Como fazer clipping digital com qualidade e agilidade?

Se você é do time de comunicação da sua empresa ou trabalha com assessoria de imprensa, com certeza sabe como fazer clipping digital com qualidade e agilidade é importante para os seus clientes. Afinal, não é exagero dizer que esse é o princípio básico de um trabalho eficiente na área de comunicação.

Leia também:

>> Clipping: como transformar informações em insights para a estratégia de comunicação?

>> Monitoramento de notícias em tempo real: por que é importante?

Com a evolução da tecnologia e cada vez mais ferramentas e soluções que oferecem dados captados e relacionados em um relatório totalmente intuitivo e interativo em tempo real, a exigência por uma visão mais estratégica tornou-se um diferencial para quem atua neste mercado. Para elevar ainda mais a qualidade da entrega, o monitoramento  é fundamental.

Como o clipping era feito antes do digital?

Enquanto há alguns anos, o trabalho de monitorar, captar, gerenciar e analisar era feito manualmente e baseado exclusivamente em centimetragem de revistas e jornais, nos dias de hoje a tecnologia tornou-se indispensável nesse processo. 

E vamos um pouco mais além na nossa linha de raciocínio. A tecnologia está tão presente que deixou de ser um diferencial, mas essencial.

Por isso, se você ainda não aderiu a essa cultura na sua empresa, está perdendo tempo e – muito provavelmente – oportunidades de se destacar no seu mercado.

Com novos recursos, é possível realizar um trabalho mais cuidadoso e tomar decisões mais assertivas. A clipagem digital tem o poder de transformar o trabalho de comunicação em algo muito mais mensurável e estratégico, fornecendo qualidade e agilidade ao trabalho.

Neste artigo, falaremos sobre a importância e como fazer um clipping digital bem feito. Vamos lá?

A importância do Clipping digital!

Por conta do grande volume de conteúdo para monitorar no meio digital, cada vez mais o clipping tem se tornado um grande desafio na rotina da assessoria de imprensa. Quando feito manualmente, ele demanda um volume grande de trabalho operacional, o que tira o tempo dedicado para a estratégia e atrapalha a rotina. 

Muitas vezes é necessário designar um profissional para realizar apenas essa tarefa. Por isso, é importante fazer o clipping de forma digitalizada, com apoio da tecnologia.  Dessa forma, é possível:

  • Antecipar situações de crise, ao identificar diferentes tipos de conteúdo negativo com agilidade e se preparar com maior assertividade, caso venha a acontecer uma situação grave.
  • Saber se o público-alvo é impactado pela mensagem, acesse os comentários que mencionam sua marca nas mídias online e faça uma análise de sentimento.
  • Detectar informações falsas. Um estudo do MIT comprovou que esse tipo de notícia se espalha com 70% mais velocidade do que as verdadeiras.  Para complicar o cenário, um estudo da Kapersky mostrou que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news.
  • Monitorar competidores e antecipar tendências: saber explorar o que agrada ou desagrada o público sobre o produto ou serviço da concorrência pode ser uma vantagem. Com esse recurso também é possível descobrir o que as pessoas buscam e outras informações.

A essa altura você já se convenceu sobre a importância de saber como fazer um clipping digital com qualidade e agilidade. Mas você sabe como aplicar essa iniciativa no seu dia a dia? Veja a seguir!

Dicas de como fazer um clipping digital com qualidade e agilidade

Por mais que o desenvolvimento tecnológico tenha otimizado o clipping, são necessários alguns mecanismos para o levantamento dar suporte às decisões estratégicas. Por isso, veja cinco dicas de processos indispensáveis para saber como fazer um bom clipping digital.

  • Saiba o que você deseja monitorar

Qual conteúdo monitorar? Quais informações extrair? Responder essas e outras perguntas irá direcionar o seu trabalho na hora de escolher as palavras-chave para o monitoramento. Ações executadas para o cliente, monitoramento da marca, análise da concorrência e do nicho de atuação são opções que podem fazer parte da rotina do clipping de notícias.

  • Desenvolva relatórios com informações claras e objetivas

Os relatórios funcionam como um documento para o trabalho da comunicação e da assessoria de imprensa. Eles permitem que o cliente visualize os resultados do trabalho, além de manter a rotina organizada e evitar furos e repetição de conteúdos no clipping. 

Você pode escolher a periodicidade de acordo  com o que for melhor para a rotina ou para os objetivos. Mas não se esqueça de elaborar relatórios informativos e didáticos.

  • A análise de sentimento é fundamental 

Para fazer monitoramento, não basta apenas enumerar e elencar as matérias nas quais sua empresa é citada. Analisar o conteúdo e o sentimento é fundamental! Esse indicador ajuda a mensurar, de forma qualitativa, os impactos da assessoria de imprensa na reputação das marcas. Além disso, permite que você detecte situações negativas para a empresa com antecedência.

  • Busque extrair insights relevantes com o monitoramento

Se você apenas monitora e cria relatórios, você está perdendo um potencial importante em sua rotina. Os conteúdos presentes na mídia devem ser interpretados e a obtenção de insights é importantíssimo para traçar estratégias cativantes para seu cliente.

Não se esqueça que o ponto de partida para garantir que o material recolhido no monitoramento seja utilizado na estratégia de comunicação é a qualidade das informações. 

E isso, só pode ser adquirido a partir de insights retirados dos dados apresentados pelo monitoramento em tempo real. Se quiser saber mais sobre o tema, temos um texto no nosso blog que fala mais sobre isso.

  • Utilize uma boa ferramenta para te ajudar!

Se monitorar notícias de forma periódica manualmente já é uma tarefa ingrata, imagine em tempo real. Impensável, né? Por isso, utilizar boas ferramentas tecnológicas como aliada é uma das formas de tornar essa atividade mais leve e também mais assertiva.

Saiba que existem alternativas que te ajudam a acompanhar conteúdos jornalísticos de forma instantânea. Uma opção é o Knewin Monitoring, uma plataforma que permite que você monitore marcas, personalidades e temas de mercado com a maior base de veículos do país para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa!

Quer aproveitar o monitoramento de mídias automatizado do Knewin Monitoring? Solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.