Big Data: a relação entre jornalismo, dados e assessoria

O uso de dados é cada vez mais importante no trabalho de jornalistas e assessores de imprensa. Os processos como monitoramento, análise, mensuração e levantamento de informações são fundamentais para um bom trabalho de comunicação, garantindo não só a transparência, mas a compreensão sobre o que está entregando bons resultados ao veículo e para a empresa.

Leia também:

>> Análise de dados na comunicação: o que é e como fazer?

>> 8 métricas indispensáveis para a estratégia de assessoria

Se você ainda tem dificuldade em apresentar o valor da assessoria de imprensa e estiver pisando em falso na análise de dados, na escolha de métricas e na mensuração de resultados. A seguir, vamos mostrar como a análise de dados está transformando a relação entre assessores e jornalistas.

Big data: por que os dados são importantes na estratégia?

Para muitos assessores de imprensa, mensuração de resultados é sinônimo de “centimetragem e valoração”. No entanto, isso significa limitação de resultados e comprometimento do serviço de comunicação externa.

Existem outras maneiras mais eficazes de mensurar resultados das ações de comunicação e de comprovar o valor do seu trabalho no meio do big data. A melhor forma de executar uma assessoria de imprensa de sucesso é contar com as ferramentas certas, para entregar resultados efetivos, como:

Obtenção de insights

O primeiro motivo pelo qual a análise de dados é um processo interessante para a assessoria de imprensa tem a ver com usar essas informações para obter os melhores insights, pensando nos próximos passos da sua estratégia de comunicação.

Análise de sentimento

Esse termômetro, que envolve categorias como negativo, neutro e positivo, ajuda a antecipar e evitar crises de imagem,  aproveitar oportunidades, a reverter situações de consumidores insatisfeitos e a saber quais são os veículos mais estratégicos.

Isso quer dizer que muitos assessores ainda deixam a ferramenta de lado. O resultado é um  desempenho do cliente prejudicado no meio digital. A inteligência de dados é capaz de ajudar a criar um cenário favorável para o cliente. 

Mostrar o valor do trabalho de assessoria de imprensa

A mensuração de resultados ajuda a mostrar que a estratégia funcionou, a gestão de mídias sociais é vantajosa e a parceria com influencers, por exemplo, promoveu uma curva de crescimento na visibilidade da marca.

O cliente vê em números a eficiência do trabalho que está sendo realizado e essa é a melhor forma de contornar uma situação de explicar de maneira subjetiva que a sua estratégia está dando certo. Isso vai ajudar a mostrar o quanto a assessoria de imprensa vale a pena.

Monitoramento e clipping são fundamentais na estratégia

O monitoramento de notícias em tempo real possibilita criar relatórios de clipping mais inteligentes, sendo uma poderosa ferramenta estratégica. Mensurar o trabalho feito pela comunicação e os resultados da inserção de uma marca no mercado são também benefícios dessa atividade.

Muitos assessores ainda veem o clipping como uma metodologia que apenas monitora releases ou sugestões de pauta que emplacaram na imprensa. Mas essa é uma visão limitadora de uma ferramenta completa e capaz de mapear com assertividade a imagem do cliente. 

O clipping serve para muitas coisas na assessoria de imprensa digital. Quer saber?

  • Identificação de fraquezas do assessorado.
  • Monitoramento do nicho de mercado.
  • Acompanhamento da concorrência
  • Prevenção e gestão de crises.
  • Análise de sentimento.
  • Mapeamento de tendências.
  • Detectar fake news.

Para auxiliar nesta atividade, existem alternativas que ajudam a acompanhar conteúdos jornalísticos de forma instantânea. 

Uma opção é o Knewin Monitoring, uma plataforma que permite que você monitore marcas, personalidades e temas de mercado com a maior base de veículos do país para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa!

Tecnologia precisa fazer parte do processo

O trabalho de comunicação e a relação entre assessoria e jornalistas têm muitas informações e elas precisam ser monitoradas por ferramentas específicas.

No entanto, explorar os dados é uma atividade complexa e, obviamente, não deve ser feita manualmente. Por meio da automação, as equipes de comunicação e assessoria de imprensa conseguem extrair informações relevantes.

Com o apoio da tecnologia na análise de dados, sua empresa pode:

  • Visibilidade sobre o mercado.
  • Compreensão das necessidades do cliente.
  • Formação de um diferencial do mercado.
  • Mais precisão e menos riscos na tomada de decisão.
  • Redução de custos.
  • Melhor aproveitamento do capital humano.

Lembre-se: a análise de dados requer uma equipe formada por pessoas qualificadas e capazes de criar insights que possam se transformar em ganhos reais para a empresa.

Descubra como usar os dados na sua estratégia de comunicação

Fazer uma boa análise de dados é fundamental para ser competitivo no mercado e embarcar nas pautas do jornalismo big data. No entanto, sem uma boa equipe não será possível fazer isso. Seguindo essas dicas, com certeza você será capaz de melhorar seu trabalho de análise. 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba por onde começar!