Relatório de clipping: aliado na comunicação com clientes de agências

O relatório de clipping é uma ferramenta conhecida por profissionais que atuam em agências de comunicação. Afinal, ele é um documento que permite que você reporte resultados para os clientes e mostre a visibilidade das marcas na imprensa.

No entanto, será que você está aproveitando todo o potencial do relatório de monitoramento de notícias para melhorar o canal de comunicação com os clientes?

5 formas de usar o relatório de clipping para melhorar a comunicação com clientes

Quando o assunto é relatório de clipping, é comum pensar em uma listagem de notícias que mencionam os clientes de agências de comunicação.

Porém, o documento analítico sobre o monitoramento de notícias tem um potencial que fica limitado se apenas investimos nessa listagem de conteúdos noticiosos.

Dessa forma, vamos trazer neste artigo 5 maneiras de usar o relatório de clipping como aliado na comunicação com os clientes que você atende na agência.

1. Análise sobre o sentimento das matérias

Se você deseja usar o relatório de clipping como uma ferramenta que melhora a comunicação com seus clientes, insira a análise de sentimento nesse documento.

A análise de sentimento é um aspecto conhecido na estratégia de monitoramento de redes sociais. Ela permite a categorização de menções sobre uma marca em neutro, negativo e positivo.

No entanto, o que muitos profissionais esquecem é que esse tipo de análise também pode ser aproveitado no monitoramento de notícias.

A partir de um clipping bem estruturado (com objetivos definidos, palavras-chave elaboradas e método de captura de notícias escolhido), você consegue levar a listagem de notícias a um patamar qualitativo.

Para isso, analise que tipo de abordagem a matéria que menciona o seu cliente tem. Ela é negativa, neutra ou positiva para a marca?

Isso permite que você consiga mostrar se há algum assunto que merece cuidado especial.

Além disso, é possível pensar em ações de comunicação direcionadas para evitar deslizes na reputação da empresa, por exemplo.

Inclusive, se você quiser ajuda para fazer análise de sentimento na assessoria digital, saiba que temos um e-book gratuito sobre esse assunto. É só clicar aqui para fazer o download.

2. Identificação dos veículos que mais pautam a marca no relatório de clipping

Outro  tipo de informação que pode fazer parte do seu relatório de clipping é a identificação dos veículos jornalísticos que mais pautam a marca.

Para isso, você pode categorizar a informação da seguinte forma:

  1. Nome dos veículos noticiosos.
  2. Tipo de mídia (impresso, TV, rádio, digital e blog).

Assim, vai ser possível mostrar ao cliente quantos jornais de grande alcance falam sobre a marca e quantos canais segmentados pautam a empresa.

Isso te ajuda a justificar o porquê das ações da agência estarem voltadas para um veículo mais segmentado, por exemplo.

Com esse tipo de análise, também fica mais fácil construir um relatório de monitoramento de notícias mais alinhado aos objetivos e às expectativas de cada cliente da agência de comunicação.

3. Veículos que usam a concorrência como fonte

A terceira dica para usar o relatório de clipping como aliado da agência de comunicação é lembrar que gestores de empresas se preocupam com os passos da concorrência.

Então, inclua no escopo do monitoramento de notícias de seus clientes as palavras-chave relacionadas aos principais competidores do cliente.

A partir desse clipping, você vai conseguir identificar quais são os jornais que usam a concorrência como fonte e para quais veículos a equipe de comunicação das outras empresas está disparando releases (e em quais canais os conteúdos emplacam).

Além disso, também é possível acompanhar as crises enfrentadas pelas outras empresas e a visibilidade que elas conquistam no meio jornalístico.

Essas informações são valiosas para adicionar ao relatório de clipping, já que elas trazem dados para que gestores de empresas consigam tomar decisões com mais agilidade e precisão.

Ou seja, o clipping feito pelas agências de comunicação também serve como um canal para os clientes conseguirem se posicionar com mais assertividade no mercado no qual atuam.

4. Matérias sobre temáticas de mercado

Na mesma linha da análise da concorrência, é possível usar os relatórios de monitoramento de notícias para trazer informações estratégicas sobre o nicho de mercado do cliente.

Afinal, profissionais de agências de comunicação devem ter um radar 360º sobre assuntos que podem impactar a imagem das marcas atendidas.

Assim, na hora de planejar as palavras-chave do clipping, não esqueça de selecionar os termos relacionados ao mercado de seus clientes.

Aliás, inclua nesse campo as temáticas relacionadas ao cenário político, ao nicho econômico e às tendências de mercado.

Isso tudo vai te dar informações estratégicas para enriquecer o relatório de monitoramento de notícias.

Por consequência, seu cliente vai ter um documento mais alinhado às necessidades dele, fortalecendo os laços com a agência de comunicação.

5. Releases emplacados e matérias espontâneas

Quinta dica para incluir no relatório de clipping que a sua agência de comunicação faz para os clientes: identificação do release que emplacou e das matérias espontâneas.

Lembre-se que, quando enviamos apenas uma listagem de notícias para os clientes de agência, perdemos a oportunidade de mostrar o impacto do trabalho de comunicação na visibilidade da empresa.

Assim, comece a adicionar essa informação nas análises do monitoramento de notícias.

Você vai ver que essa atitude vai ser boa por 2 motivos:

  1. Você vai conseguir ter uma visão mais completa sobre o trabalho da agência de comunicação e sobre o resultado da estratégia de elaboração e de disparo de releases.
  2. Seu cliente vai entender que comunicação digital e gestão de marcas não são aspectos que podem ser pensados e executados de qualquer maneira. 

A agência tem a expertise necessária para pensar em ações de comunicação externa que ajudem a melhorar a imagem da marca, além de nutrir relacionamentos sólidos e duradouros com a imprensa.

Por fim, quer elaborar um relatório de clipping com facilidade? 

Então, faça o download do nosso modelo gratuito e editável de relatório de monitoramento de notícias. É só clicar aqui.