5 dicas para fazer um bom trabalho de gestão de reputação de marca

A reputação de uma marca é um dos ativos mais importantes de uma empresa, por isso é importante entender o que o mercado, seus clientes e os veículos de comunicação estão falando sobre ela. Esse trabalho chama-se gestão de reputação de marca e, para realizá-lo, sua empresa precisará estabelecer uma série de metodologias e processos dentro da área de comunicação.

Investimento em ferramentas, capacitação de pessoas e além do monitoramento de diferentes plataformas on e off-line são apenas os primeiros passos dessa jornada. Contar com o apoio de profissionais especialistas na equipe da sua empresa ou uma assessoria especializada será fundamental, desde que eles tenham domínio da tecnologia.

Para ajudar você a desenvolver essa estratégia dentro da sua empresa, nós preparamos esse conteúdo especial. Então, leia o conteúdo até o final para saber mais sobre o assunto!

O que é gestão de reputação de marca?

A gestão de reputação de marca é uma estratégia que tem como base o conjunto de atividades e processos que visam o monitoramento, criação e gerenciamento da imagem de uma empresa e a percepção do público e do mercado sobre ela. 

Esse trabalho envolve iniciativas como monitorar redes sociais e veículos de comunicação, gerenciar crises de imagem, lidar com o feedback negativo e promover o positivo, observar a concorrência e criar planos para adversidades no futuro. 

Como fazer a gestão de reputação de marca? 

O trabalho de gestão de reputação de marca tem três pilares: profissionais com experiência e conhecimento sobre o assunto, tecnologia para acompanhar tudo o que falam sobre a sua empresa e processos estabelecidos para compreender o cenário e responder a ele com agilidade e eficiência. 

Então, por onde começar? A seguir, veja cinco dicas que vão ajudar você a preparar uma boa estratégia: 

  • Estabeleça os KPIs e aponte os objetivos da estratégia

Antes de encarar a estrada, precisamos saber para onde vamos. Certo? Por esse motivo, o objetivo e as métricas de desempenho são fundamentais para definir os rumos da sua estratégia. Entre as mais comuns estão as menções nos veículos de imprensa, a análise de sentimento dos comentários, NPS e Social Listening, mas você pode encontrar outras que façam mais sentido para o seu negócio. 

  • Defina os canais que devem ser monitorados e priorize os mais importantes para sua empresa

Redes sociais, blogs, imprensa, concorrentes, grandes players de outros mercados. O monitoramento desses canais é uma das partes mais importantes da gestão de reputação da marca, mas são tantas plataformas em uma velocidade de compartilhamento de conteúdo absurda que a sua empresa vai precisar de tecnologia. Fazer esse trabalho manualmente tornou-se praticamente impossível.

  • Use a análise de sentimento: positivo, negativo ou neutro

Para que essa métrica seja realmente efetiva para a estratégia de gestão de reputação da marca, a análise de sentimento precisa ser realizada com apoio de soluções tecnológicas. Por meio de soluções que oferecem uma avaliação quantitativa, é possível classificar as menções como positivas, negativas e neutras, o que facilita o entendimento do contexto das interações.

  • Conte com o apoio da tecnologia durante o processo

Contar com o apoio de ferramentas especialmente desenvolvidas para realizar o armazenamento, análise de dados e geração de insights é um diferencial a ser considerado pelas empresas que pretendem se manter competitivas no mercado. Por aqui, nós temos duas soluções que levam esse trabalho a outro nível. São elas, Knewin Intelligence e Knewin Monitoring.

  • Reporte os resultados e use os dados para pensar novas estratégias

Não adianta monitorar e analisar se as informações não são utilizadas de forma produtiva. Portanto, extrair relatórios claros, objetivos e sem grande complexidade de informações vai ajudar as lideranças a tomarem as melhores decisões sobre os próximos passos da empresa em seu mercado de atuação. Lembre-se de usar esses dados, hein?

A gestão de reputação é uma peça fundamental para a área de comunicação. Utilizar a tecnologia como aliada para armazenamento, análise de dados e geração de insights é um diferencial a ser considerado com urgência pelas empresas que pretendem se manter competitivas no mercado.

Com a Knewin, sua empresa faz gestão de reputação de marca com muito mais eficiência!

Automatize e personalize a visualização dos dados mais importantes para você e use essas informações de forma estratégica para tomar decisões mais assertivas. Com a Knewin, é possível ter dados precisos e unificados de notícias, redes sociais e bases externas de dados. Veja como nossa tecnologia aliada à nossa expertise pode gerar grandes resultados para a sua empresa.