Como tomar decisões mais precisas na assessoria de imprensa

Você sabe o que o monitoramento de notícias tem a ver com a atitude de tomar decisões mais precisas na assessoria de imprensa? Este é o tema do nosso post.

Tomar decisões na assessoria de imprensa pode ser um tanto desafiador na era digital. Afinal, vivemos um momento em que as informações são compartilhadas de forma instantânea.

E isso está entrelaçado com crises de imagem, com oportunidades para releases e com a detecção de fake news.

Mas para que consigamos atuar com precisão, sem que nosso cliente dê um passo em falso, precisamos começar a valorizar o clipping de notícias.

O clipping de notícias é uma das bases para tomar decisões mais efetivas na comunicação

Monitorar notícias é algo que os assessores de imprensa se preocupam desde a época da comunicação tradicional. Essa estratégia é um dos pilares da profissão e permite o acompanhamento das menções feitas às empresas na imprensa.

A questão que precisamos reforçar é que o clipping digital é muito mais do que um monitoramento dessas menções.

Hoje, é possível inserir um olhar estratégico no compilado de notícias monitoradas. E, com isso, fica mais fácil entender a empresa do cliente e tomar decisões relacionadas ao planejamento de comunicação.

Um clipping de notícias bem estruturado é uma ferramenta efetiva na tomada de decisões. Por bem estruturado, queremos que você entenda a importância dos relatórios, da definição de objetivos e da escolha das palavras-chave certas.

Sobre isso, saiba que temos alguns materiais sobre o assunto.

  1. Manual do monitoramento de notícias
  2. Guia do clipping digital
  3. Relatório de clipping

Mas o nosso foco aqui neste post é te mostrar como é possível tomar decisões mais precisas ao investir em um clipping bem estruturado.

E, para isso, selecionamos 3 passos que se tornam mais fáceis de dar se tivermos o apoio de um monitoramento de mídias bem embasado.

1. Gestão de crises

O clipping é uma ferramenta amiga de profissionais que precisam gerenciar crises de imagem.

E não se engane achando que você não tem de se preocupar com o assunto.

Nenhuma empresa está imune às crises de imagem na era digital.

Com o compartilhamento instantâneo de informações nas redes sociais e nos portais de notícia, as crises de imagem podem surgir a qualquer momento.

E o que clipping de notícias tem a ver com isso? Tudo.

Crises econômicas, políticas e sociais são divulgadas na imprensa.

Da mesma forma, crises instaladas em empresas também acabam recebendo o holofote da mídia.

E se não ficarmos de olho nos conteúdos noticiosos, isso vai se tornar uma grande bola de neve.

E não é isso que você deseja, certo?

Então, comece a valorizar um planejamento para crises, envolvendo o clipping.

Mas saiba que, para a ferramenta te ajudar a tomar decisões para prevenir ou gerenciar crises, é necessário investir na estratégia análise de sentimento.

A análise de sentimento é uma ferramenta que se baseia na categorização das notícias em neutro, negativo e positivo. Nas redes sociais, ocorre o mesmo.

Dessa forma, você consegue criar um panorama para entender a repercussão negativa da marca na imprensa. E isso facilita a estruturação de um plano de contingência, para contornar o cenário negativo.

Contar com um clipping voltado para menções negativas agiliza o processo de tomar decisões na assessoria de imprensa e evita o aprofundamento da crise de imagem.

2. Detecção de fake news

A partir do monitoramento de notícias no meio digital, também é possível facilitar a tomada de decisão em relação às fake news.

Fake news é um tema alarmante na era digital. E, para quem trabalha com reputação de marcas, isso é ainda mais relevante.

Bem conhecidas pela facilidade de compartilhamento (segundo um estudo divulgado em 2018, as fake news têm 70% a mais de chances de serem compartilhadas pelas pessoas), as notícias falsas acabam representando um perigo para marcas e pessoas públicas.

Essas notícias se assemelham a uma notícia normal, por isso passam despercebido por muitas pessoas.

Elas misturam fatos verídicos com informações falsas. E esse é outro motivo que faz as pessoas acreditarem no conteúdo.

Um bom monitoramento de notícias te ajuda a detectar essas fake news. Isso permite que você consiga estruturar notas de esclarecimento.

As notas de esclarecimento ajudam a evitar o compartilhamento de boatos.

Não esqueça que o compartilhamento de boatos é um grande causador de crises de imagem.

Além disso, fake news representam quebra de laços de confiança entre consumidor e marca, ou figura pública.

Então, entenda que o clipping de notícias bem estruturado te ajuda a manter o olhar estratégico a um assunto alarmante e agiliza a tomada de decisões.

Afinal, a melhor forma de combater as fake news é estar preparado para manter uma comunicação honesta com os consumidores e estar à frente do compartilhamento de boatos.

3. Identificação de oportunidades para releases

Outro passo que a tomada de decisões e o clipping de notícias estão relacionados é a identificação de oportunidades para criação de releases e/ou sugestões de pauta.

Isso ocorre pelo fato de você conseguir monitorar, a partir de palavras-chave estratégicas, o nicho de atuação do cliente e a concorrência de mercado.

Monitorar esses dois pontos é capaz de te fornecer uma base sólida para tomar decisões relacionadas à produção de conteúdo na assessoria de imprensa.

A partir do acompanhamento das notícias publicadas em um determinado período, você consegue identificar quais são os assuntos que estão sendo mais pautados pela imprensa.

Aproveitar esses assuntos que estão sob o holofote da mídia para elaborar releases é interessante, já que são temáticas que estão em alta e têm mais chances de emplacar.

Além disso, identificar quais são os assuntos mais pautados e quais são as tendências do nicho de atuação te ajuda a perceber, junto com seu cliente, quais são as forças e as fraquezas de seu cliente.

Não esqueça que forças e fraquezas são pontos influenciadores na hora de tomar decisões na assessoria de imprensa.

Comece a valorizar os pontos fortes de seu cliente, a fim de elaborar conteúdos que estejam inseridos nesse contexto. Isso vai facilitar a sua rotina profissional.

Otimize o clipping para tomar decisões com agilidade na assessoria de imprensa

Entender o que clipping e tomada de decisões são estratégias entrelaçadas é o primeiro passo para uma assessoria de imprensa mais precisa e mais ágil. No entanto, só isso não basta.

Precisamos compreender que o monitoramento de notícias é um dos gargalos mais conhecidos em agências de comunicação.

Afinal, são muitas fontes noticiosas que os assessores precisam monitorar.

São veículos impressos, televisivos, radiofônicos e digitais. Fontes abrangentes e de nicho.

Se quisermos tomar decisões de assessoria mais ágeis no dia a dia, temos de esquecer do monitoramento manual de mídias.

O monitoramento de notícias manual representa queda no desempenho dos profissionais. Além disso, representa demora na detecção das notícias que mencionam o cliente. Ou em notícias que mencionam o nicho de mercado do assessorado.

A melhor forma de garantir que a agência de comunicação vai conseguir tomar decisões com agilidade é investir em clipping de notícias otimizado e automatizado.

  • Como fazer clipping automatizado

Eliminar o gargalo no monitoramento de mídias e facilitar a tomada de decisões é possível. E é mais fácil do que você imagina.

O Knewin Notícias é uma plataforma desenvolvida para automatizar o clipping, garantindo um bom desempenho para as agências de comunicação.

Além de otimizar o processo de captura de notícias, a plataforma ajuda a tomar decisões na assessoria de imprensa e em empresas. Afinal, facilita o olhar estratégico e ainda entrega informações valiosas sobre os conteúdos noticiosos.

E para te explicar como a plataforma otimiza a tomada de decisões, selecionamos funcionalidades estratégicas do Knewin Notícias para este post do blog AI.

1. Facilidade de acesso a diversos tipos de mídia

O Knewin Notícias permite que você monitore diversos tipos de veículos noticiosos em um só local. Além de automatizar o clipping, claro.

Você consegue clipar jornais impressos, rádio e Tv, além dos conteúdos digitais.  Isso facilita a tomada de decisões, pois evita que os profissionais percam tempo procurando matérias de forma manual.

Com um monitoramento de notícias automatizado, você consegue se manter informado com mais precisão. E isso influencia positivamente na hora de tomar decisões.

A facilidade em clipar uma palavra-chave e obter um resultado com diversos tipos de matérias permite que você construa um panorama completo sobre a imagem do cliente. Ou até mesmo um panorama sobre uma campanha de assessoria específica.

2. Relatórios automatizados

Outra funcionalidade do Knewin Notícias que está inserida no contexto da facilidade de tomada de decisões é a automatização dos relatórios de clipping.

Relatórios são documentos essenciais na assessoria digital. Eles nos ajudam a entender, de forma analítica, o compilado de notícias monitoradas.

A partir de métricas qualitativas, relacionadas aos objetivos da marca assessorada, é possível entender como está o cenário da marca no contexto do jornalismo. E isso nos ajuda a dar passos mais precisos no planejamento de comunicação.

Por conta da rotina corrida, muitos profissionais encontram dificuldade na criação de relatórios. E o Knewin Notícias surge como uma alternativa para otimizar esse processo.

A partir da configuração do envio de Smart-reports, você recebe, diariamente, um relatório inteligente, com métricas qualitativas e informações preciosas sobre o clipping do cliente.

Isso te ajuda a tomar decisões com mais facilidade pelo simples fato de que é muito mais fácil decidir se um passo deve ser dado a partir de números e informações analíticas.

O relatório inteligente da Knewin te entrega as informações de forma automatizada. Uma funcionalidade que evita que você tenha de construir o relatório de clipping manualmente. Isso te dá mais tempo para inserir um olhar estratégico para seu cliente.

3. Configuração de buscas automatizadas

A configuração de buscas automatizadas é outro ponto que faz a diferença na hora de tomar decisões na assessoria de imprensa.

Buscas automatizadas dão maior liberdade para os profissionais de comunicação. Afinal, evitam que tenhamos de inserir palavras-chave sempre que fizermos uma pesquisa de notícias.

Além de automatizar as buscas, o Knewin Notícias garante o envio de alertas diários sobre o clipping. Os alertas contêm matérias novas que mencionam seu cliente.

Isso garante um olhar sempre à frente no clipping de notícias. O que te ajuda a dar passos mais precisos quando se fala da imagem e da reputação de seu cliente.

Na hora de estruturar as buscas, você consegue contar com o auxílio de filtros estratégicos. Os filtros ajudam na extração de informações muito precisas e valiosas sobre assuntos interessantes para o assessorado.

Por fim, se quiser conhecer nossa plataforma de clipping de notícias, para tomar decisões mais precisas na assessoria de imprensa, é só solicitar um teste gratuito, clicando aqui. Nossa equipe está esperando o seu contato.