TOP 5: as principais tendências em comunicação a partir de 2023

Novos hábitos, diferentes formas de comunicar e consumir conteúdo. As empresas que buscam se manter próximas de seus clientes e competitivas em seus mercados precisam estar atualizadas sobre o comportamento das pessoas, as tendências de comunicação e as novas tecnologias que estão mudando a forma como as marcas e os clientes se relacionam.

Leia também:

>> Como aliar inteligência de dados às tendências do mercado?

>> Gestão de crise: por que o monitoramento é o seu melhor aliado?

O que se tornou popular em 2021 pode não ter tanta relevância em 2022. E, diante da evolução exponencial que a tecnologia nos mostrou nos últimos anos, muitas novidades e tendências devem surgir, principalmente no que diz respeito ao digital.

Pensando nisso, a equipe da Knewin separou as principais tendências em comunicação que devem ganhar força em 2023 e tornarem-se ainda mais predominantes nos próximos anos. Está pronto para encarar essa viagem junto com a gente? Então, leia o texto até o final e aproveite!

1- Mais vídeos com menos tempo de duração

Você já ouviu o termo “bite-sized video content“? O termo em inglês é usado para descrever um formato de vídeo que tem se tornado tendência na internet, ainda mais com o sucesso do TikTok.

São vídeos curtos que ensinam algo ao seu usuário e tudo indica que se tornarão mais frequentes nos próximos anos. A pesquisa Inside Video, da Kantar IBOPE Media, mostrou que 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, 72% nas redes sociais e 62% em serviços por assinatura.

Isso quer dizer que é o fim dos artigos, eBooks e videocasts? Não, ainda há bastante espaço para esses formatos mais longos de conteúdo. A questão é o aumento na demanda por algo mais conciso, enxuto e fácil de compartilhar. 

Você pode incluir o formato em algum momento na sua estratégia. Como no primeiro contato da marca com o cliente, logo no início da jornada de compra, por exemplo. O que acha?

2- UGC e o crescimento do conteúdo mais humanizado

O tempo em que a tendência foi a empresa se manifestar de maneira formal e séria já passou. A tendência que deve tomar conta das réguas de comunicação das empresas é a linguagem leve, descontraída e humanizada. E isso vale tanto para o B2C, quanto para o B2B.

Segundo levantamento feito pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam uma comunicação personalizada das empresas e 76% ficam frustrados quando as marcas não as entregam. Isso nos leva a outra tendência que deve ganhar força a partir de 2023: o User-Generated Content (UGC).

O conteúdo gerado pelo usuário é simples de ser produzido e passa credibilidade, pois é uma pessoa falando da sua marca. Comentários, posts, fotos, vídeos e qualquer outra mídia que o usuário (ou o consumidor) produz espontaneamente analisando ou citando um produto ou serviço.

Esse formato de comunicação mostra como a audiência está cada vez menos passiva nessa relação com as marcas e também querem assumir o protagonismo e produzir seu próprio conteúdo. Uma mudança de comportamento interessante e que veio para ficar.

3- Pesquisas por voz e um novo olhar para o SEO

São interfaces que dão ao usuário a experiência de conversar com assistentes virtuais e permitir comandos de navegação para qualquer meio digital. Formas de tecnologia comuns no dia a dia como  a Siri, assistente virtual da Apple, Google Assistent, e Alexa, da Amazon.

Essa mudança no comportamento leva as empresas a se atentarem às novas formas de Search Engine Optimization (SEO). 

Diante desse crescimento nas pesquisas por voz, como é possível usar estratégias que garantam um melhor posicionamento nas buscas? A tecnologia e a inovação têm um papel fundamental nesse processo de modernização e aprendizagem.

4- Cultura data-driven para decisões mais estratégicas

O uso de dados para orientar a forma como uma empresa se comunica, com quem e acompanhar o desenvolvimento da sua estratégia será cada vez mais frequente. A Cultura Data-Driven, nome dado às empresas que utilizam a inteligência de dados em todos os processos, irá prevalecer e será determinante para quem quer se manter competitivo no mercado. 

Diante de uma grande quantidade de dados disponíveis em diferentes plataformas, é importante que as empresas contem com soluções que utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning para monitorar, levantar, analisar e sugerir insights a partir das informações coletadas com segurança e agilidade. 

Afinal, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está aí para determinar o que pode ou não ser feito pelas empresas ao manusear dados sensíveis. Vale lembrar que monitoramento e inteligência de dados são nossas especialidades, principalmente na área de comunicação. 

Se quiser saber mais, pode entrar em contato com um de nossos consultores.

5- Propósito na comunicação faz toda diferença

Não há mais espaço para se abster de posicionamentos importantes. As pessoas estão exigindo das marcas posicionamentos sobre questões sociais, ambientais e de governança, as chamadas práticas ESG. Por isso, as empresas precisam ter um propósito, sempre pensando no impacto positivo no planeta para promover impactos positivos na sociedade. 

Os clientes querem criar conexões profundas e verdadeiras com as marcas. Para isso, a comunicação deve ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e essa relação se transforme em engajamento.

Descubra como implementar as tendências nos processos da sua empresa!

Agora que você já sabe quais são as principais tendências em comunicação a partir de 2023, é importante olhar quais dessas soluções podem ser implementadas nos processos da sua empresa, tanto na área interna de comunicação, como na assessoria de imprensa. 

Conte com o apoio de uma empresa que tem a inovação e a tecnologia em seu DNA e que esteja de olho em cada uma dessas novidades que sejam ao mercado. Nossa equipe de especialistas pode ajudar. Com certeza, temos a estratégia ideal para o seu negócio. Fale conosco!