Passo a passo: como fazer um clipping de notícias mais estratégico?

O clipping de notícias é um recurso fundamental para nutrir a estratégia de comunicação com informações relevantes de tudo o que foi publicado nos veículos tradicionais, como jornais, revistas, televisão e rádio, além dos digitais, como blogs e portais. 

E, na “era dos dados”, em que tudo acontece muito rápido, o monitoramento precisa ser uma prioridade dentro das agências de comunicação e assessorias de imprensa. 

Afinal, muito mais do que um recorte do cenário atual ou apenas links de matérias com uma palavra para resumir se ele é positivo, negativo ou neutro, o clipping deve ter um relatório completo com dados, gráficos e insights. 

Por isso, neste post, traremos algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver um trabalho muito mais estratégico em relação à análise de notícias.

Leia também:

>> Diagnóstico: seu clipping de notícias é realmente efetivo?

>> O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias?

>>  Como fazer um clipping digital com qualidade com nossos 5 segredos

1. A importância da tecnologia durante o clipping de notícias

A tecnologia evolui exponencialmente, mas isso é bom para quem trabalha com comunicação. Nós sabemos que essa mudança acontece tão rápido que muitas vezes é difícil de acompanhar. 

Porém, mesmo sendo desafiador, a evolução da tecnologia proporcionou o surgimento de novas soluções de monitoramento em tempo real. O que se resumia em monitorar notícias publicadas e analisar a centimetragem para dar um valor àquele espaço, ganhou proporções ainda maiores: passamos a monitorar o mercado.

Por outro lado, a velocidade da informação ficou infinitamente maior, enquanto a multidisciplinaridade de canais cresceu na mesma proporção. Afinal, como as empresas poderiam cobrir tudo o que está acontecendo e sem falhas? 

A resposta é a nossa primeira dica para tornar o seu clipping de notícias mais estratégico: use a tecnologia a seu favor.

Na Knewin, todas as nossas soluções têm o objetivo de otimizar os passos manuais e tornar o dia a dia das equipes muito mais estratégicos, ágeis e assertivos

Quer saber como funciona na prática? Veja:

2. Saiba o que monitorar

Antes de sair captando e mensurando um monte de informações, saiba quais levantamentos são importantes. O que a marca ou empresa quer saber com um clipping de notícias? Por que fazer essa análise?

Essas respostas ajudarão a ser ágil e assertivo na hora de fechar um relatório de mídia. Aos poucos, conforme as duas partes do negócio interagirem e se conhecerem, é possível trazer algumas sugestões para tornar esse levantamento ainda mais eficiente.

Expressões, palavras-chave, editorias, veículos, influenciadores, podcasts, vídeos… cada um desses formatos, meios de comunicação ou setores podem variar de marca para marca. Cabe a cada agência ou a área de comunicação definir o melhor caminho para a estratégia.

Segundo a pesquisa “Os clientes em primeiro lugar” feita pelo LinkedIn, 44% dos clientes consideram seriamente uma marca quando recebem conteúdo aplicável à função deles no processo de tomada de decisões. 

3. Olhe para as redes sociais

Este terceiro passo é relevante principalmente em uma época em que as fake news estão em grande evidência. Além de monitorar informações importantes sobre o mercado e acompanhar as tendências da empresa, é possível saber o que o público final está falando sobre a marca.

Outro ponto positivo são os dados disponíveis nas plataformas de monitoramento e insights das redes sociais. 

Com todos esses dados em mãos, cabe à assessoria de imprensa ou à agência de comunicação fazer uma análise de sentimento completa e trazer insights relevantes para a estratégia do cliente.

Lembre-se de redobrar a atenção para as palavras-chave. Elas serão fundamentais para direcionar a busca das  informações essenciais para o planejamento da empresa.

4. A importância de um bom relatório

Um clipping de notícias mais estratégico depende de um relatório visual, com insights e até interativo. Para isso, a equipe de especialistas deve analisar os dados e organizá-los de maneira que o cliente ou o time C-level tenha um acesso simples e ágil dessas informações.

Com esses relatórios é possível entender o que tem sido mencionado, reduzir as chances de avaliar matérias e outros conteúdos repetidos, além de deixar algum material escapar ou eliminar o retrabalho por parte dos colaboradores.

Uma boa dica é procurar por soluções tecnológicas que automatizem esse processo, otimizando o tempo dos colaboradores envolvidos e reduzindo a chance de erros durante o processo. 

Quer saber se o seu clipping de notícias é estratégico? Faça o teste!

Nós mapeamos os principais gaps que podem surgir no dia a dia dos profissionais de comunicação. Dessa forma, reunimos os dados mais importantes em um diagnóstico objetivo e super simples.

As informações estão alinhadas ao cenário digital e às dificuldades que podem aparecer no seu caminho. Quer saber como identificar problemas no clipping da sua empresa? Então, clique e descubra

Agora que você já sabe como tornar o seu clipping de notícias mais estratégico, entenda na prática como o monitoramento automatizado pode impulsionar os seus resultados. Para isso, solicite uma demonstração gratuita em nossas soluções.