Inteligência de mercado: decisões precisas e monitoramento de marcas

A inteligência de mercado garante mais competitividade às empresas na era digital. Afinal, a partir da captura, da análise e da interpretação de dados, conseguimos prever tendências e tomar decisões mais precisas .

Além disso, a estratégia permite que gestores de empresas consigam acompanhar a concorrência e identificar pontos fracos dentro do próprio negócio.

Isso impacta positivamente a vida de milhares de consumidores, que podem consumir marcas alinhadas às exigências do mercado digital.

E o melhor de tudo: o Business Intelligence, como a estratégia também é chamada, tem como base o monitoramento de marcas, especialmente no contexto das notícias e das redes sociais.

Qual é a importância da inteligência de mercado?

Fazer inteligência de mercado significa, de forma resumida, usar dados para melhorar o desempenho de empresas, aprimorar produtos, alinhar marcas às expectativas dos públicos e garantir mais competitividade.

E isso é feito a partir da coleta de dados brutos e da interpretação contextualizada dessas informações.

Esses dados valiosos estão disponíveis no meio digital e precisam ser garimpados, categorizados e analisados a partir dos objetivos de uma determinada marca e de métricas bem definidas.

Com essas informações lapidadas a partir do olhar estratégico de um profissional, a inteligência de mercado nos ajuda a:

  1. Mapear tendências.
  2. Entender o posicionamento das marcas concorrentes.
  3. Tomar decisões com mais agilidade e mais precisão.
  4. Detectar fraquezas e ameaças.
  5. Enxergar oportunidades.
  6. Analisar a receptividade de produtos.
  7. Observar em qual degrau está o relacionamento com os públicos.
  8. Avaliar o planejamento estratégico.
  9. Definir os próximos passos de ações empresariais.
  10. Reposicionar marcas no mercado competitivo.
  11. Identificar gargalos no ambiente interno da organização.
  12. Gerenciar orçamentos e reorganizar fluxos de caixa.

Ou seja, a inteligência de mercado ajuda gestores de empresas a escolherem caminhos mais assertivos para o posicionamento de uma marca.

E isso significa mais vantagem em relação à concorrência, certo?

Às vezes, uma simples informação obtida no BI pode fazer a diferença no desempenho de uma marca e garantir mais engajamento com os públicos estratégicos.

Porém, talvez você esteja fazendo o seguinte questionamento: onde posso obter essas informações? E o que inteligência de mercado tem a ver com monitoramento de marcas?

A gente vai explicar isso agora.

Como unir a inteligência de mercado ao monitoramento de marcas

Antes de falarmos como unir Business Intelligence ao monitoramento de marcas, temos de relembrar a importância de 2 estratégias: clipping de notícias e análise de redes sociais.

Essas duas estratégias são conhecidas por profissionais de comunicação e garantem um olhar estratégico em relação às menções feitas a uma marca em canais jornalísticos e plataformas sociais.

O grande ponto é que os monitoramentos de notícias e de redes sociais podem estar inseridos na inteligência de mercado.

E clipping de notícias e análise de redes sociais nada mais são do que monitoramento de marca, certo?

Em outras palavras, BI é cuidar da reputação de marcas com um olhar guiado por dados valiosos e que facilitam a tomada de decisão.

Mas aqui vem um porém: para unir as estratégias de monitoramento à inteligência de mercado, você precisa fazer um clipping de notícias e uma análise de redes sociais voltados para métricas, relatórios e informações que estão nas entrelinhas.

Afinal, nem sempre as informações valiosas vão estar visíveis de forma fácil. É preciso analisar os dados e interpretá-los, a fim de ressignificá-los e transformá-los em aspectos valiosos.

E a gente tem e-book sobre isso. É só clicar aqui para fazer o download.

Mas continuando o assunto do nosso post: como fazer clipping e análise de redes sociais voltados para BI? A resposta está na tecnologia.

Monitoramento de notícias e inteligência de mercado

Para usar o monitoramento de notícias como ferramenta competitiva, entenda a importãncia de renovar o seu olhar em relação a essa estratégia que acompanha muitos profissionais desde a época da comunicação tradicional.

Um clipping voltado para BI precisa ter os seguintes pilares:

  1. Ser automatizado. Isso vai evitar que você perca tempo capturando conteúdos jornalísticos. Ou seja, mais tempo para analisar a interpretar as informações. Para otimizar o clipping, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento como o Knewin News.
  2. Olhar competitivo. Você precisa construir buscas que estejam relacionadas à concorrência e às movimentações de mercado. Afinal, esses aspectos afetam o posicionamento da sua marca.
  3. Escolha das palavras-chave certas. Os termos usados em buscas retornam diferentes resultados. Então, mapeie tudo o que pode ser relevante para melhorar o desempenho da sua empresa. Inclusive, temos um template para te ajudar nessa missão. É só clicar aqui para fazer o download.
  4. Olhar direcionado às métricas. Não adianta apenas monitorar notícias e não analisá-las. Dados soltos só ganham significado se forem inseridos dentro de um contexto.
  5. Criação de relatórios. As informações analisadas podem ser compiladas em um documento analítico, para obtermos um panorama macro sobre uma empresa. Nesse relatório, cruze informações da sua marca com dados sobre a concorrência, por exemplo.

Para resumir, um monitoramento de notícias voltado para inteligência de mercado é algo que vai além de uma simples detecção de matérias que mencionam a sua marca.

Ou melhor: é analisar os dados presentes nos conteúdos jornalísticos. Encontrar informações valiosas. E usá-las ao seu favor.

Monitoramento de redes sociais voltado para Business Intelligence

Para usar o monitoramento de redes sociais como ferramenta competitiva, você precisa entender que a estratégia não serve apenas para ver o que as pessoas comentam e compartilham sobre a sua marca.

O monitoramento de redes sociais voltado para BI precisa ter os seguintes pilares:

  1. Ser automatizado. São muitos canais sociais que temos para monitorar. E não podemos esquecer da instantaneidade das informações. Então, a melhor forma de garantir precisão à estratégia é contar com a ajuda de uma ferramenta como o Knewin Social.
  2. Buscas abrangentes e objetivas. A análise de redes sociais voltada para inteligência de mercado precisa ir além das menções sobre a sua marca. Monitore a concorrência, observe assuntos que são tendência, mapeie novas plataformas e fique de olho nas movimentações de mercado.
  3. Escolha das palavras-chave certas. Para garimpar conteúdos em canais sociais, entenda que é importante escolher os termos certos. E isso vale para hashtags e palavras que estejam relacionadas a todos os temas relevantes para o posicionamento da sua marca.
  4. Olhar direcionado às métricas. Redes sociais são fontes de informações valiosas para o posicionamento de uma empresa. Então, deixe de focar apenas em curtidas e seguidores e aprenda a enxergar nas entrelinhas.

Por fim, saiba que temos um e-book sobre inteligência de mercado e o uso do monitoramento como ferramenta competitiva. É só clicar aqui para fazer o download.