Como aumentar a agilidade na clipagem?

Os assessores de imprensa trabalham sempre com o relógio no fuso horário das redações dos veículos de comunicação. Eles dependem dos jornalistas para publicação e dos clientes para aprovação das notícias. Esses profissionais sempre correm contra o tempo para poder enviar pautas de relevância antes que a edição do dia esteja fechada ou que o telejornal comece. Tempo é uma questão fundamental na vida deles. Com isso, aumentar a agilidade na clipagem de materiais relacionados aos clientes é muito importante para as agências.

Monitorar veículos online e impressos que falaram sobre o seu cliente é muito difícil. Hoje, uma notícia publicada em um portal é replicada em diversos outros veículos, por exemplo. Por vezes, idênticas entre si, sem nenhuma alteração no texto. A própria internet pode servir de pauta para a imprensa. Comentários, compartilhamentos, repercussão das matérias podem direcionar novas publicações nos veículos. Então, como aumentar a agilidade na clipagem com essa gama ilimitada de informações?  

Para aumentar a agilidade na clipagem, principalmente dos veículos online, o ideal é criar um alerta no Google. Assim, o assessor de imprensa recebe, por e-mail, informações cada vez que a palavra-chave cadastrada seja citada em algum site. Claro que, dependendo do número de clientes e da relevâncias deles para a mídia, o seu e-mail ficará lotado de alertas. O que também pode significar um trabalho a mais para o assessor. Analisar todos os alertas e definir a importância de cada um pode acarretar em um tempo maior gasto nesse serviço em vez de aumentar a agilidade na clipagem.  

Ferramenta de Clipagem

Ter um sistema de clipagem completo, de indexação automática do material e uma ferramenta de clipagem podem auxiliar e muito no trabalho das assessorias de imprensa. Em uma só plataforma, o assessor de imprensa consegue ter uma dimensão de todas as notícias publicadas e que interessam ao cliente de alguma forma. Com o uso das palavras-chave adequadas, o profissional consegue aumentar a agilidade na clipagem, sem perder informações relevantes e pertinentes.

O sistema permite, ainda, a geração de relatórios completos, o que também reduz o tempo gasto pelo assessor de imprensa em juntar todo o material divulgado e aumenta a agilidade na clipagem. Muitas ferramentas elaboram relatórios personalizados para os clientes das assessorias de imprensa e enviam automaticamente. Facilidade que, muitas vezes, é bem-vinda no ambiente tumultuado das agências de comunicação.

Relacionamento gera agilidade na clipagem

Outra forma de aumentar a agilidade na clipagem é um jeito antigo de comunicação, mas que nunca sai de moda: a conversa. Manter um relacionamento com o jornalista é fundamental para que o assessor consiga o endereço do link da reportagem ou um aviso sobre a data da publicação. Isso facilita a elaboração do clipping e a gestão na assessoria de imprensa.

Mais do que isso, um relacionamento profissional pode abrir muitas portas para publicações futuras. Porém, a cautela é necessária. Assim como você não tem muito tempo a perder, o jornalista também não. Analise criticamente, com a cabeça do jornalista, a pauta que você quer vender e se ela realmente tem o perfil daquela editoria, daquele repórter. Pense como um jornalista!  Isso pode servir para que você tenha mais chance de emplacar e mais agilidade no dia a dia.

Para aumentar a agilidade na clipagem, é fundamental conhecer todas as estratégias existentes para otimizar a rotina. Por isso, faça o download do nosso e-book Como fazer um relatório de clipping e saiba mais.