Treinamento de mídia eficaz: como desenvolver

Em um mundo em que os veículos de comunicação desempenham um papel importante na comunicação e na promoção de negócios, produtos e serviços, as equipes das empresas precisam estar preparadas para lidar e se posicionar diante de desafios e oportunidades que podem surgir ao longo dessa jornada. Nesse contexto, o treinamento de mídia pode fazer toda a diferença. 

Por isso, é fundamental ter atenção ao desenvolver esse tipo de trabalho de maneira eficaz dentro da sua empresa. Implementando a estratégia e metodologia certa, cada profissional que assumir o papel de porta-voz da companhia estará devidamente alinhado com as melhores práticas e preparado para se posicionar diante dos mais diversos veículos de comunicação.

No entanto, muitas empresas consolidadas no mercado esbarram na mesma questão: “por onde começar?”. Para ajudar você a preparar um treinamento que irá construir uma imagem positiva da sua empresa diante dos clientes, imprensa e mercado, nós separamos algumas dicas. Acompanhe!

O que é Media Training ou Treinamento de M´ídia?

Treinamento de mídia, em sua tradução literal, é a preparação de um profissional que terá a missão de atuar como porta-voz da empresa. Ele pode ser escolhido para se posicionar diante de um assunto específico ou estar previamente selecionado para determinadas pautas, como CEO para negócios; CFO para economia e CTO para tecnologia.

Existem diferentes formas de desenvolver o Media Training, mas em sua maioria são trabalhadas questões de oratória, postura, desenvoltura e gestão de crise. Os porta-vozes nomeados passarão por uma série de entrevistas, treinamentos, análises e questionários e gravações para avaliar todo o contexto. Inclusive, é comum jornalistas renomados serem convidados para ajudar no processo.

Passo a passo: como desenvolver o treinamento de mídia para a sua equipe?

Desenvolver um programa de media training eficiente para a equipe envolve uma série de processos e etapas, combinando a estratégia com o uso inteligente de dados, além de apresentar caminhos para possíveis desafios que possam surgir ao longo da jornada. A seguir, estão algumas dicas que vão ajudar a sua equipe de comunicação a desenvolver um programa de treinamento de mídia que trará resultados surpreendentes. Confira!

  • Avalie a necessidade da sua equipe

O primeiro passo é entender qual será o ponto de partida. Procure entender as necessidades específicas de cada equipe a partir de uma avaliação abrangente sobre as habilidades e conhecimentos das pessoas em relação aos temas que elas representarão diante dos canais de comunicação. Esse processo pode incluir a análise de habilidades técnicas, conhecimento de plataformas, compreensão das tendências e facilidade em se comunicar. 

  • Defina os objetivos da estratégia de comunicação

O programa de treinamento precisa ter uma meta clara para a empresa. Afinal, o que você espera alcançar com o media training? As respostas podem ser de maior relevância entre os veículos de comunicação, posicionar uma liderança como especialista em um tema, melhorar sua capacidade de gerenciar crises, gerar conteúdo para os canais e plataformas digitais da companhia, etc. Esses KPIs são essenciais para direcionar o treinamento de forma mais eficaz e assertiva. 

  • Escolha os formatos para serem trabalhados pela empresa

Media training pode ser implementado de diferentes formas, de workshops a aulas presenciais, pensando até em discussões remotas ou exercícios práticos e presenciais. Escolher e organizar os formatos de treinamento é parte fundamental do trabalho, pois ele direciona como se adequar às necessidades da equipe naquele momento. Os métodos podem variar conforme o conteúdo e a forma que os colaboradores absorvem essas informações.

  • Adapte o conteúdo para os diferentes formatos de mídia

Com a mídia em constante evolução, é importante que o treinamento acompanhe esses novos formatos de conteúdo e novas tecnologias de mercado. Lembre-se de sempre certificar que o conteúdo de treinamento está devidamente atualizado e de acordo com as melhores práticas e tendências mais recentes. Dessa forma, a equipe estará melhor preparada.

  • Inclua exercícios práticos de treinamento de mídia

Quando se trata de treinamento de mídia para a empresa, o aprendizado prático é essencial para obter os melhores resultados. Procure oferecer simulações de entrevistas para ver como o porta-voz pode se comportar diante de um repórter, na frente de uma câmera e em um estúdio de gravação. Isso ajudará a reforçar o aprendizado, além de preparar a equipe criando simulações mais próximas do mundo real. 

  • Promova a comunicação e a colaboração entre as pessoas

Um bom programa de treinamento de mídia envolve o engajamento de toda a equipe de comunicação de uma empresa. Por isso, é fundamental haver a colaboração e a troca de ideias dentro da equipe durante os treinamentos. Isso pode ser feito por meio de discussões, projetos colaborativos, exercícios em grupo, dinâmicas e mais.  

  • Faça avaliações constantes do processo de evolução

Monitorar, mensurar e analisar o desenvolvimento da equipe ao longo do programa do treinamento de mídia é fundamental para ter a certeza de que a estratégia está no caminho certo. Promova avaliações regulares para identificar áreas que devem ser melhoradas e ajuste o programa conforme for necessário. Lembre-se que a aprendizagem é um processo contínuo e a adaptação deve acontecer o tempo todo.

O que não pode faltar no treinamento de mídia?

Gostou das dicas até aqui? Lembre-se que o treinamento de mídia precisa ser faseado, abordando diferentes temas importantes sobre o dia a dia da empresa, comportamento e estilo de jornalistas, além de dicas e conceitos sobre a relação entre a equipe de comunicação e a imprensa. Entre os pontos abordados, é importante destacar os:

  • Assessoria de Imprensa ou PR;
  • Glossário sobre os termos usados pela imprensa;
  • Características e estilos dos jornalistas;
  • Entender o que é realmente uma notícia;
  • As diferenças entre conteúdo comercial e editorial;
  • Como lidar com situações de crise;
  • Dicas para entrevistas. 

Desenvolver um treinamento de mídia eficaz para a equipe é um investimento que pode proporcionar diversos benefícios para a companhia. Além de preparar os colaboradores para possíveis crises no futuro, ele ainda aprimora as habilidades de comunicação e mostra transparência e relevância no mercado. 

Ao implementar essas dicas, procure adaptar às necessidades da sua equipe. Com o apoio da tecnologia, você estará no caminho certo para um programa de treinamento de mídia que proporcionará os melhores resultados para a sua empresa.