4 motivos para fazer análise de sentimento no clipping

Comumente relacionada com o monitoramento de mídias sociais, a análise de sentimento é importante também para a análise de conteúdos noticiosos. Afinal, reportagens, artigos e notas que mencionam o cliente têm grande influência na forma como o público vê a marca.

O que é a análise de sentimento

A análise de sentimento é um indicador qualitativo, que tem como base a categorização do clipping em citações neutras, negativas e positivas. Isso permite traduzir com efetividade o impacto gerado pelo trabalho de comunicação na imagem e na reputação da marca. 

Apesar de ser uma métrica de desempenho complexa e que exige trabalho minucioso, a análise de sentimento é um indicador versátil e completo. Ela é capaz de embasar a definição de ações de comunicação efetivas e serve como termômetro para identificar riscos e problemas de imagem. 

Essa ferramenta permite avaliar: 

  • Quais os termos mais utilizados para falar sobre a marca. 
  • Como a imprensa menciona seu assessorado. 
  • Quais informações estão sendo publicadas pela imprensa e comentadas ou compartilhadas nas mídias digitais. 

4 motivos para fazer a análise de sentimento no clipping

1 – Conhecer o cenário da marca

A avaliação qualitativa do clipping oferece uma visão clara de como a marca está sendo vista pela imprensa. 

Ela é admirada? É uma referência técnica, empresarial ou social? Ou é encarada como um fator de risco? Essas perguntas podem ser respondidas a partir da compilação e classificação de um volume significativo de citações. 

Assim, conhecendo problemas e potencialidades, você pode estruturar um planejamento de assessoria certeiro para seu cliente. 

Faça download agora:
e-Book: Planejamento de assessoria de imprensa – 8 passos para uma estratégia imbatível

2 – Identificação de defensores ou detratores

Os assessores de imprensa sabem  que trabalhar com jornalistas e veículos sensíveis aos posicionamentos da marca é sempre mais simples e eficiente do que tentar acessar os profissionais e meios refratários. Por isso, identificar possíveis defensores ou detratores da marca é essencial para o trabalho de assessoria.

Com a análise de sentimento, é possível conhecer o posicionamento de cada profissional e canal sobre diferentes assuntos com antecedência. Assim, você será capaz de definir estratégias de comunicação específicas para cada ocasião e interlocutor, otimizando recursos e garantindo melhores resultados. 

3 – Prevenção de crises

As crises de imagem podem ser causadas por ações externas ou internas. Mas, independentemente do que a tenha iniciado – fatores naturais, ambientais ou tecnológicos, má conduta ou ações antissociais -, a prevenção é sempre a melhor forma de responder ao problema.

E, ao realizar o trabalho de análise de sentimento do clipping, você tem uma ótima ferramenta para se adiantar à questão. Ao acompanhar o ânimo da imprensa e como ela está apresentando a marca, é viável identificar problemas em seu início e, com isso, desenhar planos de contingência antes que qualquer estrago seja feito. 

4 – Análise de desempenho

Conhecer o desempenho das ações da assessoria de imprensa é fundamental tanto para a qualificação da entrega quanto para demonstrar ao cliente o valor do trabalho desenvolvido. 

Ao mostrar resultados com uma métrica qualitativa como a análise de sentimento demonstra-se com muito mais clareza o impacto de cada ação sobre a percepção da marca. Este KPI, unido a informações quantitativas – número de citações, por exemplo -, permite uma visão precisa sobre como a empresa está sendo apresentada para o público final.

Como fazer a análise de sentimento

Como foi dito anteriormente, a análise de sentimento é um indicador qualitativo, baseado na categorização de cada entrada no clipping como neutra, negativa ou positiva.

Apesar da descrição simples, a realização da análise de sentimento exige cuidados para não ser apenas mais uma tarefa. Ela precisa ser bem feita para ser, sim, um processo estratégico para a assessoria de imprensa.

Para isso, o primeiro passo é ter acesso a um clipping de notícias amplo e otimizado. É preciso ter o maior volume possível de entradas – seja da mídia impressa, audiovisual ou digital – no menor tempo para que o cenário da marca possa ser acompanhado (praticamente) em tempo real.

Com base nesse material, é hora de categorizar cada entrada. Marcas com poucas menções podem fazer a segmentação de forma manual. Porém, uma grande quantidade de menções exigirá – necessariamente – o uso de inteligência artificial para realização dessa rotina. 

Uma alternativa para conquistar um clipping completo e uma categorização ágil e precisa é utilizar uma plataforma de monitoramento de mídias como o Knewin News.

A partir de buscas com palavras-chave estratégicas, o Knewin News otimiza a coleta e organização de informações, liberando a equipe e fornecendo insumos para um trabalho de alta performance.