo com o Global Top 250 PR Agency Ranking 2019, um estudo do The Holmes Report.