Qual é a diferença entre Growth Hacking e Growth Marketing?

Você já ouviu falar em Growth Hacking? O termo é bastante conhecido por ser bastante utilizado, principalmente por empresas que atuam na área de tecnologia. Porém, ele não está sozinho. Do outro lado está o Growth Marketing, uma metodologia diferente e que também vem chamando a atenção dos líderes e gestores de diferentes mercados. 

Leia também:

>> Análise de dados na comunicação: o que é e como fazer?

>> Como gerar mais receita a partir da análise da satisfação do seu cliente?

>> Por que é um bom negócio incluir a análise preditiva na sua rotina?

O que são essas estratégias e como elas podem ser tão importantes para a conquista de resultados cada vez melhores? A resposta para essas perguntas e outros insights você pode conferir no decorrer deste artigo. Acompanhe.

O que é Growth Hacking?

O conceito foi apresentado ao mundo pela primeira vez Sean Ellis, ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers, em 2010. Na ocasião, Ellis analisou as empresas que tinham um crescimento significativo e encontrou alguns padrões que o levaram a desenvolver essa estratégia.  

Na tradução livre, “Growth Hacking” significa “encontrar brechas para a empresa crescer”. A ideia pode até parecer óbvia, afinal muitas empresas estão sempre buscando evoluir, crescer e prosperar, mas na prática funciona um pouco diferente.

O Growth Hacking possui algumas iniciativas que fazem com que a empresa atinja esse crescimento exponencial. Na prática, a linha de raciocínio funciona assim:

  1. Concentração de  esforços no principal problema ou alavanca da empresa;
  2. Pensar em melhorias e priorizar as melhores ideias;
  3. Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  4. Garantir o aprendizado por meio de sucessos e tropeços;
  5. Usar esse aprendizado e fazer novos testes.

Colocar essas cinco ideias em prática é a parte mais complexa do processo. Muitos modelos de negócio acabam encontrando dificuldades em estabelecer suas ideias e colocá-las em teste.

Na verdade, independente em qual área o Growth Hacking aconteça, ele não tem nada de inovador. A complexidade está mesmo na sua execução. Interessante, né?

Como aplicar Growth Hacking na estratégia da empresa?

Criatividade, inquietação com os resultados atuais, busca pela inovação, não ter medo de errar e se adaptar fácil a novas tecnologias são algumas das principais características para que o Growth Hacking funcione dentro da sua empresa.

No caso da área de comunicação, por exemplo, existe alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, como:

  • Conhecer o mercado e a sua persona: saiba quem são e o que estão fazendo os seus concorrentes, atuais e potenciais clientes e suas personas. O monitoramento para levantar todas essas informações de forma ágil e estratégica nessa etapa é fundamental.
  • Saber onde investir os seus recursos: não é porque o Growth Hacking tem sua base no Teste A/B que o budget deve ser usado de qualquer maneira. Invista em capacitação, ferramentas e contrate as pessoas certas. O foco é otimizar o orçamento para elevar o ROI, tornando a estratégia mais simples e assertiva.
  • Conte com os melhores profissionais: não ter medo de errar, ser resiliente, pensar mais na solução do que no problema são algumas características do profissional que deve integrar o time de Growth Hacking. Com as pessoas certas, os resultados vão aparecer.
  • Nada de achar. Teste e aprenda: só por meio dos Testes A/B é que será possível entender os resultados. No Growth Hacking tudo é mensurado e analisado. A partir desses dados é que os rumos da estratégia são reforçados ou redefinidos.

Por mais que pareça simples de executar, muitas empresas encontram no Growth Hacking uma dificuldade maior do que se poderia imaginar. Não haveria outra forma de crescer que tenha mais a ver com a sua estratégia de comunicação? O Growth Marketing pode ser para você.

O que é Growth Marketing?

É uma estratégia de marketing que tem como objetivo trazer novos clientes para a empresa, envolvê-los de forma consistente para que eles se transformem em consumidores a longo prazo e até mesmo advogados ou promotores da sua marca. Entre as suas diretrizes estão:

  • crescer de forma consistente para atingir suas metas;
  • construir relacionamentos de longo prazo para gerar vendas recorrentes;
  • conduzir novos clientes à sua marca para aumentar a receita;
  • encontrar maneiras inovadoras de manter os clientes engajados
  • incentivar os clientes a sempre promover sua marca.

Em resumo, existe Growth Hacking dentro do Growth Marketing, mas ele não é a estratégia toda. Veja mais sobre as diferenças entre eles a seguir. 

Qual é a diferença entre Hacking e Marketing?

Em poucas palavras, o Growth Hacking é uma estratégia que tem como objetivo conquistar resultados imediatos. Seu modelo se concentra em relações diretas, usando diferentes soluções tecnológicas para conquistar mais clientes e gerar mais vendas.

Já o Growth Marketing trabalha com planejamento a longo prazo, mesmo sendo uma metodologia ágil de trabalho. Mais do que produzir clientes e vendas, este conceito olha para o desenvolvimento da empresa como um todo para, a partir daí, priorizar as metas de vendas.

O modo de trabalho também é diferente. Enquanto o Growth Hacking se concentra nos resultados imediatos, o Growth Marketing estabelece como meta os de longo prazo. Os profissionais de Growth Marketing sabem que pode levar algum tempo para os resultados aparecerem.

Growth Marketing na estratégia de comunicação

O conceito pode ser utilizado por companhias de diferentes segmentos e tamanhos. No entanto, atenção para alguns pontos importantes para que ele funcione e você pode aproveitar de todo o potencial, conquistando os melhores resultados. São eles:

  1. Saiba com quem quer falar. Conheça os seus atuais e potenciais clientes.
  2. Planeje e faça uma criação de conteúdo com pesquisa e assertividade;
  3. Escolha os canais digitais que serão usados no seu negócio (imprensa, redes sociais, podcasts, entre outros);
  4. acompanhe seus resultados com frequência. Monitore e faça uma análise frequente sobre eles.

Diferente do Growth Hacking, o Growth Marketing visa a retenção de clientes e a longevidade dos resultados, sempre com foco na retenção e não apenas na conversão. 

Diante dessas alternativas, é importante que a sua empresa pense na melhor estratégia para sua comunicação e tome a decisão sobre qual caminho seguir. O que você precisa saber é que, independente se é Hacking ou Marketing, o monitoramento é parte essencial desse processo. 

Monitoramento, inovação e tecnologia

Como você percebeu na leitura até aqui, a chave para que Growth Hacking e Growth Marketing funcionem é justamente o ciclo: testar, monitorar e analisar. Para garantir a máxima efetividade dentro desse processo de constante implementação e aprendizado, um monitoramento ágil e eficiente faz toda diferença.

Diante desse cenário desafiador e disruptivo, a sua empresa precisa de uma solução que conecta diferentes canais digitais simultaneamente, faça o levantamento dos dados a partir de Inteligência Artificial e desenvolva relatórios simples e visuais para a melhor tomada de decisão. 

Bem, nós podemos ajudar. Com soluções inteligentes como Knewin News ou o Knewin Social, a tecnologia faz todo trabalho e a sua equipe pode se dedicar para pensar em novos insights e usar as informações para desenvolver a melhor estratégia de comunicação para o negócio.

Quer saber por onde começar? Entre em contato com um de nossos especialistas, eles podem ajudar. Fale conosco! Com certeza nós temos a solução perfeita para ajudar sua empresa a decidir qual o Growth ideal que irá conduzi-la aos melhores resultados.