5 dicas para elaborar um press release e ter sucesso na divulgação da marca

No trabalho de assessoria de imprensa, o press release é uma poderosa tática de comunicação para a divulgação da marca. Se você estruturá-lo de forma estratégica, as chances de chamar a atenção dos jornalistas aumentam consideravelmente.

No entanto, por mais simples que pareça, pense na seguinte questão: você sabe como fazer um press release poderoso para ajudar na divulgação da marca de seu cliente?

Se você ficou em dúvida, saiba que, neste artigo, selecionamos 5 dicas incríveis capazes de mudar a sua rotina de elaboração do press release.

Descubra 5 dicas para escrever um press release eficaz para a divulgação da marca

Sabemos que um release é uma estratégia básica para assessores de imprensa. No entanto, como a rotina acaba nos deixando acostumados com as atividades de nossa função profissional, às vezes é preciso dar dois passos para trás.

Esse passo para trás é necessário para que você consiga renovar seu olhar como assessor e, dessa forma, conseguir ter sucesso na divulgação da marca de seu cliente. Por isso, confira as 5 dicas que separamos pensando no seu dia a dia.

1. Conteúdo relevante

Para ajudar na divulgação da marca de seu cliente, o ponto principal do release é pensar no conteúdo. Ele é essencial para deixar a imprensa informada sobre a empresa assessorada e, dessa forma, conseguir espaço para conquistar novos consumidores.

No entanto, existe um segredo para um release de sucesso: relevância. Essa palavra, que permeia o trabalho jornalístico, deve ser lembrada em todos os momentos por você.

Afinal, com a agenda atarefada e diversos e-mails de assessores chegando por dia, o jornalista não vai prestar atenção em releases que não acrescentam nada. Então fica o alerta: evite o envio de textos desnecessários.

Dê prioridade para a elaboração de releases que promovam ações ou conquistas específicas. Ao fazer isso, você preserva a imagem da marca de seu cliente e, principalmente, a sua reputação como assessor.

2. Título

Se você não dá atenção ao título de seu release (e do e-mail que vai enviar), repense. Essa propriedade de um texto é essencial para captar a atenção do jornalista.

É ele que vai destacar o seu release na imensidão de e-mails que o jornalista recebe por dia, possibilitando que a divulgação da marca de seu cliente seja efetivada.

Um bom título, na era digital, deve conter um verbo que chame a atenção do destinatário, ser curto (em torno de 70 caracteres, para ajudar no ranqueamento do Google) e, algo extremamente importante, precisa ser objetivo.

Se o título não fizer o jornalista sentir vontade de ler o release, saiba que a chance de seu e-mail não ser aberto é grande. Por isso, dê a devida importância a esse aspecto de um texto.

3. Estrutura

Estrutura é outro aspecto essencial para a elaboração de um bom release. Afinal, não esqueça que um release deve seguir um padrão de texto jornalístico. Por isso, estamos enfatizando esse ponto em nosso artigo.

Não esqueça da importância de estruturar um lide, com informações relevantes para o jornalismo. Além disso, pense no tamanho de seu release (incluindo aqui a quantidade de linhas dos parágrafos).

É importante que você entenda que, para um release conseguir chamar a atenção do jornalista no meio de uma rotina atarefada, ele não pode ser extenso. Aliás, a chance de você inserir informações sem relevância em um texto grande é relativamente maior do que em um artigo menor.

4. SEO

SEO é um termo que faz parte da sua rotina em assessoria de imprensa? Se a resposta for negativa, saiba que já é hora de incluir essa técnica no seu dia a dia.

Com o crescimento do meio digital e da publicação de matérias em sites, blogs e portais de notícias, você precisa se preocupar com aspectos que antes não afetavam a rotina da assessoria de imprensa. Uma delas está relacionada à divulgação da marca de seu cliente: a produção de releases.

Agora não basta apenas escrever um release. Você também precisa lembrar que, na imensidão dos conteúdos digitais, existe uma palavra chamada “ranqueamento”, que tem relação com a ordenação dos sites de acordo com estratégias de SEO (a conhecida otimização de sites).

Por isso, foque em palavras-chave específicas e relacionadas ao conteúdo de seu release. Além disso, fique sempre de olho nas mudanças propostas pelo Google para o SEO. Estar atualizado é essencial para divulgar seu cliente na era online.

5. Contato

Algo essencial para o release (e que você não pode esquecer) é adicionar suas informações de contato. Você pode até pensar que essa é uma informação básica. Sim, é simples, mas é muito importante.

Afinal, caso o jornalista se interesse pelo release – e queira investir em uma pauta que envolva a divulgação da marca de seu cliente -, ele precisa entrar em contato com você.

Por isso, disponibilizar telefone, e-mail e redes sociais (sim, pois elas funcionam como forma de manter contato e fazer networking na área da comunicação) são coisas importantes para conquistar sucesso com seu release.

Por fim, não esqueça que depois de divulgar releases e eles serem publicados, você precisa fazer o monitoramento das notícias relacionadas ao seu cliente. Para se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book Guia definitivo do clipping digital.

banner clipping digital