Plano de assessoria de imprensa: template para facilitar a rotina

A estruturação de um plano de assessoria de imprensa é passo essencial para o trabalho com comunicação externa. Afinal, a estratégia proporciona três coisas importantes: organização, olhar estratégico e educação do cliente.

O problema é que muitos assessores deixam a estratégia de lado porque não sabem como estruturar o plano de assessoria de imprensa. Isso prejudica a assertividade das ações de comunicação externa.

Se isso acontece com você, respire fundo e continue a leitura do nosso post. O Blog AI preparou um material especial sobre planejamento de comunicação externa, que vai facilitar a sua rotina de forma significativa.

Como estruturar um plano de assessoria de imprensa de forma fácil

Um dos intuitos do blog assessordeimprensa.com.br é compartilhar conteúdos úteis sobre os variados assuntos da Comunicação digital. E um assunto que é dor de diversos leitores de nosso blog é o planejamento de comunicação.

Pensamos em uma forma de solucionar esse problema de forma prática, a fim de facilitar a sua rotina e garantir resultados assertivos para seu cliente.

Por isso, criamos um template de plano de assessoria de imprensa, em formato editável e com as seções mais importantes dessa estratégia. Tudo isso para otimizar sua rotina e te mostrar que o planejamento não é um “bicho de sete cabeças” (como muitos imaginam).

Junto com o template, decidimos criar este post tutorial. Aqui, vamos te mostrar como preencher o material e te dar dicas para deixar o processo mais assertivo para você e para o seu cliente.

1. Overview do planejamento

A primeira parte do nosso template é o overview da apresentação do plano de assessoria de imprensa. Essa parte é importante para que seu cliente visualize o que foi estruturado para a empresa.

Além disso, o overview permite que você estruture, de forma estratégica, a apresentação do planejamento para seu cliente (em uma reunião, por exemplo).

Preencha esta parte do material com os tópicos abordados no planejamento e seus respectivos resumos. Você vai ver que isso vai facilitar a gestão de comunicação externa de seu cliente.

2. Matriz SWOT

A segunda parte do nosso template de planejamento de assessoria de imprensa tem a ver com a matriz SWOT. É aqui que você vai identificar e sinalizar os aspectos internos e externos da marca assessorada.

No template, temos uma página com a visualização dos aspectos presentes na Matriz SWOT, a fim de facilitar o entendimento de seu cliente em relação à estratégia. Isso também ajuda na criação de um mapa mental sobre a atuação da marca.

Logo em seguida, separamos cada aspecto da matriz SWOT, para que você se aprofunde nas Forças e Fraquezas internas da empresa e nas Oportunidades e Ameaças externas.

Por que decidimos estruturar dessa forma? Para que você e seu cliente percebam quais são os aspectos que devem prestar mais atenção na tomada de decisões e nas ações de comunicação para a marca.

Preencha essa parte do template com os aspectos-chave que o planejamento de assessoria deve se atentar com mais estratégia e cuidado.

3. Público de interesse

A terceira parte do template de planejamento tem relação com o público de interesse que vai ser o norteador das estratégias pensadas para a marca.

Nesta etapa, pense no público externo que a marca deseja atingir. Identifique idade, nicho, aspectos geográficos, entre outras coisas.

Também não esqueça que, quando falamos em público, jornalistas, influenciadores, órgãos público e investidores estão inseridos na categoria.

Pensar em público é essencial para traçar um planejamento assertivo para seu cliente. Afinal, as estratégias vão ser direcionadas a essas pessoas específicas.

4. Estratégias

Nosso template tem uma categoria chamada “estratégias”. Nela, temos três blocos: imprensa, influenciadores e mídias sociais.

Isso é importante para manter a organização na hora de elaborar o planejamento. Afinal, são públicos diferentes, que exigem estratégias distintas.

Para a imprensa, pense nos veículos que você deseja que seu cliente apareça, nos jornalistas mais assertivos, em eventos para divulgar a marca e press kits, por exemplo.

Para os influenciadores, defina quem são as pessoas mais interessantes para a marca assessorada, como funcionariam as parcerias, press kits personalizados, entre outras coisas.

Para as mídias sociais, pense nos canais mais estratégicos para a marca (onde o público está), nos conteúdos que você pode abordar, nos formatos das publicações e em um canal digital de Atendimento ao Cliente, por exemplo.

5. Mensagens-chave

A quinta seção do nosso template tem a ver com a estruturação de mensagens-chave. Se você está se perguntando o que significa isso, saiba que vamos te explicar.

Nessa parte do planejamento, pense nas mensagens que a marca deseja passar para o público. Isso tem muita relação com as missões, com os objetivos e com os valores da marca.

As mensagens-chave refletem a imagem da empresa, guiam as estratégias pensadas para a marca e facilitam o trabalho da assessoria de imprensa.

Não esqueça que mensagens-chave precisam ser concisas, objetivas e honestas. Evite sentenças que possam criar ruídos na comunicação e, consequentemente, crises de imagem.

6. Gestão de crise

O sexto tópico do nosso template aborda a gestão de crise. Ter um planejamento para situações turbulentas é essencial para que a marca enfrente esses momentos da melhor forma possível.

Para preencher a etapa de gestão de crise, pense em ações que você pode estruturar para esses momentos, em estratégias de social listening (que têm muita relação com análise de sentimento) e em execução de media training (para preparar o gestor da empresa), por exemplo.

Não esqueça que a melhor forma de gerenciar uma crise de imagem é estar preparado para enfrentá-la. Assessores de imprensa, colaboradores e gestores preparados evitam o agravamento da turbulência.

7. Mensuração de resultados

A sétima etapa do nosso template tem a ver com mensuração de resultados. Aqui, defina as estratégias que serão usadas para comprovar o valor da assessoria de imprensa.

Clipping de notícias, monitoramento de mídias sociais, definição de métricas qualitativas e cálculo de ROI são alguns exemplos de mensuração de resultados que você pode investir.

Nessa seção, ainda temos exemplos de materiais complementares para aprimorar o processo de elaboração do plano de assessoria de imprensa.

8. Cronograma

Por fim, temos a etapa de estipulação de um cronograma para esse planejamento. Saiba que essa seção é muito particular. Então, preencha-a de acordo com a sua rotina.

Pense em períodos mensais, trimestrais ou semestrais. Blocos de tempo ajudam a garantir resultados mais assertivos.

Defina as ações referentes aos períodos. Pense em como você vai mensurar esse bloco de estratégias. Seu cliente vai agradecer por essa seção. Afinal, ele deseja resultados palpáveis.

Não esqueça que o cronograma precisa ser “pé no chão”. Isso quer dizer que ele deve ser executável. Isso vai evitar que você fique estressado com deadlines apertados.

Para aproveitar o nosso template de planejamento de assessoria de imprensa, não esqueça de fazer o download gratuito do material.