O assessor de imprensa pode usar emojis no texto digital do cliente?

Uma das mudanças que a internet trouxe para a vida das pessoas foi a forma como as pessoas se comunicam. Hoje, há dinamicidade e informalidade no diálogo com o outro nas mídias sociais. Uma das características na conversa entre usuários é o uso de emojis. Mas será que a assessoria de imprensa pode usar esse recurso no texto digital do cliente?

Uso de emojis no texto digital exige olhar estratégico do assessor de imprensa

Não adianta tentar fugir das mudanças no cenário da comunicação social. Seja no jornalismo, na publicidade ou na assessoria de imprensa, existem alguns detalhes que se tornaram parte do diálogo entre as pessoas.

Hoje, conversar com alguém no meio digital sem usar emojis é algo que pode causar estranhamento. Os recursos gráficos, muito conhecidos no Whatsapp, são formas facilitadoras de demonstrar sentimentos e opiniões em diálogos.

A questão que trazemos neste artigo é que, assim como a sociedade se adaptou às mudanças, a assessoria de imprensa também precisa acompanhar as novas tendências.

O uso de emojis no texto digital do cliente da assessoria de imprensa é um tema que deve ser debatido. Afinal, as empresas precisam encontrar formas de ficar mais próximas ao público de interesse. É fundamental se inserir na nova realidade comunicacional.

Claro que os emojis não podem ser usados em todos os casos e para todas as empresas. Mas se for possível, por que não usufruir desse recurso gráfico? Ele causa proximidade e permite maior engajamento do público.

No entanto, é fundamental entender que o assessor de imprensa precisa ter um olhar estratégico para saber se vale a pena investir em emojis no texto digital do cliente nas mídias sociais ou até mesmo em Newsletters.

Só assim é possível aproveitar todas as vantagens que os emojis podem trazer para as estratégias da assessoria de imprensa.

Além disso, saiba que existe um site chamado Emojipedia. Nele, você consegue encontrar os emojis certos até mesmo no seu computador.

4 benefícios do uso de emojis no texto digital da assessoria de imprensa

O uso de emojis pela assessoria de imprensa, se feito com cautela e olhar estratégico, pode trazer benefícios para uma marca.

Para este artigo, selecionamos 4 vantagens para você perceber que vale a pena entrar no mundo das divertidas carinhas no texto digital.

1. Melhora do engajamento

Quando usado com cautela em mídias sociais ou até mesmo em e-mail marketing, o emoji é um recurso visual que aumenta o engajamento da publicação.

Isso não é difícil de compreender. O recurso visual está presente no dia a dia das pessoas. Quando uma empresa utiliza esses sinais gráficos, o usuário tende a se sentir mais confortável e consegue criar laços de reconhecimento.

Quando a assessoria de imprensa utiliza os emojis, há uma melhora do engajamento. Mas aqui vale um lembrete: isso depende da faixa etária do público de interesse e dos valores da marca.

Não adianta uma empresa utilizar os recursos somente para fazer parte dessa realidade digital. É preciso que exista coerência.

2. Humanização da marca

Aqui no blog, já falamos sobre a importância da humanização da marca no meio online. Isso não seria diferente no texto digital.

A humanização da marca é fundamental para que uma empresa consiga competir no meio digital. As pessoas não querem anúncios vazios; elas acabam ignorando empresas que apenas querem “vender o peixe”.

Os emojis permitem que a marca mostre que há muito além de um produto e que existe um olhar humano por trás de tudo aquilo.

3. Diferencial de marca

Além de engajamento e humanização, os emojis permitem que o assessor de imprensa invista em diferencial para a marca do cliente.

Muitas empresas ainda têm medo de utilizar os recursos visuais pelo simples fato de acreditarem que vai haver rejeição por parte dos clientes.

Se o assessor de imprensa utilizar com cautela (e nos momentos certos), os emojis podem ajudar a marca a se destacar no mercado.

Para isso, comece a analisar as mídias da concorrência. Será que as empresas aproveitam o potencial dos emojis?

4. Atrativo para públicos de interesse

Provavelmente você fez um mapeamento de público de seu cliente no meio digital, não é mesmo? Então deve ter percebido qual a faixa etária dos seguidores da marca.

O uso de emojis no texto digital está relacionado aos aspectos atrativos para o público de interesse. Às vezes, ao usar os recursos gráficos, é possível criar aproximação na forma como as pessoas se comunicam com os outros.

Quem sabe não é isso que faltava para o negócio de seu cliente deslanchar no meio digital? A tentativa é válida e “para um bom entendedor, um emoji basta”.

O uso dos emojis faz parte da realidade digital dos profissionais da comunicação. Para conhecer outras estratégias, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.