Assessoria e marketing podem ser poderosos aliados. Saiba como.

Muitos empresários, ao pensarem em estratégias de divulgação, acham que precisam escolher entre duas formas de comunicação para a atração de novos consumidores: assessoria e marketing. Enquanto um gerencia a verba publicitária e trabalha com propaganda e influência para gerar mais vendas, o outro geralmente é visto como parte não essencial da estratégia de muitas empresas, focada apenas no relacionamento com a imprensa.

Essa percepção mudou nos últimos anos, quando se notou o real valor da construção da imagem pública de uma empresa ou dos sócios dessa empresa, posicionando-se no mercado como especialistas.

Além disso, tornou-se mais popular a ideia de que assessoria e marketing devem andar juntos para promover um relacionamento valioso entre as marcas e seus públicos. Quer saber como isso é possível? Continue lendo!

Assessoria e marketing são estratégias excludentes?

Assessoria e marketing são como dois lados da mesma moeda. Enquanto o primeiro foca na forma como a empresa ou personagem se relaciona com a imprensa e se posiciona mediante o seu público, o segundo foca em atrair o público-alvo, os compradores. Mas, embora tratados durante muito tempo como concorrentes, a verdade é que podem ser grandes aliados.

As duas estratégias têm vantagens e desvantagens, mas juntando as duas é possível aproveitar o melhor de cada uma.

Com a assessoria de imprensa, trabalha-se o relacionamento com o mercado, posicionando a empresa como inovadora, geradora de empregos, com a melhor solução do mercado, com entendimento sobre determinado problema etc.

Mas a comunicação também é capaz de atingir o consumidor final, através de pautas que ressaltam, por exemplo, uma ação social feita pela empresa ou uma parceria com algum artista importante. Um exemplo de trabalho é possível ser visto nesta reportagem do PEGN sobre a empresa Meus Pedidos e a sua solução.

Já o marketing, que é tipicamente utilizado para criar valor para a empresa e satisfação no cliente, pode, por meio do inbound marketing, se tornar uma fonte de informação para o cliente. Isso aumenta a relevância da empresa no mercado, bem como a confiabilidade em seus produtos. Veja aqui os conteúdos produzidos pela mesma empresa.

Se você quer saber mais sobre como integrar assessoria e marketing, confira este e-book, feito em parceria com a Contentools e Dialetto, sobre o tema. O download é gratuito!

 

E você, já pensou em formas de integrar estratégias de assessoria e marketing na sua agência? Conte para nós nos comentários!