Divulgação de marcas: como encontrar o veículo regional certo

A divulgação de marcas em veículos jornalísticos regionais é algo que faz parte da rotina de muitos comunicadores sociais. E isso vale especialmente para aqueles que atuam em empresas de nichos específicos ou de localidades segmentadas. 

Além disso, esse tipo de divulgação é um grande aliado quando desejamos ressaltar o lançamento de um produto para a imprensa ou quando queremos enfatizar uma conquista significativa da empresa.

Porém, para que a divulgação de marcas traga resultados efetivos, é necessário distribuir conteúdos para os veículos jornalísticos certos. 

E é aí que surge um impasse. Como fazer isso de maneira efetiva, sem prejudicar outras demandas e sem colocar a divulgação da empresa por água abaixo?

A resposta para isso está em uma estratégia que você provavelmente conhece: clipping.

O clipping como aliado na divulgação de marcas para veículos regionais

Quando falamos sobre divulgação de marcas em veículos jornalísticos, abordamos um ponto relacionado à melhora da visibilidade de empresas e ao relacionamento com outros profissionais de comunicação.

Porém, por mais simples que esses aspectos possam parecer, um simples deslize pode colocar todo o trabalho de comunicação e de visibilidade da marca por água abaixo.

Afinal, uma divulgação mal planejada faz com que um conteúdo jornalístico seja enviado a um veículo que pode não ter interesse na pauta regional que você está divulgando.

Um exemplo é quando queremos divulgar um evento que vai acontecer no interior de São Paulo.

Não adianta enviar o conteúdo para um jornal do interior de Santa Catarina, certo?

O resultado desse mal planejamento é retrabalho, ruído no relacionamento com os jornalistas e menos visibilidade para a marca que você gerencia.

Assim, aqui é o momento de usar o olhar analítico e habilidoso que você tem para enxergar o clipping como seu aliado na hora de encontrar o veículo regional certo para divulgar empresas, releases e demais conteúdos relevantes.

Use o clipping para encontrar os veículos regionais certos

O clipping, ou monitoramento de notícias, é uma ferramenta bem conhecida por profissionais de comunicação.

A partir dele, você consegue identificar pautas que mencionam marcas na imprensa e outras temáticas estratégicas e valiosas para melhorar a visibilidade de empresas.

O grande ponto é que o clipping pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na divulgação de marcas para os jornais regionais certos.

Como isso acontece? Ao usar o monitoramento como seu aliado, você consegue identificar quais são os jornais de uma determinada região que pautam assuntos relacionados à marca que você gerencia.

Assim, fica mais fácil saber quais veículos são estratégicos para divulgar um evento de gastronomia que vai acontecer em uma determinada cidade.

O resultado desse cuidado na construção de uma lista segmentada de jornais é mais efetividade na divulgação de marcas, melhor relacionamento com jornalistas e resultados profissionais muito mais efetivos.

mais efetividade na divulgação de marcas, melhor relacionamento com jornalistas e resultados profissionais muito mais efetivos.

Afinal, não se esqueça: não adianta planejar ações de comunicação estratégicas, construir um bom conteúdo e divulgar para os veículos errados.

Se você não pensar com cuidado em quem vai receber a divulgação da marca, todo o trabalho árduo de comunicação vai por água abaixo.

Como identificar jornais regionais de forma fácil e rápida

Agora que você entendeu a importância de divulgar marcas e eventos regionais para os veículos jornalísticos certos, é necessário saber como fazer isso de forma fácil e ágil.

Afinal, diretores de comunicação são profissionais que precisam otimizar o tempo, com o intuito de conseguir lidar com múltiplas tarefas com efetividade.

E isso vale para o clipping e para a divulgação de marcas para a imprensa.

Então, para te ajudar a identificar os jornais regionais certos com facilidade, saiba que a tecnologia existe para te auxiliar.

Existem ferramentas que otimizam o clipping e que, inclusive, ajudam a detectar jornais de uma determinada localidade.

O Knewin News, por exemplo, é uma ferramenta desse tipo. Aliás, ele funciona como uma carta na manga para trazer mais dados às suas ações de comunicação.

De forma ágil, você consegue:

  • Pesquisar matérias que mencionam a sua marca.
  • Monitorar a concorrência e temáticas de mercado.
  • Encontrar os veículos certos (impresso, rádio, digital e TV) para divulgar eventos regionais relacionados à empresa que você gerencia.

O melhor: sem complicação, sem furos e sem desperdiçar todo o trabalho árduo que você teve.

Por fim, quer saber como o Knewin News consegue te ajudar a identificar jornais regionais com facilidade para aprimorar a divulgação de marcas? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

divulgação de marcas