Como um jornalista deve se preparar para o uso de novas tecnologias

O uso de novas tecnologias no jornalismo divide opiniões entre os profissionais. De um lado, Bob Woodward e Carl Bernstein não precisaram de muita tecnologia para desvendar, na década de 1970, o escândalo conhecido como Watergate. Porém, na época, ainda não experimentávamos o acesso a tantos recursos que facilitam a produção jornalística, como o Big Data e os sistemas de monitoramento e pesquisa de notícias. Agora imagine como a divulgação de informação pelo WikiLeaks seria possível sem o uso de novas tecnologias? Ficaríamos até então sem descobrir o esquema de espionagem dos Estados Unidos?

É claro que o jornalista consegue exercer as suas funções sem precisar de ferramentas tecnológicas, como drones e Google Glass. Porém, esses recursos podem ser muito úteis, especialmente para dar uma perspectiva diferente ao leitor.

Bons exemplos do uso de novas tecnologias  são as reportagens que utilizam drones para mostrar a devastação em uma determinada região. Mas nem precisamos falar de uma tecnologia tão moderna. Uma reportagem do The New York Times, que recentemente ganhou o prêmio Pulitzer, uniu infografia com vídeos, ilustrações e fotos, além, é claro, do texto. Mas como acompanhar as tendências e se capacitar para usar os novos recursos disponíveis a cada dia?

Neste post, vamos te dar algumas dicas de como um jornalista pode se preparar para o uso de novas tecnologias.

Acompanhe tendências e lançamentos de novas tecnologias no mercado

Novidades são lançadas a cada semana no mercado, seja um novo “brinquedo” eletrônico que vai permitir ver o mundo de uma forma totalmente diferente ou um software que permite gravar vídeos em 360º. É importante que o jornalista leia blogs especializados na área de inovação e tecnologia, fique ligado nas discussões de grupos profissionais no Facebook e LinkedIn, por exemplo, e saiba quais os lançamentos que estão para acontecer.

O Google News Lab possui um diretório de programas e feed de notícias para ajudar os jornalistas. Lá, é possível encontrar plataformas gratuitas para análise e ilustração de Big Data, por exemplo.

Escolha onde você vai investir seu tempo, energia e, eventualmente, recursos

Não é possível aprender tudo, ou ter tempo para aprender e se dedicar a todos os lançamentos simultaneamente. Então, é preciso priorizar! Escolha aprender novas tecnologias que podem agregar algo à área que você se dedica. Leve em consideração o tempo de aprendizado de cada uma das opções, o investimento monetário necessário e veja se aquilo agrega algo ao seu trabalho ou aos seus objetivos a longo prazo.

Como você se prepara para o uso de novas tecnologias? Conte nos comentários abaixo e compartilhe a sua experiência!