Quais são as tendências de comunicação para 2022?

Pauta de final de ano, mas já? Sim! 2021 passou muito rápido. E nada melhor do que ajudar você a começar o seu planejamento para o ano que vem, direcionando as principais tendências de comunicação para 2022. Vamos lá? 

Leia mais:

>> 8 métricas indispensáveis para a estratégia de assessoria

>> Análise de sentimentos nas redes sociais: por que fazer?  

>> Por que as empresas devem ser Data Driven?

Em primeiro lugar, a dica mais importante: salve esse blog post ou favorite a página no seu navegador. Essa iniciativa faz toda a diferença se você quiser guardar o conteúdo para ler mais tarde ou compartilhar com outro colega de profissão.

A informação vale muito, lembre-se disso! E ela é que irá guiar muitas tendências de comunicação estratégias no ano que vem. Não haverá planejamento sem a captação, o monitoramento e a análise dos dados. 

Essa visão sobre a importância dos dados é a essência da Comunicação Data Driven

Ser Data Driven não é só estar conectado ao Big Data ou qualquer sistema específico. Tem mais a ver com uma metodologia de trabalho, uma cultura de empresa, a leitura de colocar sempre os dados no centro de tudo. E, para isso, a tecnologia é fundamental!

Tudo pronto? Então, vamos em frente.

Tecnologia, redes sociais, eleições e muito mais… Vem, tendências de comunicação 2022!

O novo posicionamento do Facebook, o conceito de metaverso ganhando cada vez mais força, novos recursos como o Instagram Collab, o fato de ser um ano de eleição e as tendências trazidas por um dos principais eventos de marketing, tecnologia e inovação do mundo nos deram nova perspectiva sobre as tendências de comunicação do próximo ano.

Nos tópicos a seguir, traremos pontos importantes e desenvolveremos essas ferramentas e soluções tecnológicas em diferentes formas de aplicação dentro da sua empresa. Acompanhe:

Instagram Collabs

Depois de unir o IGTV aos vídeos do feed em um único formato e a possibilidade de agendar lives, o Instagram passou a permitir que duas contas sejam as autoras de uma mesma publicação. Inclusive, os dois usuários poderão compartilhar os likes daquele post. A função é chamada de Collabs.

Como funciona? É bem simples. O conteúdo colaborativo será ativado a partir do botão de marcação de fotos. O perfil marcado terá que aceitar o convite para que a ferramenta seja ativada. 

De acordo com pesquisa da Deloitte, a participação ativa dos consumidores nos canais da marca pode trazer benefícios como um crescimento no engajamento em cerca de 30%.

Falando em tendências de comunicação e inovação, 2022 pode ser o ano dos…

Chatbots e interação com robôs

Com bots cada vez mais inteligentes e um repertório gigantesco de interações e respostas, o uso da ferramenta para o contato com o cliente será mais frequente. Do outro lado da mesa, a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) prefere o atendimento por Inteligência Artificial do que o feito por uma pessoa. 

Segundo levantamento do estudo da Ilumeo, o uso da recomendação feita por IA (66%) é mais recorrente que o atendimento humano (64%) entre os zoomers. Com a evolução dos recursos que leem os sentimentos e adotam respostas rápidas, será bastante frequente sermos atendidos por bots não apenas no primeiro contato com uma marca ou uma empresa. 

Mas como criar um ponto de contato autêntico? A resposta está no…

Uso de dados: o que a sua empresa pode e não pode fazer?

A gente já falou sobre isso, né? Mas vale relembrar. As informações sobre comportamento, rotina, gostos e preferências dos seus clientes serão a base para construir uma experiência cada vez mais autêntica. 

Portanto, é super importante que a empresa esteja atenta aos critérios e regras determinados pela Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD. Em agosto de 2021, as sanções que determinam as autuações e punições já entraram em vigor no Brasil. 

Em 2022, as empresas devem estar atentas para não ficarem expostas aos órgãos reguladores, como a ANPD, por exemplo. Inclusive, algumas empresas já tiveram que se adaptar no Brasil e no mundo, como o próprio Facebook, diante do escândalo da Cambridge Analytica. Aliás… 

Metaverso e o novo posicionamento do Facebook

Outro ponto é que finalmente vamos ver os próximos passos da repaginada do Facebook, que até mudou de nome para Meta. Afinal, o que esse novo universo que rompe a barreira da tela e mistura o mundo real com o virtual, quase que em uma experiência 3D pode oferecer? 

De que maneira essa “nova internet”, como vem sendo chamada por alguns especialistas, pode oferecer para trabalhar a estratégia de comunicação das empresas? Só o futuro irá dizer. E falando nele…

Eleições 2022: o que podemos esperar?

Cuidado com as fake news e a disrupção total entre o mundo físico e o digital. A tendência é que as eleições de 2022 sejam construídas dentro do Figital, termo utilizado para descrever essa imersão entre o que é on e o que é off-line. 

Isso quer dizer que as campanhas acontecerão tanto nas ruas, quanto nas redes sociais. Do outro lado, o cuidado com as fake news também voltará para a pauta diante de um novo cenário eleitoral. 

Portanto, empresas e pessoas públicas precisarão reforçar o monitoramento e o tempo rápido de respostas para combater as falsas informações no Facebook e, principalmente, nos grupos de WhatsApp. 

Já sobre as nossas referências nas redes sociais…

Menos influenciadores digitais, mais embaixadores de marca

Diversidade, conteúdo, startups, meio ambiente, representatividade e análise de dados. Se você acompanhou o Web Summit 2021, deve ter percebido que esses foram pontos que ganharam muito destaque durante os painéis. 

É usar a tecnologia para tornar as experiências e o relacionamento entre marcas e clientes cada vez mais humanizados. É importante que as pessoas entrem nessa conversa e, por isso, 2022 será o ano dos embaixadores de marca.

Segundo Caspar Lee, produtor de conteúdo e Ben Jeffries, CEO da Influencer.com, essas relações com embaixadores são mais autênticas e de longo prazo do que contratos com influenciadores digitais.

Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas.

Concluindo…

Entregar o básico já não é mais suficiente para o cliente que compara experiências em diferentes empresas e plataformas. Ser criativo é pouco, se você não conecta essa visão com a inteligência de dados.

Assim, saber usar essas informações, mas ao mesmo tempo preservar a segurança e a confidencialidade das pessoas, se torna cada vez mais importante.

Então, prepare-se!

E se precisar de ajuda, fale com a nossa equipe de profissionais. 

Nós temos tecnologia para garantir o monitoramento e análise de dados para agilizar e automatizar os processos da sua empresa, garantindo maior assertividade nas tomadas de decisão e qualidade para as entregas. 

Para acompanhar as novidades da Knewin, assine a nossa newsletter e siga a gente nas redes sociais!